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O P APEL DO CIO ( C HIEF I NFORMATION O FFICER ).

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Apresentação em tema: "O P APEL DO CIO ( C HIEF I NFORMATION O FFICER )."— Transcrição da apresentação:

1 O P APEL DO CIO ( C HIEF I NFORMATION O FFICER )

2 O P APEL DO CIO Compete ao Diretor de Tecnologia da Informação (CIO): Estimular a descentralização de TI Garantir que recursos e serviços de infra-estrutura permaneçam com o planejamento e coordenação centralizados Coordenar a estratégia corporativa de TI

3 O P APEL DO CIO Principais problemas a serem gerenciados: Fatores Técnicos : escolha da adoção de tecnologia, solução de problemas inerentes a esta tecnologia, sincronização com sistemas existentes, mensuração de resultados Fatores Estruturais : relacionamentos, integração

4 O P APEL DO CIO Principais problemas a serem gerenciados: Fatores Comportamentais : gerenciamento de conflitos, poder, processos políticos Fatores Estratégicos : valores dos dirigentes, relações entre a empresa e o meio-ambiente, recursos financeiros

5 E STRUTURA DE A LINHAMENTO DE TI 1. Dispersão dos Recursos de Sistemas de Informação pela Empresa 2. Centralização 3. Descentralização 4. Centro de Lucro ou empresa separada para TI 5. Outsourcing (terceirização) da função de Sistemas de Informação para um fornecedor externo

6 1. DISPERSÃO Ferramentas e recursos localizadas onde são necessários Grande envolvimento da área no planejamento e implementação dos sistemas Melhor resposta a mudanças Decisões e investimentos nas áreas são independentes

7 2. CENTRALIZAÇÃO Simplifica o controle das atividades de TI Caso típico de ERP e acesso web Simplifica o planejamento e dá economia de escala Maior distância e barreiras em relação aos usuários Permite confusão entre a arquitetura e a gestão e responsabilidade

8 3. DESCENTRALIZAÇÃO Distribuição geográfica dos recursos Diversos grupos espalhados para gestão, desenvolvimento, suporte Planejamento e arquitetura podem (devem) ser centralizados Aproxima-se do usuário, mas mantém a responsabilidade no grupo de TI

9 4. C ENTRO DE L UCRO OU E MPRESA Motivação para a equipe Deve equilibrar ou pode tornar-se um negócio rentável Evita o outsourcing em áreas estratégicas Facilita parcerias tecnológicas

10 5. OUTSOURCING - TERCEIRIZAÇÃO Inovação em sistemas de informação e missão crítica Rapidez na produção de sistemas Usar os talentos no negócio Evitar investimentos e obsolescência


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