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Relógio(formação da horas, minutos, segundos)

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Apresentação em tema: "Relógio(formação da horas, minutos, segundos)"— Transcrição da apresentação:

1 Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Exercícios 1 Exercícios 2 Exercícios 3 Porcentagem Números decimais (adição e subtração, multiplicação por decimais). Fração Fracionar um número Equiparar(pintar e montar) Criação: Profª Sheila Stela kurschner

2 No relógio vemos apenas uma parte das horas que o dia é formado.
SEGUNDOS HORA 1 h = 60 min MINUTOS 1 min = 60 s

3 O ponteiro pequeno indica a hora.
1 hora também podemos representar assim: 1 24 (um vinte quatro avos ) do dia. Ou 60 minutos.

4 O ponteiro MÉDIO indica os minutos.
1 min da h. Ou 60 (um sessenta avos da hora) ou 60 segundos. + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min

5 O ponteiro grande e rápido indica os SEGUNDOS
E o segundo é 1 s = do min 60

6 Esta semana, na escola, Marcelo aprenderá um pouco mais sobre como funciona o relógio.

7 Marcelo é um menino como todos os outros
Marcelo é um menino como todos os outros. O seu dia a dia está repleto de afazeres e obrigações. Para algumas coisas lhe parece pouco o tempo, já para outras o tempo não passa.

8 Ele se deleita com os afazeres e são muitos: futsal, aula de violão, computador, Playstation, inglês. Nesses dias ele se sente um gigante.

9 Mas nas obrigações? A frase é sempre a mesma. “Já voooooooooou.”
VOLTAR

10 Que horas iniciava o treino de Marcelo?
Atividade 1 No Futsal, devido a aula de inglês que dura 1 hora e meia, ele chega cinco minutos atrasado, sempre. Que horas iniciava o treino de Marcelo? Ele tinha uma hora de treino todos os dias. Quantos minutos isso dá? Digamos que ele treina duas vezes por semana. Quantos tempo de treino ele perde por semana? E por mês? Quantas horas de treino ele tem por mês? VOLTAR

11 Ele tem uma hora de aula. Quantos minutos lhe restam de aula?
Atividade 2 English School Já fazem vinte minutos que Marcelo está estudando. Que horas inicia a sua aula? Ele tem uma hora de aula. Quantos minutos lhe restam de aula? As atividades são cronometradas. Ele tem que fazer pelo menos 4 atividades por aula. De quantos minutos pode ser cada atividade? VOLTAR

12 Já faz meia hora que Marcelo
Atividade 3 Oba, hora do play?! Já faz meia hora que Marcelo começou a jogar no play. Que horas ele iniciou? Quantos minutos são? Quantos segundos? Como hoje ele tem o dia livre, pode ficar por três horas. Até que horas ele ficara jogando? Como o tempo não estava muito bom, ele só jogou por 2:16h, pois faltou energia. Quanto tempo ficou sem jogar? VOLTAR

13 Quantas partes ele ficou? Quantas horas tem em uma parte?
Aula, aula, aula, aula... Marcelo começou a estudar sobre PORCENTAGEM , que leva este símbolo %. O professor pediu para que dobrasse o relógio ao meio e cortasse. Quantas partes ele ficou? Quantas horas tem em uma parte? Quantos minutos representa essa parte? Então explicou que uma destas partes podemos representar assim? METADE é = ½ OU (que se lê, um meio) é igual a 50% ou que se lê, cinquenta centésimos)

14 100% É assim: Uma parte ou metade Um inteiro dividido ao meio.
Um meio. metade = 50% 100%

15 E se dobrarmos este relógio duas vezes.
Ficaremos com 4 partes iguais. Então repartimos 100% em 4 partes. Uma destas partes podemos representar assim? 25% ou que é = 1

16 RESOLVENDO PENSANDO RESOLVENDO RESPOSTAS. RESOLVENDO
Atividade 1 Marcelo tem um sono agitado e devido a isso ele perde 25% de sua noite de sono. Ele costuma dormir as 22 h e acordar as 6 h. Quantas horas ele poderia dormir? RESOLVENDO Quantas horas ele perde divido a sua agitação? PENSANDO Que tal fazermos uma reta numerada destes valores? 22 23 24 1 2 3 4 5 6 RESOLVENDO Você também pensou assim para fazer a sua reta?? RESPOSTAS. Como fazer o cálculo para encontrar o ¼ ? RESOLVENDO

17 Ele poderia dormir por 8 horas, mas perdia
25% que são 2 h. Vejamos: 100%(cem por cento) ou é igual a 8 h. 100 50% ou é igual a 4 horas. 50 Então... 25% ou é igual a 2 horas. 100

18 100% Relembrando: Uma parte ou metade Um inteiro dividido ao meio.
Um meio. metade 100% = 50% Um meio.

19 CALCULANDO ⇔ 50% Atividade : Digamos que a figura abaixo
representa um relógio. ⇔ 50% numerador denominador Um meio. Então , quanto é 50% da hora ? CALCULANDO São 30 minutos.

20 CALCULANDO ⇔ 25% Aqui temos a hora dividida em 4 partes. Um quarto.
numerador denominador Um quarto. Quanto é 25% da hora? CALCULANDO São 15 minutos.

21 CALCULANDO ⇔ 20% Aqui temos uma hora distribuídas em 5 partes.
numerador denominador Um quinto. Então % da hora são ... CALCULANDO São 12 minutos.

