A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ESTUDO DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL POR MEIO DA LITERATURA: O CONTEXTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ESTUDO DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL POR MEIO DA LITERATURA: O CONTEXTO."— Transcrição da apresentação:

1 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ESTUDO DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL POR MEIO DA LITERATURA: O CONTEXTO CULTURAL Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 6ª série/7º ano – volume 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
FICHA TÉCNICA CONTEÚDOS Dimensão cultural das fronteiras políticas; Rio Grande do Sul; gaúchos da fronteira. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Transpor conhecimentos geográficos entre diferentes formas de linguagem. ESTRATÉGIAS Leitura, apresentação das aulas em formato Power Point contendo apresentação de vídeos, apresentação e análise de letra e música regional, interpretação e comparação de mapas, leitura, interpretação e comparação de trechos da literatura regionalista; aulas dialogadas; redação de narrativas. RECURSO(S) UTILIZADO(S) TIPO DE RECURSO TÍTULO LINK DA FONTE ORIGINAL VÍDEO 1 Biomas brasileiros : Pampa MAPA 1 Brasil: divisão política atual MAPA 2 Rio Grande do Sul: divisão política VÍDEO 2 Melancia e Coco Verde VÍDEO 3 Roda Morena – Chiquito e Bordoneio ao vivo no festchê

3 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Etapa 1 – Leitura e comparação de mapas do Rio Grande do Sul do século XVIII A escolha do Rio Grande do Sul como exemplo de dimensão cultural da fronteira não é por acaso. Seu atual território é resultado do processo desencadeado a partir da destruição das missões jesuíticas por tropas portuguesas e o tenso contato com as comunidades indígenas e a América espanhola em seus derredores, além da condição de isolamento da fronteira gaúcha, distante milhares de quilômetros das outras cidades e de povoados portugueses, em uma zona de fronteira politicamente instável.

4 Brasil: divisão política atual
Mapa 1

5 Biomas do brasil: pampa
É chamado de Pampa o bioma de campo temperado que ocorre no sul do Brasil, além da Argentina e Uruguai. Esses campos são dominados por gramíneas que variam entre 10 e 50 cm de altura e o solo é naturalmente fértil. Com isso, a agricultura rapidamente se expandiu nesta região, causando a desertificação do solo. O pampa gaúcho, que corresponde a 63% do território do Rio Grande do Sul, é um dos maiores centros de biodiversidade campestre do mundo, os 41% de vegetação nativa restantes abrigam cerca de 3 mil espécies de plantas e estima-se algo em torno de uma centena de mamíferos terrestres, como o Lobo Guará, o Veado Campeiro e Gato dos Pampas (Felis Colocolo) ameaçado de extinção , e 400 aves como a Curruíra do Campo e o Papa Mosca do Campo. VÍDEO 1

6 Sul do Brasil, representação cartográfica holandesa, século XVIII
Representação cartográfica holandesa, século XVIII. Fonte: TIRION, Isaak. Kaart van het onderkoning’scharp van Peru zig witstrekkende orer Chili, Paraguay em andere Spaans che Landen: als ook van Brazil em verdere Bezitting’em van Portugal in Zuid America. Amsterdã, 1765.

7 Rio grande do sul: primeira metade do século xviii
Fonte: IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, p. 40. Mapa original (mantida a grafia)

8 Rio grande do sul: campanha gaúcha do século XIX
Fonte: IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, p. 42. Mapa original (mantida a grafia).

9 Leitura e análise de mapa
Compare os mapas das próximas páginas, observando as transformações territoriais do Rio Grande do Sul entre os séculos XVIII e XIX. Descreva, com base nos mapas, o processo de expansão territorial no Rio Grande do Sul. Quais são as localidades mais antigas do Rio Grande do Sul identificadas nos mapas?

