A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta às sete igrejas da Ásia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta às sete igrejas da Ásia"— Transcrição da apresentação:

1 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia

2 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Localização

3 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso

4 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Éfeso foi uma das grandes cidades dos jônicos na Ásia Menor, situada no local onde o rio Cayster desagua no Egeu.

5 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Foi fundada por colonos provenientes principalmente de Atenas. Ciro, o Grande, incorporou a cidade ao império persa e Alexandre libertou-a em 334 a.C..

6 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Possuía uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.

7 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Durante os séculos VII e VI a.C. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, são berços da filosofia. Heráclito de Éfeso

8 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores

9 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Sua riqueza, contudo, não era apenas material. Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Ártemis; a deusa do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos. Estátua de Artemis

10 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso É dedicado a Ártemis o maior templo nela encontrado por arqueólogos austríacos, com 80 metros de comprimento e 50 metros de largura

11 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Éfeso Com o surgimento do cristianismo, Éfeso foi uma das primeiras cidades alcançadas pela pregação dos apóstolos.

12 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Éfeso PONTOS POSITIVOS Obras / Trabalho / Paciência / Provou os que diziam ser apóstolos; Aborreceram as obras dos nicolaítas.

13 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Éfeso PROBLEMA Deixou o primeiro amor

14 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Éfeso ORDEM Lembrar de onde caíu; Arrepender-se; Praticar as primeiras obras.

15 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Éfeso CONSEQUÊNCIAS Castiçal tirado do lugar; ou Oportunidade de comer da árvore da vida.

16 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna

17 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna A cidade de cinco mil anos é uma das cidades mais antigas da bacia de Mediterrâneo.

18 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna A conquista da cidade pelos Lídios por volta de 600 a.C. trouxe fim a este período. Esmirna permaneceu como pouco mais que uma aldeia da Lídia e depois caiu sob o domínio Persa.

19 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna No primeiro milênio antes de Cristo, Esmirna era uma das cidades mais importantes da Federação Jônica. Acredita-se que Homero lá residiu durante este período.

20 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna A cidade ficou conhecida como um dos portos mais importantes do mundo entre os séculos XVII e XIX.

21 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna Hoje, a cidade é conhecida por ser uma das cidades mais cosmopolitas no mundo

22 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna Atualmente, Esmirna é a terceira maior cidade da Turquia, "a pérola do Egeu".

23 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Esmirna É também considerada a cidade mais ocidentalizada da Turquia quanto a valores, ideologia, estilo de vida, e papéis de gênero.

24 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Esmirna PROBLEMA Pobreza / Perseguição Tribulação

25 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Esmirna PONTOS POSITIVOS Fidelidade em meio à tribulação e pobreza Pobre, mas rica da graça de Deus

26 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Esmirna ORDEM Não temer o sofrimento; Ser fiel até a morte;

27 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Esmirna CONSEQUÊNCIAS Receberia do próprio Deus a “coroa da vida”; Liberdade do dano da “segunda morte”.

28 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo

29 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo Existiu desde o século V a.C., mas apenas no período helenístico tornou-se importante, por ter sido sede da dinastia atálida.

30 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo Possuía uma biblioteca de prestígio que perdia em importância apenas para a tão famosa biblioteca de Alexandria.

31 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo A tradição de Pérgamo foi tamanha que o seu nome batizou o pergaminho.

32 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo No monte cônico, quase 300 metros acima do vale ao redor da cidade, vários templos foram construídos.

33 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Pérgamo Pérgamo tornou-se o centro de quatro seitas pagãs durante o século I, competindo com Éfeso. Atena – entidade protetora de Pérgamo

34 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Pérgamo COTEXTO Habitava em um lugar onde estava o Trono de Satanás

35 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Pérgamo PONTOS POSITIVOS Obras / Permanecia fiel à fé

36 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Pérgamo PROBLEMA Havia entre eles seguidores da doutrina de Balaão e dos nicolaítas

37 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Pérgamo ORDEM Arrependerem-se

38 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Pérgamo CONSEQUÊNCIAS Comeriam do “maná escondido”; Ganhariam uma “pedra branca” com um novo nome escrito

39 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira

40 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira Era um importante centro comercial na Ásia Menor e foi fundada para ser um posto militar.

41 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano.

42 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo.

43 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).

44 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira E, para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma guilda, sendo muito comum que os membros dessas associações participassem de festas dedicadas ás divindades pagãs que terminavam geralmente em orgias sexuais.

45 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Tiatira Tiatira é hoje a cidade de Akhisar (“Castelo Branco”), na Turquia.

