A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESTE SUINA CLASSICA EPISÓDIO DE 1997 NO PARANÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESTE SUINA CLASSICA EPISÓDIO DE 1997 NO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 PESTE SUINA CLASSICA EPISÓDIO DE 1997 NO PARANÁ
Municípios N. Produtores N.Matrizes Rebanho TOLEDO CÉU AZUL S. P. IGUAÇÚ TOTAL DA REGIÃO TOTAL DO ESTADO Aglaci Tomporoski ADAPAR

2 REGIONAIS TRABALHADAS

3 RESUMO DA ESTRATÉGIA DE AÇÃO NA EMERGÊNCIA SANITÁRIA
MEDIDAS ADOTADAS RESUMO DA ESTRATÉGIA DE AÇÃO NA EMERGÊNCIA SANITÁRIA A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA , FOI A ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES A SEREM ADOTADAS POR TODAS AS EQUIPES DE TRABALHO CONFORME SEGUE:

4 Visita ao N.R. para montagem do Quartel General, acompanhados de:
Médicos Veterinários e seus auxiliares de campo. Médicos Veterinários da empresa. Mapas dos municípios envolvidos, com as principais rodovias e estradas. Cálculo para uma programação mínima de duas semanas de trabalho, com equipes para todas as atividades calculadas para 2X. Ou seja, uma turma na 1ª semana e outra turma para a 2ª semana.(diárias,combustível,outros...) Solicitação de recursos financeiros de emergência!!

5 ÁREA DE FOCO 1) PROPRIEDADES ONDE HÁ CONSTATAÇÃO DE ENFERMIDADE. (equipe de atuação em foco) NOTIFICAÇÃO AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (FORM-IN VIA FAX), POR MEIO DA SEDE. COLHEITA DE MAIS AMOSTRAS DE SORO E ÓRGÃOS. INTERDIÇÃO DOS ANIMAIS E DE SEUS SUB-PRODUTOS. AVALIAÇÃO DOS ANIMAIS (PESO E RAÇA)COM FOTOS. DESTRUIÇÃO DOS ANIMAIS DOENTES E SEUS CONTATOS. DESINFECÇÃO DO AMBIENTE COM DESTRUIÇÃO DOS DEJETOS POR CREMAÇÃO, E ENTERRAMENTO. INTRODUÇÃO DE ANIMAIS SENTINELAS COM SOROLOGIA AOS 21 DIAS E AOS 42 DIAS. REPOVOAMENTO.

6 SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS ENFERMOS E CONTATOS.
APÓS TER SIDO FEITA A VALA E FORRADA COM BRITA , PALHA, CARVÃO , LENHA , FIZEMOS UM CORREDOR DE MADEIRA, PARA QUE OS ANIMAIS FOSSEM ANDANDO ATÉ A BEIRA DA VALA. LÁ ESTAVA UM MAGAREFE , QUE DESCENSIBILIZOU COM MARRETA OS ANIMAIS, E ESTES, AO CAIR NA VALA, FORAM SANGRADOS POR OUTRO MAGAREFE.

7 CREMAÇÃO E ENTERRAMENTO DE ANIMAIS:
1º ESCOLHA DO LOCAL MAIS APROPRIADO PARA O ENTERRAMENTO, CONSIDERANDO-SE FONTES DE ÁGUA, INCLINAÇÃO DO TERRENO, ACESSO A ANIMAIS E PESSSOAS, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E TELEFÔNICAS, DIREÇÃO DO VENTO. 2º AS VALAS FORAM ABERTAS COM AS SEGUINTES MEDIDAS: 3 m. DE PROFUNDIDADE x 2 m.DE LARGURA x 1,5 m2 PARA CADA 5 SUÍNOS . O FUNDO DA VALA FOI SER COBERTO COM CAL + BRITA+ CARVÃO + LENHA + ANIMAIS + PALHA + DIESEL. APÓS A CREMAÇÃO, O QUE RESTOU FOI ENTERRADO COM UMA COBERTURA DE NO MÍNIMO 1,5 m. DE TERRA E CAL.

8 DESTRUIÇÃO DO ESTERCO:
OPÇÕES DE DESINFETANTES: SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO COM CLORO ATIVO A 2%, SOLUÇÃO RECÉM PREPARADA DE CAL APAGADA DE 10 A %. DESTRUIÇÃO DO ESTERCO: FOI COBERTO COM UMA CAMADA DE 2,5 CM DO DESINFETANTE SELECIONADO E PROTEGIDO DE PÁSSAROS E INSETOS. O ESTERCO DEVERÁ PERMANECEU SOB ESTAS CONDIÇÕES POR 60 DIAS NO MÍNIMO.

