A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coleta e Preparo de Amostras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coleta e Preparo de Amostras"— Transcrição da apresentação:

1 Coleta e Preparo de Amostras

2 O controle de qualidade no laboratório de análises clínicas tem seu início antes da coleta da amostra. A coleta é o único contato entre o paciente e o laboratório.

3 As instruções para obtenção das amostras devem ser fornecidas por escrito.
As instruções quanto a restrições dietéticas, tempo de jejum e outras precauções devem ser claramente ressaltadas.

4 COLETA DE SANGUE O sangue é colhido de preferência pela manhã, com o paciente em jejum e em repouso. Chamar o paciente pelo nome completo. Preparar todo o material a ser utilizado na coleta (agulhas, tubos a vácuo).

5 Seringas quando utilizadas, deve-se deixar os recipientes com anticoagulantes já colocados.

6 Colocar o paciente sentado confortavelmente na cadeira, de preferência reclinável.
Aplicar o torniquete com força moderada para a visualização da veia.

7

8 Fazer assepsia do local a ser puncionado com álcool 70%.
Após escolher a veia a ser puncionada, não tocar mais no local. Puncionar a veia e coletar o sangue, puxando o êmbolo com suavidade.

9

10 A coleta deve ser rápida para evitar hemoconcentração que facilita a hemólise.
Retirar o torniquete e posteriormente retirar a agulha do braço do paciente.

11 Certificar-se que o paciente se encontra bem e acompanhá-lo até a saída.
Para a retirada do sangue da seringa, deve-se primeiramente retirar a agulha e deixar o sangue escoar lentamente pelas paredes do tubo para evitar a formação de espuma ou aparecimento de hemólise.

12 O sangue deverá ser colocado na quantidade exata nos tubos que contêm anticoagulante, para manter a proporção correta. Nos tubos com anticoagulante fazer suave agitação 5 a 8 vezes para homogeneizar o sangue.

13

14 Recomendações para ordem de coleta
Tubo ou frasco para exame de hemocultura. Tubos sem aditivos/anticoagulantes. Tubos para coagulação (Citrato de Sódio). Tubos com aditivos/anticoagulantes (Heparina, EDTA, Fluoreto).

15

16 Preparação das Amostras
Soro: Utiliza-se um tubo sem anticoagulante, deixando o sangue coagular espontaneamente, processo este que requer um tempo de15 minutos. Separa-se o coágulo que se aderiu às paredes do tubo. Centrifuga-se a rpm durante 10 minutos e separa-se o soro com o auxílio de uma pipeta automática.

17 Plasma ou sangue total:
Utiliza-se um tubo com o anticoagulante adequado para cada análise. O emprego de plasma possui as vantagens: (1) não é necessário intervalo entre a retirada de sangue e a centrifugação; (2) obtêm-se maiores volumes de plasma a partir de uma amostra de sangue.

18 Anticoagulantes Heparina: Bloqueia a ação da trombina, impedindo a transformação de protrombina em trombina. Utiliza-se 0,1 mg por ml de soro. EDTA: Ação quelante sobre os íons cálcio. Concentração utilizada: 1mg/ml de sangue.

19 Anticoagulantes Citrato: Ação quelante sobre os íons cálcio. Concentração utilizada: 5 mg/ml de sangue. Fluoreto: Age como conservante por inibir a glicólise. É utilizado com EDTA.

20 Variáveis Pré-Analíticas
Variáveis Circadianas Alimentação Atividade Física Estase Hemólise Medicamentos Estado do paciente

21 COLETA DE URINA Para as análises de rotina, utilizam-se 2 tipos de amostras de urina: Uma delas é colhida durante um tempo determinado (24 horas) e é utilizada para se efetuar análises quantitativas. A outra é colhida ao acaso (1a da manhã) utilizada para análise qualitativa.


Carregar ppt "Coleta e Preparo de Amostras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google