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ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetos no longo prazo.” Cada estratégia requer uma proliferação de ações ou medidas táticas.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento estratégico é considerado um instrumento administrativo relacionado à estratégia empresarial, pois é a sustentação do desenvolvimento e da implementação de estratégias empresariais.

4 CONCEITO PLANEJAMENTO: significa o desenvolvimento de um programa
para a realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo: a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Possui dois aspectos básicos que são vitais para a organização: determinar os objetivos da organização e escolher os meios de alcançar esses objetivos.

5 BENEFICIOS O Planejamento pode proporcionar vários benefícios para a organização: encorajá-las a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os seus executivos; obrigá-las a definir melhor seus objetivos e suas políticas; fazê-las obter e aplicar os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;

6 BENEFÍCIOS fazer com que os seus membros realizem atividades consistentes em relação aos objetivos e procedimentos escolhidos; proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar e; tomar ações corretivas caso o resultado de sua ação não seja satisfatório.

7 ESTRATÉGIA A palavra estratégia tem origem grega.
Provém de stratego: arte da liderança era utilizada para designar a função do chefe do exército. os militares utilizaram esta palavra para designar o caminho que era dado à guerra,visando a vitória militar. A elaboração de planos de guerra passou aser denominada estratégia.

8 ESTRATÉGIA Na Administração é utilizada para designar o caminho que a organização irá seguir no futuro, para atingir seus objetivos. A palavra ESTRATÉGIA foi naturalmente agregada à palavra PLANEJAMENTO, que, genericamente, pode ser definida como um estudo das ações que a organização irá tomar no futuro

9 ESTRATÉGIA "... conjunto de planos e políticas através dos quais a empresa procura adquirir vantagensem relação a seus concorrentes." (SKINNER, 1969, p. 139). “ é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente”(Quinn, 2001)

10 ESTRATÉGIA METAS E OBJETIVOS: ditam quais e quando os
recursos precisam ser alcançados, mas não dizem como devem ser conseguidos. POLÍTICAS: são regras ou diretrizes que expressam os limites dentro dos quais a ação deve ocorrer. PROGRAMAS: estabelecem a seqüência das ações para que se atinja os objetivos – como os objetivos serão alcançados dentro do limites estabelecidos pela política.

11 ESTRATÉGIA estratégia diz respeito basicamente à utilização dos diversos recursos empresariais - humanos, técnicos e financeiros - que estão à disposição do empresário(ANSOFF,1990). Portanto, ao adotar uma estratégia, o empresário deve analisar a sua organização e o ambiente no qual está inserida, com o intuito de estabelecer quais são os caminhos, os cursos e os programa de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetivos previamente definidos pela empresa.

12 TIPOS DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL

13 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento estratégico: é um processo gerencial que examina as questões principais da organização, considerando a análise do ambiente externo e interno, determinando um rumo amplo e generalizado para a organização. Possui um horizonte de tempo longo e sua elaboração é responsabilidade dos níveis mais altos da empresa.

14 TIPOS DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO TÁTICO: pressupõe um período de tempo mais curto que o planejamento estratégico e seu objetivo é examinar mais especificamente determinada área de resultado, como as principais divisões, funções empresariais etc. e se desenvolve em um nível organizacional inferior.

15 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento operacional: tem como resultado cronogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis. Seu horizonte de tempo é mais curto que o do planejamento tático, podendo ser mensal, semanal ou até mesmo diário.

16 PLANEJAMENTO Característica do Planejamento

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estágios do Planejamento Estratégico: Formulação dos objetivos organizacionais. Análise externa do ambiente. Análise interna da empresa. Formulação das alternativas estratégicas. Desenvolvimento de planos táticos e operacionalização da estratégia.

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Formulação dos objetivos: Em qual direção estratégica a organização deve seguir? Missão da organização. Princípios e valores da organização. Visão da organização.

19 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
QUAL A MISSÃO DE SUA EMPRESA? A missão está amplamente divulgada e entendida internamente por todos? QUAL O NEGÓCIO DE SUA EMPRESA? Todos entendem claramente quais são os produtos(bens ou serviços) que a sua empresa oferece ao mercado? QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS, CRENÇAS OU VALORES DE SUA EMPRESA?

20 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMO ESTAMOS? Mostra o perfil da empresa comparativamente à concorrência e ao posicionamento dos clientes , pelas referências à natureza e à qualidade, como um todo, dos seus bens e serviços. Definir os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. O QUE QUEREMOS, AONDE IR? COMO ATINGIR?

