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Como Elaborar um Projeto de Pesquisa?

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Apresentação em tema: "Como Elaborar um Projeto de Pesquisa?"— Transcrição da apresentação:

1 Como Elaborar um Projeto de Pesquisa?
Autores: Bárbara Pricila Franz Edinan Cardoso Dourado

2 O que é um Projeto de Pesquisa?
Um trabalho Científico deve ser planejado antes de ser executado. Este planejamento consiste na elaboração de um Projeto de Pesquisa. Ele descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido como um roteiro a ser seguido pelo acadêmico para a realização de um trabalho.

3 Para que serve o Projeto de Pesquisa?
A finalidade de um projeto de pesquisa é traçar um caminho eficaz para que se atinja o objetivo da pesquisa, livrando o pesquisador do perigo de se perder antes de ter alcançado o mesmo. outro objetivo deste planejamento é organizar a ação de tal maneira que não permita que o acadêmico desvie do assunto tratado. 7 LEI DOS DIREITOS AUTORAIS – PLÁGIO Nos últimos tempos o acesso as informações se tornou mais fácil e, com isso, muitos tem a tentação de reproduzir textos ou conteúdos sem citar e referenciar os devidos autores, caracterizando plágio passível de punição. No Brasil temos a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que estabelece as normas e as regras sobre direitos autorais. Plágio significa copiar parte ou em seu todo, trabalhos que foram elaborados por outras pessoas sem citar e referenciar corretamente em sua pesquisa. Por isso, alertamos para que o TCC seja realizado de acordo com as normas apresentadas no caderno de estudos de Metodologia do Trabalho Científico. Caso seja edificados plágios no TCC o aluno poderá sofrer as penalizações previstas na Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e perder o título de especialista.

4 Etapas para elaborar o Projeto de Pesquisa
Tema; Delimitação do tema; Relevância do tema; Pergunta de pesquisa; Objetivo geral e específicos; Metodologia de pesquisa; Instrumentos de coleta de dados; Referências.

5 1. TEMA Relação com o curso;
Afinidade com o tema ou grande interesse pessoal; Tempo disponível para a realização da pesquisa; Limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido; A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; O limite de tempo e espaço disponível para discorrer sobre o assunto; Material de consulta a dados necessários.

6 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA Em uma pesquisa é preciso delimitar o que se
quer pesquisar. Isso é necessário para que esse trabalho tenha relevância e abra possibilidade de novas pesquisas. (MACHADO, 2005).

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8 3. RELEVÂNCIA DO TEMA Por que estudar esse tema?;
A explicação da escolha do tema e sua relevância deve conter a utilidade e necessidade da realização da pesquisa. Por que estudar esse tema?; Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar; Importância pessoal ou cultural; Deve ser convincente.

9 4. PERGUNTA DE PESQUISA Ser formulado em forma de questionamento;
Uma pergunta ou problema de pesquisa deve: Ser formulado em forma de questionamento; Ser claro e conciso; Ser empírico (não envolver valores pessoais); Ser suscetível de solução; Ser delimitado e de fácil memorização; Ser inquietante. A pergunta de pesquisa deve estar diretamente relacionada à delimitação do tema e ao objetivo geral.

10 Formulação da pergunta/problema de pesquisa:

11 5. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS
O objetivo é um resultado a alcançar. É o que se pretende com o trabalho. Deve ser iniciado com o verbo no infinitivo.

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14 6. METODOLOGIA DE PESQUISA
Conforme Gil (1999), as pesquisas podem ser classificadas quanto: • à natureza da pesquisa: básica ou aplicada; • à abordagem do problema: qualitativa ou quantitativa, ou ambas combinadas; • à realização dos objetivos: descritiva, exploratória ou explicativa; • aos procedimentos técnicos: bibliográfica, documental, levantamento, estudo de caso, participante, pesquisa ação, experimental e ex-post-facto.

15 7. INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Coletas bibliográficas; Coletas documentais; Questionário; Entrevista; Técnica de observação.

16 8. REFERÊNCIAS O acadêmico deve apresentar no mínimo três referências (livros, artigos científicos, documentos oficiais, etc.) que servirão de base para elaboração do seu artigo científico. Estas referências devem ser apresentadas e formatadas de acordo com as normas da ABNT.