46 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Tiatira PONTOS POSITIVOS Obras / Caridade / Serviço / Fé / Paciência / Últimas obras maiores que as primeiras

47 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Tiatira PROBLEMA Toleraram ensinos da “profetisa” Jezabel

48 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Tiatira ORDEM Arrependerem-se; Guardarem a Sua Palavra até o fim

49 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Tiatira CONSEQUÊNCIAS Tribulação sobre os adúlteros; ou Poder sobre as nações; e A estrela da manhã

50 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes

51 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes foi a capital do antigo reino da Lídia, sendo depois sede de uma província durante o Império Romano

52 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua localização numa estrada importante que ligava o rio Egeu ao interior, e ao vale fértil do rio Hermo.

53 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Os lídios foram o primeiro povo antigo a cunhar regularmente moedas.

54 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio.

55 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes A acrópole ou parte superior da cidade de Sardes estava num monte que se erguia sobre um vale. Os lados da acrópole eram escarpados e o topo poderia ser alcançado somente por um longo e estreito caminho. Isso deu a cidade uma força quase inexpugnável.

56 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes O funcionamento do grande complexo termas/ginásio começou no final do primeiro século, embora a estrutura não tenha sido concluída por muitos anos.

57 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes Sardes era o lar de uma grande e influente comunidade judaica. Essa foto é à entrada da sinagoga, que era localizada na parte central da cidade.

58 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Sardes Um enorme templo de Ártemis foi construído em Sardes no quarto século a.C..

59 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Sardes PROBLEMAS Aparência de que vivia, mas estava morta Obras imperfeitas diante de Deus

60 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Sardes PONTOS POSITIVOS Havia alguns que não contaminaram suas vestes

61 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Sardes ORDEM Ser vigilante Lembrarem dos conceitos básicos da fé

62 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Sardes CONSEQUÊNCIAS Deus viria sobre eles como um ladrão; ou Deus os vestiria de vestes brancas e seus nomes nunca seriam riscados do livro da vida

63 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia

64 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade.

65 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu Reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodicéia ao sul.

66 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Como outras cidades na região, Filadélfia prosperou através da agricultura e indústrias relacionadas. O solo no vale era propício para o crescimento das vinhas, resultando numa importante produção de vinho.

67 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Os rebanhos que eram pastoreados na área supriam lã e pele para tecidos e produtos de couro.

68 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Nos tempos do novo testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores.

69 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele).

70 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Filadélfia Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.

71 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Filadélfia CONTEXTO Deus colocou diante deles uma porta aberta que ninguém pode fechar

72 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Filadélfia PONTOS POSITIVOS Embora tivessem pouca força... Guardaram a Palavra do Senhor pacientemente Não negaram o nome do Senhor

73 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Filadélfia ORDEM Guardarem o que tinham, pois o Senhor viria sem demora.

74 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Filadélfia CONSEQUÊNCIAS Os que vencerem seria feitos colunas do templo de Deus; Teriam escritos sobre si o nome de Deus, da nova Jerusalém e o seu novo nome (de Cristo).

75 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia

76 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Laodicéia era uma pequena cidade situada no vale de Licos, na província da Frígia.

77 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Foi fundada pelo Imperador Antiochus II da Síria, no 3º século AC., em homenagem à sua esposa Laodicéia.

78 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Seus habitantes eram sírios e judeus que vieram do exílio babilônico.

79 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Mais tarde, em 190 AC., a cidade ficou no meio de grandes rotas comerciais do oriente, e com isso enriqueceu muito.

80 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Laodicéia era famosa por 3 atividades essenciais: confecção de roupas de lã negra,

81 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia fortíssimo centro bancário por causa do ouro que ali circulava (troca de moeda)

82 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia e por uma escola de medicina que fabricava um raro colírio para cura dos olhos.

83 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Laodicéia era também conhecida por não possuir água potável.

84 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Por isso era abastecida pelas águas termais quentes da cidade vizinha de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos.

85 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Hoje, na região da antiga cidade de Laodicéia estão as cidades de Lattakia e Denizli.

86 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Lattakia

87 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Denizli

88 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Laodicéia Denizli

89 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Laodicéia REPREENSÕES Eram mornos Diziam-se ricos, mas eram miseráveis, pobres, cegos e nus.

90 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Laodicéia CONSELHOS Comprar de Deus ouro puro e vestes brancas; e Ungir os olhos com colírio.

91 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia Carta à igreja em Laodicéia ORDENS Serem zelosos e arrependerem. Abrirem a porta para Deus entrar.

92 Carta às sete igrejas da Ásia
Apocalipse Carta às sete igrejas da Ásia IGREJA ELOGIO REPREENSÃO AÇÃO Éfeso Trab/persev Aband. 1º amor Lembr/Arrep Esmirna Perseg/pobreza - Ñ temer/Fiel Pérgamo Fiel à fé Transigiam Arrepender-se Tiatira Amor/fé/serv Imoralidade Sardes Eficiência Superficialidade Desp/Arrep Filadélfia Fidelidade Esp/Guardar Laodicéia Indiferença Zelo/Arrep


Carregar ppt "Carta às sete igrejas da Ásia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google