21 MISSÃO “ SOMENTE UMA DEFINIÇÃO CLARA DA MISSÃO E DA FINALIDADE DA EMPRESA SE TORNA POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE OBJETIVOS CLAROS E REALISTAS.” (Drucker – 1975 )

22 MISSÃO Compromisso expresso claramente, sendo a razão de ser da empresa, sua finalidade de existir, seu propósito. Deve ser posta em termos claros, objetivos e ser entendida por todos da organização pois ela incorpora os princípios, as crenças e valores de seus fundadores, acionistas, principais dirigentes, bem como estabelece a finalidade e o campo de atuação para os negócios.

23 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A missão e o negócio estruturam a empresa para suas finalidades. Os princípios e as crenças, contribuem devidamente para a forma de trabalhar.

24 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2. Análise do ambiente externo da organização: Condições externas que impõem desafios e restrições Condições externas que impõem oportunidades e ameaças. A análise externa envolve: Mercados abrangidos pela empresa. Concorrência ou competição. Fatores externos.

25 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AMEAÇAS: São definidas como forças , variáveis ou situações externas, criando obstáculos ao seu desempenho esperado e não controláveis pela empresa dentro de um determinado cenário. Ex: juros altos, ausência de financiamento. OPORTUNIDADES: são definidas como forças, variáveis ou situações externas, dentro de um determinado cenário, não controláveis pela empresa e que podem favorecê-la além de seu desempenho esperado desde que sejam identificadas e por ela aproveitadas satisfatoriamente em tempo hábil. Ex: estabilização econômica, abertura de mercados, investimentos governamentais, acesso a novas tecnologias.

26 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
3. Análise do ambiente interno da organização. Pontos fortes: forças propulsoras que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais. Pontos fracos: limitações e restrições que limitam o alcance dos objetivos organizacionais. A análise interna envolve: Análise dos recursos. Análise da estrutura organizacional. Avaliação o desempenho da empresa.

27 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PONTOS FORTES: é uma característica ou uma diferenciação existente na empresa que lhe proporciona ou provoca uma vantagem operacional no seu ambiente empresarial. É uma variável controlável. PONTO FRACO: é uma característica ou uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona ou provoca uma desvantagem no ambiente empresarial. É uma variável controlável.

28 OBJETIVOS E METAS O QUE QUEREMOS, AONDE IR?
OBJETIVO: alvo ou um ponto onde a empresa deseja alcançar, atingir no futuro. META: a etapa que deve ser atingida, intermediariamente, antes do alcance do objetivo. Os objetivos e as metas devem ser quantificados e mensuráveis.

29 PONTOS A OBSERVAR Se estão condizentes com a missão e o contexto dos negócios. Se são realísticos, mensuráveis. Se são claros, entendidos por todos. Se correspondem às convicções do empresariado. Se são adequados referentes a fatores internos e externos da empresa. Se tem sistema de controle e avaliação. Se tem prioridades estabelecidas.

30 PLANOS DE AÇÕES COMO ATINGIR OS OBJETIVOS E METAS?
Devem ser elaborados para cada área funcional. Formam uma cadeia vertical e horizontal de objetivos, metas, estratégias, ações, prazos, responsáveis e apoios. Ele consubstancia o que a empresa deve, pode, como, por que, onde e quando fazer. E por quem. A sua elaboração não é muito trabalhosa mas exige muita atenção para não permitir metas conflitantes de uma para outra área funcional.

31 PLANOS DE AÇÕES O PLANO DE AÇÃO CONTÉM: Objetivos empresariais;
Metas funcionais; Ações a tomar; Responsáveis por cada meta; Responsáveis por cada ação; Prazos para cada meta e cada ação.

32 EXEMPLO DE PLANO DE AÇÃO

33 ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS DE AÇÕES
COMO ESTAMOS INDO, COMO CORRIGIR? Aprovados os planos de ações devem ser postos a funcionar por meio, exatamente, das ações e pessoas responsáveis neles indicados. A correção pela tomada de decisão, dar-se-á no aspecto ou no ponto do planejamento julgado falho, insatisfatório ou inadequado. O acompanhamento dos planos de ações, deverá ser realizado em nível do empresário, do grupo dirigente e de cada responsável por área funcional, e no mínimo uma vez por mês, numa reunião abrangente.

34 ORÇAMENTO

35 LINDO “ E se o futuro é já presente Na visão de quem sabe ver
Convoca aqui eternamente Os que hão de ser Todos, todos! A hora é essa. Fernando Pessoa


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