9 INTRODUÇÃO E MONITORIA DE ANIMAIS SENTINELAS.
30 DIAS APÓS A DESINFECÇÃO DO AMBIENTE, (VARIÁVEL DEVIDO CLIMA) FOI FEITA INTRODUÇÃO DE SENTINELAS. NA QUANTIDADE DE 5% DO TOTAL DOS ANIMAIS QUE EXISTIAM NA GRANJA, PORÉM NUNCA MENOS DO QUE 5 ANIMAIS. OS SUÍNOS, COM IDADE MÍNIMA DE 60 DIAS, FORAM ORIGIUNDOS DE GSMD, E BRINCADOS INDIVIDUALMENTE. A ALIMENTAÇÃO FORNECIDA FOI RAÇÃO COMERCIAL. OS SENTINELAS COLOCADOS EM CADA GALPÃO TIVERAM ACESSO LIVRE À TODAS AS BAIAS DO REFERIDO GALPÃO , PORÉM NÃO CIRCULAVAM ENTRE OS GALPÕES. NÃO FICOU NENHUMA BAIA SEM ACESSO AOS SENTINELAS.

10 NOS 10 PRIMEIROS DIAS FOI FEITA INSPEÇÃO DIÁRIA DOS SENTINELAS COM EXAMES CLÍNICOS DE ROTINA E TOMADA DE TEMPERATURA. AOS 21 DIAS, FOI COLHIDA AMOSTRA DE SANGUE DE 100% DOS SENTINELAS, E REPETIDA ESTA COLHEITA AOS 42 DIAS. SUBMETIDOS À ELISA PARA PSC. FOI ASSEGURADO CONTROLE TOTAL DE ENTRADA DE ANIMAIS E PESSOAS NAS PROPRIEDADES EM QUARENTENA, ASSIM COMO DESINFECÇÃO DOS VEÍCULOS, EQUIPAMENTOS VESTUÁRIOS E SUBPRODUTOS DAS ATIVIDADES NAS PROPRIEDADES (LIXO, COMIDA DE ORIGEM ANIMAL FEITA NA PROPRIEDADE, ETC)

11 ZONA DE PROTEÇÃO: ÁREA NUM RAIO DE 3 KM DO FOCO:
LAVRAR TERMO DE VISITA COM INFORMAÇÕES SOBRE RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO, ATÉ 21 DIAS APÓS SANEAMENTO DO FOCO. LEVANTAMENTO DE 100% DAS PROPRIEDADES COM SUÍNOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ANEXO. INSPEÇÃO DA PROPRIEDADE PARA CHECAR AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO. INSPEÇÃO E EXAME CLÍNICO COMPLETO(TEMPERATURA) DOS ANIMAIS COLHEITA DE AMOSTRAS DE SORO CONFORME METODOLOGIA EM ANEXO COLHEITA DE SORO E ÓRGÃOS DE ANIMAIS SUSPEITOS.

12 ZONA DE VIGILÂNCIA: AREA NUM RAIO DE 10 KM DO FOCO:
LAVRAR TERMO DE VISITA COM INFORMAÇÕES SOBRE RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO, ATÉ 7 DIAS APÓS SANEAMENTO DO FOCO. LEVANTAMENTO DE 100% DAS PROPRIEDADES COM SUÍNOS POR MEIO DE QUESTIONARIO ANEXO. INSPEÇÃO DA PROPRIEDADE PARA CHECAR RESPOSTAS QUESTIONÁRIO. INSPEÇÃO E EXAME CLÍNICO COMPLETO DOS SUÍNOS (MEDIÇÃO DE TEMPERATURA). COLHEITA DE ÓRGÃOS E SORO DE ANIMAIS SUSPEITOS.

13 ESTATÍSTICA RESUMIDA DOS FOCOS:
Nº FOCOS = 07 Nº ANIMAIS SUSCEPTÍVEIS NOS FOCOS = Nº ANIMAIS DOENTES = 970 Nº ANIMAIS SACRIFICADOS = Nº ANIMAIS MORTOS = 308 Nº DE PROPRIEDADES TRABALHADAS NA ZONA DE PROTEÇÃO = 165 Nº DE PROPRIEDADES TRABALHADAS NA ZONA DE VIGILÂNCIA = 63 INTERVALO EM DIAS ENTRE NOTIFICAÇÃO E O INÍCIO DOS SINTOMAS = 14 INTERVALO ENTRE NOTIFICAÇÃO E 1ª VISITA = 0 INTERVALO EM DIAS ENTRE DIAGNÓSTICO E SANEAMENTO = 0

14 CUSTOS DA OPERAÇÃO SEAB EMPRESA FUNDO PSC TOTAL
Horas extras 4.186, , ,08 Despesas(ref.e hosp.)7.722,78 127, ,28 Combustível 1.966, , ,17 Frete(lab.) , ,00 Marretas(4) 0 44, ,80 Bomba pressão(1) 0 260, ,00 Óleo diesel(1700lts) 0 746, ,30 Frete(óleo) 0 275, ,00 Retroescavadeira(hora)0 575, ,26 Frete(retro) 0 412, ,25 Lenha(80Mts) 0 800, ,00 Frete(lenha) 0 504, ,00 Cal(60scs) 0 117, ,00 Desinfetantes 0 85, ,52 Roupas , ,80 Kits ELISA , ,00 Indenizações , ,59 TOTAL , , , ,05 CUSTO MÉDIO PARA SANEAMENTO POR ANIMAL ENFERMO R$ 81,08 CUSTO MEDIO POR PROPRIEDADE SANEADA R$ ,87


Carregar ppt "PESTE SUINA CLASSICA EPISÓDIO DE 1997 NO PARANÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google