A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 - Resíduos Sólidos

2 O QUE É LIXO (RESÍDUOS SÓLIDOS)?
Denomina-se lixo os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. (ABNT, 1987a). Porém, grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e devem) ser reciclados.

3 TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos Domiciliares/Urbanos É constituído pelo lixo de nossas casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos, etc. Esse lixo normalmente é encaminhando para Aterros Sanitários.

4 TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos Industriais É o lixo produzido pelas indústrias, que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Podem ser perigosos, até mesmo tóxicos, e, por isto, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.

5 TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos Hospitalares Pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, deve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.

6 TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos Agrícolas: Esterco, fertilizantes. Tecnológico: TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral.

7 COMPOSIÇÃO MÉDIA DO RESÍDUOS URBANOS

8 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS RESÍDUOS
Papel: 3 a 6 meses Pano: 6 meses a 1 ano Filtro de cigarro: 5 anos Chiclete: 5 anos Madeira pintada: 13 anos Nylon: mais de 30 anos Plástico: 100 anos Metal: 100 anos Vidro: 1 milhão de anos Borracha: tempo indeterminado

9 A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES MUNDIAIS:
A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao maior poder de compra da população e ao consumismo. Além disso, quanto mais produtos industrializados existir, mais lixo é produzido como embalagens e garrafas.

10 PORQUE “CUIDAR” DO LIXO?
Diminui incidência de doenças; Diminui impactos sobre água, ar e solo; Evita zoonoses (ratos, baratas, urubus, gaviões, cães, porcos). Desenvolvimento Sustentável (Reciclagem) Eleva a Qualidade de Vida;

11 DESTINO CORRETO Os ORGÂNICOS podem ser estabilizados (digestão anaeróbia) e usados como ADUBO, Os REJEITOS devem ser incinerados ou dispostos em Aterros Sanitários; RECICLÁVEIS podem ser, como o próprio nome diz, RECICLADOS (reprocessados e reutilizados).

12 FORMAS DE DISPOSIÇÃO DOS RESIDUOS SÓLIDOS
LIXÃO - Forma inadequada de disposição dos resíduos sólidos. INADEQUADO

13 FORMAS DE DISPOSIÇÃO DOS RESIDUOS SÓLIDOS
ATERRO CONTROLADO - É onde se despeja o lixo bruto coletado com o cuidado de diariamente cobrir os resíduos com terra para minimizar danos à saúde e à segurança e minimizar os impactos ambientais. INADEQUADO

14 FORMAS DE DISPOSIÇÃO DOS RESIDUOS SÓLIDOS
ATERRO SANITÁRIO : É fundamentado em critérios de engenharia e normas específicas, que permitem a confinação segura em termos de controle de poluição ambiental e de saúde pública. ADEQUADO

15 FORMAS DE DISPOSIÇÃO DOS RESIDUOS SÓLIDOS
Incineração :É um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a consequente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças) através da combustão controlada”. ADEQUADO

16 HIERARQUIA NA GESTÃO

17 RECICLAGEM DE MATERIAIS
Benefícios da reciclagem: Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (consequentemente aumenta a vida útil dos aterros sanitários); Preservação dos recursos naturais; Economia de energia; Diminuição da poluição do ar, das águas e do solo; Geração empregos através da criação de indústrias recicladoras.

18 COLETA SELETIVA A Coleta Seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros (CEMPRE, 1999).

19 Caracteriza-se por conter embalagens descartáveis, como:
RESÍDUOS RECICLÁVEIS Caracteriza-se por conter embalagens descartáveis, como:

20 ALGUNS CUIDADOS Lavar com água corrente as embalagens que contém restos de alimento antes de colocar na lixeira. Embalagens de vidro devem ser acondicionadas ou embaladas com jornais e revistas. Evitando assim o risco de acidentes. Não misturar restos de alimento com o material que está sendo armazenado para a reciclagem, pois este, uma vez contaminado, se torna rejeito.

21 A COLETA SELETIVA TRAZ BENEFÍCIOS COMO:
Tratamento adequado de Resíduos Sólidos, Preservação de recursos naturais, Aumento da vida útil do aterro; Geração de empregos diretos e indiretos.

22 LOGISITICA RESERVA Pilhas, baterias;
Lâmpadas fluorescentes, compactas; Pneus; Embalagens de agrotóxicos.

23 E-mail: gerencia@cirsures.sc.gov.br
FALE CONOSCO Telefone: (48)


Carregar ppt "Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google