22 Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da
Exemplo: 8 Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da %. 100% = 8 x 2 5 U 25 numerador 40 25% = 1 + 100 16 = denominador 2 100 1 0 2 - 2 Então 25% de 8 são 2. VOLTAR

23 CALCULANDO 20% de 9 reais? Agora faça outros cálculos em seu caderno.
Então % de 9 são ??? Veja o cálculo.

24 Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da
Podemos continuar a operação transformando o resto em décimais( centavos, centímetos, gramas) . Exemplo: Números decimais são numerais que indicam um número que não é inteiro. Geralmente após o algarismo das unidades, usa-se uma vírgula, 3, 20 m indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. 9 Fazendo o algorítmo (conta) no cálculo da %, identificando a casa decimal. 100% = 9 x 2 0 U 20 numerador 20 % = + 18 100 = 100 denominador 1 8 1 8 1 - , 8 8 - Então 20% de 9 reais são 1,80.

25 Então 15% de 13 m são 1,95m. U x 15 6 5 15 % = + 1 = 100 9 5 1 1 9 5 -
Outro exemplo: x 15 U 6 5 15 % = + 1 = 100 denominador 9 5 1 1 9 5 - , 9 5 Então 15% de 13 m são 1,95m. 9 - 5 5 -

26 CALCULANDO 50% de 25 ? 25% de 150? 30% de 248? 40% de 530?
Agora faça outros cálculos em seu caderno. 50% de 25 ? 25% de 150? 30% de 248? 40% de 530? CALCULANDO VOLTAR

27 Vamos observar algumas FRAÇÕES .
numerador denominador Um meio.

28 1 3 Um terço. (Uma parte de três) Aqui o inteiro está dividido em...
numerador denominador Um terço. (Uma parte de três) Aqui o inteiro está dividido em...

29 1 4 2 4 Um quarto. (Uma parte de quatro) Dois quartos.
(Duas partes de quatro) E aqui?

30 1 6 3 6 Um sexto. (Uma parte de seis.) Três sextos.
(Três partes de seis.)

31 2 8 4 8 Dois oitavos. Quatro oitavos.

32 3 10 5 10 Três décimos. Cinco décimos.

33 4 12 6 12 Quatro doze avos. Seis doze avos. Lembrete
Do denominador 11 até 99 lê-se avos.

34 6 24 12 24 Seis vinte quatro avos. Doze vinte quatro avos.

35 RESPOSTAS... RESPOSTAS... Resposta :
Estas frações se equivalem (⇔), quer dizer, tem o mesmo valor. O que temos de diferente nestas figuras? RESPOSTAS... O que há de parecido nestas figuras? RESPOSTAS... VOLTAR

36 4 8 36 ÷ 8 = 4,5 4,5 × 4 = 18 numerador denominador
Aprendendo: Para se tirar a fração de um número por exemplo: 4 8 numerador denominador Divide-se o número pelo denominador, encontrando o resultado, multiplica-se este pelo denominador. 36 ÷ 8 = 4,5 4,5 × 4 = 18

37 100% = 100/100 = 8 8 4 1 numerador 25% = 8 2 4 denominador 1 x 1 Ou 25% é = 2 2 4 Ele dorme a menos 2 horas .

38 Ele poderia dormir por 8 horas, mas perdia ¼ que são 2 h.
Vejamos: 100%(cem por cento) ou é igual a 8 h. 4 50% ou é igual a 4 horas. 4 Então... 25% ou é igual a 2 horas. 4 VOLTAR

39 Atividade Podemos dizer que estas figuras se equivalem? Quer dizer, que valem a mesma coisa? Represente com frações estas figuras e calcule todas as frações do numeral 50.

40 Para pintar e recortar. Vamos descobrir quantas vezes cada tamanho cabe no inteiro. Podemos sobrepor a parte AZUL mais uma vez para formar o inteiro?

41 Quantas vezes a parte VERMELHA caberá no inteiro.

42 Quantas vezes a parte VERDE caberá no inteiro.

43 Quantas vezes a parte ROXA caberá no inteiro.
VOLTAR

44 Adição e subtração Quando se adiciona um número decimal com outro número decimal, a regra deve ser "Número inteiro abaixo de número inteiro, vírgula abaixo de vírgula e casa decimal abaixo de casa decimal." Ex: 1,55 + 1,856= 3, Agora, repare que a regra acima está sendo obedecida, mas não existe nenhum número na ordem dos milésimos, para se calcular com o "6". Quando não se tem a(s) casa(s) decimal(is) para se calcular a adição ou subtração se adiciona zero. C D U dm cm mm 1, 5 8 6 Calcule os números decimais abaixo: a)24,60 + 4,6 = b)12,78 – 4,136 = c)8, , d)74,87 – 17,3 VOLTAR

45 Multiplicação Multiplicação Ordinária
Para multiplicarmos um ou dois números com vírgula, efetuamos a multiplicação "esquecendo-se" da vírgula. Quando obtemos o produto, conta-se quantas casas depois da vírgula os dois números decimais possuíam juntos e marcam-se estas casas no produto. Ex: 1,25 X 0,56 = = x 1, 2 5 0, 6 Posição da vírgula. Contamos quantos números decimais foram calculados . ,

46 Multiplique os números decimais abaixo:
a)24, ,6 = b)12, = c)8, = d)74,87 . 7,3 VOLTAR


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