17 Características da Pesquisa Científica
Coerência: via de regra, ao artigo científico se imprime uma sequência que se repete em cada etapa do trabalho. A sequência de ideias que foi anunciada no resumo deve estar detalhada na introdução e seguir o mesmo ordenamento no desenvolvimento. Nas considerações finais, deve-se evidenciar os aspectos essenciais do artigo, na ordem em que foram apresentados no desenvolvimento.

18 Características da Pesquisa Científica
Objetividade: os assuntos em pauta, na linguagem científica, devem ser abordados de maneira simples, evitando expressões evasivas, com significados dúbios e uso excessivo de palavras de difícil compreensão. Como mencionado, deve-se perseguir com afinco a objetividade e, neste sentido, reforça Gil (2002, p.164), “o texto deve ser escrito em linguagem direta, evitando-se que a sequência seja desviada com considerações irrelevantes. A argumentação deve apoiar-se em dados e provas e não em considerações e opiniões pessoais”.

19 Características da Pesquisa Científica
Concisão: procurar dizer o máximo com o menor número de palavras. De acordo com Azevedo (1998, p.113) “a concisão se obtém com o exercício de reescrever. A cada vez que se faz isso, descobre-se uma repetição de ideias ou de palavras, nota-se vocabulário supérfluo, encontra-se uma maneira de dizer a mesma coisa com menos palavras”.

20 Características da Pesquisa Científica
Clareza: o texto científico deve ser escrito de forma clara, não deixando margem à diversidade de interpretações. É fundamental evitar comentários irrelevantes e redundantes. Nas palavras de Secaf (2004, p.47), “é a apresentação do pensamento em ordem natural. Cada enunciado deve ser claro e completo”. Ou, como ensina também Azevedo (1998, p.112), “um bom teste para a clareza de seu texto é solicitar sua leitura por outra pessoa. Se ela fizer alguma pergunta, não responda. Tome o texto e o reescreva. Depois, repita o teste”.

21 Características da Pesquisa Científica
Precisão: toda palavra utilizada deve traduzir exatamente a ideia a ser tratada. Um vocabulário preciso é aquele que evita linguagem rebuscada, prolixa e atinge o seu propósito. Deve-se utilizar uma nomenclatura aceita no meio científico de cada área. De acordo com Secaf (2004, p.47, grifos nossos): “É a condição responsável pela exatidão do texto como um todo e pelo uso de palavras e conceitos universalmente aceitos. A devida precisão pode ser prejudicada pelo uso de termos como: maioria, bom, muito e outros”.

22 Características da Pesquisa Científica
Imparcialidade: o trabalho científico deve evitar ideias preconcebidas. Todo posicionamento adotado em um texto deve amparar-se em fatos e dados evidenciados pela pesquisa. O autor deve primar por manter seu posicionamento e suas escolhas de pesquisa sem assumir uma postura unilateral.

23 Características da Pesquisa Científica
Encadeamento: nesse quesito Azevedo (1998, p.119) indica como deve ser uma boa redação técnico-científica: encadeie as frases, os parágrafos, os tópicos e os capítulos entre si. Procure tornar cada frase um desenvolvimento do que veio antes, numa sequência lógica, tanto para explicar, quanto para demonstrar, detalhar, restringir ou negar. Cada parágrafo deve estar em harmonia e em tranquila transição com o anterior e com o posterior. O mesmo vale para tópicos e capítulos. Faça o texto fluir naturalmente e não andar aos solavancos.

24 Características da Pesquisa Científica
Impessoalidade: o texto deve ser impessoal, por isso, é conveniente que seja redigido na terceira pessoa e que se evitem afirmações como: “a minha pesquisa”, “o meu estudo”, “o meu artigo”. O que se postula é que se use “esta pesquisa”, “este estudo”, “este artigo”.

25 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATO ADEQUADO PARA CADA CURSO:

26 Tarefa à todos: Elaborar, para o próximo encontro, a proposta de pesquisa de acordo com o curso que está matriculado. LEMBRE-SE de visitar seu ambiente virtual de aprendizagem no item “Material de Apoio/Monografia/TCC”. Nele constam as diretrizes que auxiliarão esta atividade! BOM TRABALHO!!!

27 MATERIAIS CONSULTADOS
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MACHADO, A. R. et al. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial SILVA, Renata. Modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. São José: USJ, 2008 (mimeo). SILVA, R. URBANESKI, V. Metodologia do trabalho científico. Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Indaial: Grupo Uniasselvi


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