Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
2
GEOGRAFIA Objetivo de estudo é o espaço geográfico
Se constitui como:físico, político, cultural, social e ambiental
3
GEOGRAFIA Pilares conceituais: Território, Região, Lugar Paisagem,
Globalização Linguagem Cartográfica
4
5ªSÉRIE / 6º ANO Percepção de escala geográfica que o aluno possui. (compreende a dimensão bairro, município, estados, países, regiões e mundo)
5
5ª SÉRIE / 6º ANO Leitura de Mapas e da paisagem, utilizando fotos, vídeos, ou mesmo percorrendo o entorno da escola.
6
5ªSÉRIE / 6º ANO Noções de espacialidade, direção e orientação desenvolvidas ao longo do Ciclo I.
7
6ª SÉRIE / 7º ANO Alunos dominam as habilidades e competências que caracterizam formas espaciais distintas, criadas pela sociedade(aspectos que dão forma ao campo e às cidades, com identificação dos fluxos de produção industrial e agropecuária, relacionando-os na constituição do espaço geográ fico brasileiro).
8
7ª SÉRIE / 8º ANO Conhecer Vol.4 da 6ª série/7º ano introduz conceitos de rede geográfica . Mapas sobre : Distribuição da infraestrutura no Brasil - 12, Cidades brasileiras – 13 Produção industrial /agrária Brasil – Atividades possibilitam sondagem a cerca das habilidades de leitura de mapas e redes geográficas
9
7ª SÉRIE / 8º ANO Conhecer os conceitos de meio técnico e meio técnico-científico-informacional, elaborados pelo geógrafo Milton Santos.
10
7ª SÉRIE / 8º ANO Vol.4 da 6ª série/7º ano introduz os conceitos de rede geográfica que se difundem no território brasileiro e no mundo.
11
7ª SÉRIE / 8º ANO Mapas sobre :
Distribuição da infraestrutura no Brasil - 12, Cidades brasileiras – 13 Produção industrial /agrária Brasil – 14 Atividades – sondagem a cerca das habilidades de leitura de mapas e redes geográficas
12
8ª SÉRIE / 9º ANO Volume 4 - 7ª série/8º ano, que mobilizem traz iconografias da Venezuela e da Colômbia que podem ser comparadas com a situação geográfica das grandes cidades brasileiras.
13
8ª SÉRIE / 9º ANO Mapa sobre o nível de densidade demográfica no mundo, que pode ser utilizado ao se abordar a geografia das populações.
14
8ª SÉRIE / 9º ANO Vol.4-Mapas com o tema “A crise ambiental” propicia comparações sobre a situação do Brasil no cenário mundial, do ponto de vista ambiental e econômico.
15
GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO
16
1º ANO Explorar conteúdos de cartografia, que mobilizem as habilidades de leitura interpretação e relações entre diferentes escalas geo- gráficas em mapas e imagens de satélite, disponíveis em diversas mídias.
17
1º ANO Vol. 4 da 8ª s/9º ano. por meio de textos e mapas, estabelecem relações interescalares no mundo – do local para o global – e apresentam os EUA como produtores do espaço geográfico mundial.
18
2º ANO Sondagem em torno da problematização da própria formação territorial, do “desenho” do território brasileiro. Como o espaço geográfico brasileiro foi (e ainda é) produzido?
19
Quais são os agentes de produção desse espaço?
2º ANO Quais são os agentes de produção desse espaço? Essas questões,e outras,de- batidas em aulas, podem Evidenciar da habilidade necessárias ao aprendizado
20
3ºANO Sondagem das habilidades desenvolvidas pelos alunos a partir da problematização da produção social do espaço geográfico. Essa problematização abarcar os eixos da disciplina.
21
3º ANO O que é paisagem? Há diferença entre paisagem humana e paisagem natural? Quem as produz? O que é lugar? Todos os lugares são produzidos igualmente pela sociedade?
22
SOCIOLOGIA Os alunos possuem saberes próprios, contextos socioculturais diferentes, competências e habilidades em estágios diferenciados, além de aspirações diversas.
23
SOCIOLOGIA Organizar uma dinâmica de apresentação, permitindo que os alunos possam dizer : seu nome, o que gostam de fazer, lugares que visitaram e que pretendem visitar, suas aspirações.
24
1º ANO Textos introdutórios sobre : o que é Sociologia .
Textos sobre Revolução Francesa e Industrial. Leitura compartilhada facilita a familiarização do aluno com a leitura de textos com foco sociológico.
25
2º ANO Revisão dos temas do 1º ano.
Leitura de texto, vídeo ou filme sobre os temas em questão. Texto =leitura compartilhada, com explicação e debate com os alunos. Avaliação= questões discursivas ou texto dissertativo,correção e comentários sobre as respostas.
26
3º ANO Sondagem das aspirações dos alunos:vestibular, carreira profissional, formatura, etc. Aula dialogada = temas :acesso ao ensino superior, vestibular, ENEM, mercado de trabalho. Revisão de temas e conteúdos trabalhadas no ano anterior.
27
3º ANO Elaborar questões sobre o (s) texto (s), filme ou vídeo trabalhado na revisão,com apresentação de painéis ou cartazes. Formar pequenos grupos para a montagem e exposição do material produzido.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.