10 Desafio! Mapa 2 – Rio Grande do Sul, divisão política
No mapa a seguir, desenhe uma seta, com lápis ou caneta vermelha, indicando o sentido da expansão territorial no Rio Grande do Sul. Mapa 2 – Rio Grande do Sul, divisão política Fonte:

11 Leitura e análise de texto
Leia os fragmentos de texto a seguir: Estes campos eram meio sem dono, era uma pampa aberta, sem estrada nem divisa; apenas os trilhos do gado cruzando-se entre aguadas e querências. A gadaria, não se pode dizer que era alçada: quase toda orelhana, isso sim. Mas vivia-se bem, carne gorda sobrava, e potrada linda isso era ao cair do laço. Lopes Neto, Simões. No Manantial. In: Contos Gauchescos. No princípio eram as coxilhas e planícies por onde os índios vagueavam nas suas guerras e lidas. Depois tinham vindo os primeiros missionários; mais tarde, os bandeirantes e muitos anos depois os açorianos. Sob o claro céu do Sul processara-se a mistura de raças. Travaram-se lutas. Fundaram-se estâncias e aldeamentos. Ergueram-se igrejas. Surgiram os primeiros mártires, os primeiros heróis, os primeiros santos... VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento. O continente.

12 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Com o auxílio do seu professor, procure descobrir o significado das palavras destacadas. Em seguida, faça um glossário com essas palavras em seu caderno. Pampa: Missionários: Aguadas: Bandeirantes: Querências: Açorianos: Orelhana: Estâncias: Potrada: Aldeamentos: Coxilhas: Mártires: Vagueavam: 2. Responda às questões a seguir: Quais foram os primeiros habitantes dos territórios gaúchos? Quais foram os pioneiros da ocupação portuguesa nesse território? Que marcas deixaram?

13 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Melancia e Coco verde João Simão Lopes A história de um casal de namorados que para escapar da ira do pai da moça resolvem criar um código secreto. Livre adaptação do conto de João Simões Lopes. Disponível em: VÍDEO 2

14 Roda morena – chiquito e bordoneio
Abra a gaita amigo gaiteiro Que o povo facero veio pra dançar O som da gaita vai encher a sala Grito e sapateio vão se misturar Venho de longe mas tenho certeza Que não tem gaiteiro que vai me cansar Danço de tudo, danço o que vier Mas é numa vanera que eu vou namorar Refrão:Roda morena a noite inteira Roda morena no balanço da vanera(bis) Sou peão da lida arrisco e desconfiado Tô acostumado a botar o pé na estrada A noite chega e a estrela brilha iluminando os campos, mata e cerrado E o pensamento firme na morena De cabelos longos dançando faceira Mas o que eu gosto mesmo é de dançar vanera. VÍDEO 3

15 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Lição de casa Você deve ter percebido que os textos têm várias expressões típicas do Sul do Brasil. Elas ajudam o leitor a perceber a influência dos povos que formaram essa região. Procure se colocar no lugar do personagem ou dos narradores das histórias e, em seu caderno, escreva um texto contando uma viagem imaginária pelos pampas dos desbravadores. Não se esqueça de descrever: sentimentos e pensamentos que a viagem lhe despertou; forma de locomoção e paisagens observadas.

16 selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com
Você aprendeu? Leia o texto: As fronteiras estavam definitivamente traçadas. [...] Em algumas cidades havia já telefones e até luz elétrica. [...] O fato de o progresso ter entrado no Rio Grande não significava que o cavalheirismo e a coragem do gaúcho tivesse de morrer. Não! Seu penacho deveria ser mantido bem alto, pensou Rodrigo num calafrio de entusiasmo. [...] O capitão Rodrigo nunca manchara o seu... Não só ele, mas milhares de outros homens naquele Estado haviam morrido na defesa de seus penachos. VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento. O continente. O texto revela aspectos do(a): Diversidade regional brasileira. Independência política de algumas regiões brasileiras. Igualdade cultural entre as diversas regiões do Brasil. Atraso socioeconômico do Sul em relação às demais regiões brasileiras.


Carregar ppt "Selmaprezotto@hotmail.com www.geoambiental6.webnode.com SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ESTUDO DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL POR MEIO DA LITERATURA: O CONTEXTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google