A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA."— Transcrição da apresentação:

1 ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA

2

3 AGUA... IRMÃO SOL E IRMÃ LUA IRMÃO AR E IRMÃ TERRA IRMÃO FOGO E IRMÃ ÁGUA ! USOS SIMBÓLICOS DA ÁGUA...

4

5 SÃO IDÉIAS FORÇA, INERENTES AO PROCESSO DE MUDANÇA SÃO CATEGORIAS QUE REFLETEM A REALIDADE CONFLITIVA DA VIDA, RETRATAM O PENSAR E O AGIR COMO INTERAÇÃO COM O MUNDO.... T E M A S G E R A D O R E S DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

6 T E M A S G E R A D O R E S SÃO IDÉIAS FORÇA CAPAZES DE MOBILIZAR AS PESSOAS PARA UM NOVO LUGAR SOCIAL, PARA UMA NOVA COMPREENSÃO DA NATUREZA. SÃO UMA METODOLOGIA DE REFLETIR SOBRE O COTIDIANO E A CONSOLIDAÇÃO DE NEXOS... TUDO ESTÁ RELACIONADO!

7

8 QUALQUER QUE SEJA A NATUREZA DA COMPREENSÃO DA ÁGUA COMO AÇÃO PROVOCADORA PARA A MUDANÇA NA PRÁTICA SOCIAL

9  CONTÉM EM SI A POSSIBILIDADE DE DESDOBRAR-SE EM OUTRAS TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM DESVENDAR OUTROS NEXOS INUSITADOS. Também PROVOCADORAS DE NOVAS AÇÕES E REFLEXÕES.

10 COMPREENSÃO DE TEMAS GERADORES

11

12 NA MEDIDA EM QUE DESVENDAM A REALIDADE, LEVAM TAMBÉM AO ESTRANHAMENTO DESAFIAM AS SITUAÇÕES LIMITE.

13 MULTIPLOS USOS MULTIPLOS SIGNIFICADOS

14

15 (ÁGUA) AD-MIRARMOS E AO ADENTRAR-NOS NO AD-MIRADO O MIRAMOS DE DENTRO E DESDE OUTRO PONTO DE VISTA, O QUE NOS FAZ VER O ANTES NÃO VÍAMOS. ÁGUA ÁGUA E ALTERIDADE SITUAÇÕES VIVENCIAIS DO GRUPO A OPERAÇÃO DE MIRAR/OLHAR IMPLICA EM OUTRA, A DE AD-MIRAR... MIRAR DESDE DENTRO VOLTAR A MIRAR O TODO AD-MIRADO MOVER-SE AO TODO E VOLTAR-SE PARA AS PARTES.

16 ÁGUA E SITUAÇÕES EXISTENCIAIS QUANTO MAIS AUMENTA A ESCASSEZ DA ÁGUA OU A DESIGUALDADE SOCIAL MAIS AS PESSOAS SE APEGAM AO TER EM VEZ DE ASPIRAR A SER MAIS. ÁGUA NA CIDADE COMO UM DIREITO E CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO

17 ÁGUA E SITUAÇÕES EXISTENCIAIS OS SERES HUMANOS INAUGURARAM E PERPETUARAM A VIOLÊNCIA CONTRA A NATUREZA - EXPLORAM, EXAUREM E OPRIMEM – NÃO RECONHECENDO ESTE OUTRO COMO UM SER DE DIREITOS. ÁGUA POTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL DA PESSOA

18

19 ÁGUA POTÁVEL E SITUAÇÕES VIVENCIAIS CONFLITOS PELA ÁGUA: INTERESSES IRRECONCILIÁVEIS DESAFIOS DA SOCIEDADE DE CONSUMO CONSUMO MAIS RACIONAL DE ÁGUA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS URBANOS * ÁGUA COMO DIREITO HUMANO * CONFLITOS QUANTO UM AO USO NA ESCASSEZ

20 AMEAÇAS À ÁGUA POTÁVEL - Crescimento das regiões desérticas - Crescimento da poluição dos mananciais - Densidade e Crescimento populacional Se a voz dos bens naturais fundamentais à vida não for ouvida, se as práticas sociais urbanas e ambientais não forem mudadas, essas vozes poderão desaparecer com maior rapidez do que imaginamos, bem como a história pode dar razão aos pessimistas que anunciam a catástrofe ambiental

21

22 PROCESSO EDUCATIVO ENFATIZA A RESISTÊNCIA À ESCASSEZ DA ÁGUA ! É CONTRA O DESPERDÍCIO E A POLUIÇÃO COMO PROBLEMA AMBIENTAL URBANO

23 PROCESSO EDUCATIVO COMBINADO COM SENSIBILIDADE AMBIENTAL: ÁGUA É VIDA !!!!

24 ?

25 EDUCACAO AMBIENTAL limites do sistema de consumo e os condicionamentos sociais nojo ante o desperdício, a degradação, a desigualdade, a corrupção fazer emergir o anseio da sociedade na perspectiva da sustentabilidade interpela as lutas sociais que visam à inclusão ao mercado a qualquer preço ?

26 ?

27

28 EA arrojada a partir do tema gerador “ AGUA” : semeadora de sonhos de vida e contra toda descrença, lança a esperança!

29 MUITO OBRIGADO !!!!


Carregar ppt "ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google