A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;"— Transcrição da apresentação:

1 A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;
É semelhante à célula animal; Estruturas típicas da célula vegetal: - Parede celular - Vacúolos - Plastídios

2 Célula vegetal

3 1. Parede celular Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular 1.1. Estrutura e composição - Microfibrilas de celulose imersas em uma matriz contendo polissacarídeos não-celulósicos: hemiceluloses e pectinas; - Muitas outras substâncias também podem estar presentes: lignina, proteínas e lipídios (orgânicas), sílica e carbonato de cálcio (inorgânicas);

4 Estrutura da parede celular

5 As primeiras camadas formadas constituem a parede primária, com alto teor de água;
Entre as paredes primárias de duas células contíguas está a lamela média (pectina); Em algumas células , internamente à parede primária ocorre a deposição da parede secundária (3 camadas, sendo que a última pode faltar); Durante a formação da parede secundária inicia-se a lignificação; As paredes diferem em espessura, composição e propriedades físicas nas diferentes células

6 Parede celular e lamela média

7 Paredes primária e secundária

8 Comunicação entre células
Ocorre através dos pares de pontoações: locais onde não existe parede secundária e a parede primária é bem fina e atravessada por canalículos denominados plasmodesmas

9 Plasmodesmas e pares de pontoações

10 1.2 Função da parede celular
Previne a ruptura da membrana plasmática pela entrada de água na célula; Contém enzimas relacionadas a vários processos metabólicos; Atua como defesa contra bactérias e fungos.

11 2. Vacúolos Ocupam um grande volume na célula (até 90% do espaço celular) 2.1. Estrutura e composição do vacúolo É delimitado por uma membrana lipoprotéica, trilamelar denominada tonoplasto; O conteúdo vacuolar, denominado suco celular, é constituído por água, substâncias inorgânicas (íons de cálcio, potássio, cloro, sódio, fosfato etc) e orgânicas (açúcares, ácidos orgânicos, proteínas, pigmentos, alcalóides etc).

12 Vacúolo

13 2.2. Função dos vacúolos É osmoticamente ativo, com papel dinâmico no crescimento e desenvolvimento da planta; Manutenção do pH da célula (bombas H+ATPase); Responsáveis pela autofagia (digestão de outros componentes celulares); Armazenam íons, proteínas e outros metabólitos primários e secundários; Acumulam inclusões na forma de cristais.

14 3. Plastídios ou plastos Organelas com formas e tamanhos diferentes;
Classificam-se de acordo com a presença ou ausência de pigmentos ou com o tipo de substância acumulada; Há 3 grandes grupos de plastídios: cloroplastos, cromoplastos ( com pigmentos) e leucoplastos (sem pigmentos, mas com outras substâncias armazenadas); Podem passar de um grupo para outro;

15 Origem dos plastos

16 Apresentam um envoltório constituído por duas membranas lipoprotéicas, contendo uma matriz denominada estroma, onde se situa um sistema de membranas chamadas tilacóides; Estão envolvidos na realização da fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos; É neles que ocorre a assimilação do nitrogênio e enxofre; Estão envolvidos na atração de polinizadores e dispersão de diásporos.

17 3.1. Cloroplastos Contêm pigmentos do grupo das clorofilas, além de outros pigmentos como os carotenóides; São originados dos proplastídios (organela pequena e sem cor) na presença de luz; São encontrados em todas as partes verdes da planta, sendo mais numerosos e diferenciados nas folhas; Possuem a estrutura mais complexa entre os plastídios: os tilacóides arranjam-se como uma pilha de moedas chamada granum (plural: grana), onde se encontram as clorofilas e carotenóides, pigmentos responsáveis pela captação de luz; No estroma, além de parte das reações fotossintéticas, ocorre a assimilação do nitrogênio e enxofre e a biossíntese de proteínas e ácidos graxos.

18 Cloroplastos

19 Sob microscópio eletrônico

20 3.2. Cromoplastos Portadores de pigmentos carotenóides e óleos essenciais (elaioplastos); Sintetiza e acumula pigmentos; São encontrados, na maioria das vezes, nas células de pétalas e outras partes coloridas de flores, em frutos e em algumas raízes; Podem ser originados de proplastídios, de cloroplastos ou de amiloplastos (plastídios que armazenam amido).

21 3.3. Leucoplastos - São originados a partir dos proplastídios ou dos cloroplastos (no escuro); Não contêm pigmentos, mas armazenam substâncias como amido e proteína; Os que armazenam amido são chamados amiloplastos (como na batata) e os que armazenam proteína se chamam proteinoplastos; Seu sistema de tilacóides é pouco desenvolvido.


Carregar ppt "A CÉLULA VEGETAL Unidade estrutural e funcional do vegetal;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google