A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta."— Transcrição da apresentação:

1 CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta o valor cedido ou receber pagamento, depois de decorrer o período de tempo estipulado, na sua integralidade ou em valor correspondente. É a troca de bens presentes por bens futuros. > A concessão de créditos resulta ATIVOS como: valores a receber; duplicatas a receber; ou ainda contas a receber. > Quanto maior o volume de vendas a crédito e o prazo médio de cobrança, maior será a necessidade de capital de giro para financiar o ATIVO gerado. Portanto, o custo desse financiamento deve ser agregado aos custos dos Produtos.

2 FATURAMENTO : recebimento do valor do crédito em época futura.  torna-se necessária a emissão de documento, que virá a ser o instrumento de cobrança.  Os instrumentos são normalmente denominados de “faturas”  A emissão de faturas relativas a serviços podem ser de grande complexidade. Faturas de concessionárias de água, energia, telefone. Faturas com grande diversidade de serviços prestados (como exemplo Faturas de hospitais, com diversos tipos de serviços e diversos tipos de clientes). Faturas de pequeno valor (não cobrem os custos de emissão e de cobrança)

3 POLÍTICAS DE CRÉDITO : formam a base da eficiente administração de valores a receber. Orientam a forma como o crédito é concedido, definindo Padrões de crédito, prazos, riscos, garantias exigidas e diretrizes de crédito.  As políticas de crédito se baseiam em condições presentes e expectativas futuras da situação econômico-financeira da empresa; das condições da economia e do mercado onde a empresa atua; >Portanto as políticas mudam sempre que hajam mudanças significativas Nos fatores referidos. >As políticas de crédito devem ser da responsabilidade das áreas de vendas e financeira, levando em conta os aspectos operacionais, internamente, e os Fatores relativos ao mercado, externamente.

4 PADRÔES DE CRÉDITO : estabelecem as condições mínimas que o pretendente deve possuir para receber crédito da empresa. Estão diretamente relacionados ao risco do não recebimento do todo ou de parte do valor da venda, E influenciam nas seguintes variáveis:  Vendas : condições muito exigentes restringem as vendas, enquanto restrições menos rigorosas ampliam o universo de compradores, aumentando conseqüen- Temente as vendas. >Valores a receber : condições menos rigorosas aumentam os valores a receber e portanto aumentam a necessidade de mais recursos para o financiamento dos valores a receber >Riscos : os riscos de não recebimento aumentam com a definição de padrões menos

5 PRAZO : período de tempo concedido ao cliente para efetuar o pagamento do compromisso assumido. Maiores prazos aumentam o ciclo de caixa de quem concede o crédito. Neste caso há necessidade de maior aporte no ativo circulante.  Fatores que influenciam os prazos concedidos : -Usos e costumes -Mercado comprador ou recessivo -Ação da concorrência -Compra por encomenda -Condições de negociação -Nível da atividade econômica -Capital de giro

6 GARANTIAS : mecanismo utilizado para reduzir os riscos das vendas a crédito. representam o comprometimento de outras pessoas, físicas ou jurídicas, pela dívida assumida, ou a definição de bens, móveis ou imóveis, que responderão Pela dívida, caso o devedor não consiga pagar. Garantias pessoais (Fidejussórias)  AVAL : Estabelecida pelo valor do título de crédito.o avalista responde com todos os seus bens, exceto os bens de família o cônjuge assina o aval junto com o avalista, no caso de casamento com comunhão de bens. O aval ocorre normalmente em títulos de crédito.  FIANÇA : garantia estabelecida sob a forma de contrato. O fiador pode ser pessoa física ou jurídica.

7 Garantias Reais  Alienação fiduciária : instrumento público ou particular arquivado no registro de títulos e documentos,no qual o o devedor detém posse dos bens oferecidos em garantia, mas a propriedade é do credor. >Hipoteca : por instrumento público, são utilizados bens imóveis, veículos, Aeronaves, outros bens para garantir dívida contraída pelo devedor. Exceto bens de família podem ser hipotecados. >Penhor : estabelecimento de quantidade suficiente de mercadorias, máquinas, equipamentos oferecidos para garantir a dívida. Se os bens ficarem sob a guarda do devedor esse será designado fiel depositário. >Anticrese : o bem garantidor é um imóvel denominado frugívero, dos quais o resultado pode ser utilizado pelo credor. Exemplo, safras futuras (atualmente)


Carregar ppt "CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google