A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES 2"— Transcrição da apresentação:

1 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES 2

2 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES
MÉTODOS QUALITATIVOS SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA Método de Hoffmann, Pons & Janer (HPJ) ou Lutz SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Método de Blagg ou MIFC e método de Richie FLUTUAÇÃO ESPONTÂNEA Método de Willis CENTRIFUGOFLUTUAÇÃO Método de Faust CONCENTRAÇÃO DE LARVAS DE HELMINTOS Métodos de Baermann-Moraes, Rugai e Harada MÉTODOS QUANTITATIVOS Método de Kato-Katz

3 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES
SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA Método de Hoffmann, Pons & Janer (HPJ) ou Lutz Material: Frasco de Borrel Cálice cônico Bastão de vidro ou palito de madeira Pipeta Gaze Cirúrgica Lâmina Lamínula Solução de lugol Agua

4 SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA Método de Hoffmann, Pons & Janer (HPJ) ou Lutz
FUNDAMENTO: Ovos e cistos tendem a sedimentar na água, que auxilia na diminuição de contaminação bacteriana, muco e gordura. Não serve para trofozoítos de protozoários. INDICAÇÃO: Pesquisa de ovos de helmintos, larvas de helmintos e cistos de protozoários. DESVANTAGEM DA TÉCNICA: demorada.

5 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA
TÉCNICA: 1 – Colocar cerca de 2,5 g de fezes em um frasco de Borrel contendo aproximadamente 5 mL de água; triturar bem com um bastão de vidro. OBS: Para as fezes colhidas em solução conservante (MIF, Formol 10%) deve-se colocar +/- 5 mL do homogenizado em frasco de Borrel )ou copo de plástico) e seguir o item 2. 2 – Acrescentar aproximadamente 20 mL de água. 3 – Filtrar a suspensão para um cálice de sedimentação de 100 mL de capacidade total. No processo, usar gaze cirúrgica dobrada em quatro. 4 – Os detritos contidos na gaze ou tela de nylon são lavados em mais 20 mL de água, à medida em que vão sendo misturados com o bastão de vidro. O líquido resultante é recolhido no mesmo cálice de sedimentação.

6 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA
TÉCNICA: 5 – Deixar a suspensão do cálice em repouso por 1 a 24 horas. 6 – Após esse tempo, decantar o sobrenadante evitando suspender o sedimento. Se o líquido sobrenadante ainda estiver turvo, fazer nova lavagem (adicionar mais água no sedimento que ficou no cálice) e deixar em repouso por até 60 minutos. 7 – Após este tempo, decantar a água e colher uma gota do sedimento, colocar na lâmina limpa, cobrir com lamínula e observar ao microscópio com as objetivas de 10X a 40X.

7 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA

8 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA

9 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES
SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Método de Blagg ou MIFC e método de Richie MATERIAL Frasco de Borrel Cálice cônico Bastão de vidro ou palito de madeira Pipeta Gaze Cirúrgica Tubo de centrífuga Swab Lâmina Lamínula Solução de MIF ou Formalina 10% Éter Etílico Solução de lugol Salina 0,85%

10 SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
Método de Blagg ou MIFC e método de Richie FUNDAMENTO: Centrífugo-sedimentação em um sistema éter-mertiolate. INDICAÇÃO: Pesquisa de ovos de helmintos, larvas de helmintos e cistos de protozoários.

11 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
TÉCNICA: 1 – Colher as fezes recém-emitidas em líquido conservante (MIF, formol 10% ou SAF) e homogeneizar bem. 2 - Filtrar 1 a 2 mL da suspensão com gaze cirúrgica dobrada em quatro, passando-a para um tubo cônico para centrifugação. 3 – Acrescentar 4 a 5 mL de éter etílico e agitar vigorosamente (para desengordura o material). 4 – Centrifugar por 1 minuto a rpm. 5 – Retirar a camada de detritos, com o auxílio de um bastão.

12 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
TÉCNICA: 6 – Desprezar o líquido sobrenadante e, com um algodão, limpar as paredes do tubo, que deve estar sempre com a boca voltada para baixo. 7 – Acrescentar gotas de salina e/ou formol ao sedimento. 8 – Com auxílio de uma pipeta, colher uma gota e coloca-la entre lâmina e lamínula e examinar ao microscópio com as objetivas de 10X a 40X.

13 EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES SEDIMENTAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

14 DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO DE FEZES PRANCHA: OVOS, LARVAS E CISTOS
Ovo de Ancylostomidae Ovo de Ancylostomidae (larvado) Ovo de Trichuris trichiura Ovos de Ascaris lumbricoides Ovo de Enterobius vermicularis Ovo de Taenia sp. Ovo de Hymenolepis sp. Ovo de Schistosoma mansoni Larva rabditóide L1 ou L2 Larva filarióide L3 de Strrongyloides stercoralis Giardia lamblia e Entamoeba histolytica/E dispar Larva filarióide L3


Carregar ppt "EXAMES PARASITOLÓGICOS DE FEZES 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google