A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso."— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso

2 TRANSFORMAÇÕES QUE A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES

3 O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DEVE TER DOMÍNIO DE TEORIAS CIENTÍFICAS E VINCULAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS MAS NÃO É O SUFICIENTE PARA UM BOM DESEMPENHO DOCENTE.

4 É NECESSÁRIO VENCER O SENSO COMUM PEDAGÓGICO * * TRANSMISSÃO DE UMA CIÊNCIA ACABADA E INQUESTIONÁVEL. Classificações taxonômicas, repetição de definições e funções... CIÊNCIA MORTA

5 CIÊNCIA PARA TODOS MUDAR O MODO / ROMPER COM O VELHO CONTEXTUALIZAÇÃO PARA A CIÊNCIA SE DE FATO DE TODOS O CONTINGENTE ESTUDANTIL AUMENTOU, AS FORMAS DE EXPRESSÃO, AS CRENÇAS, OS VALORES, AS RELAÇÕES SOCIOFAMILIAR...

6 CIÊNCIA COMO CULTURA DIRECIONAR O TRABALHO DOCENTE PARA APROPRIAÇÃO CRÍTICA PELOS ALUNOS, DE MODO EFETIVAMENTE SE INCORPORE NO UNIVERSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SE CONSTITUA COMO CULTURA. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE CARACTERIZA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA CONSTITUI UMA ATIVIDADE HUMANA, SÓCIO- HISTORICAMENTE DETERMINADA.

7 LIVRO DIDÁTICO – CONTINUA PREVALECENDO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR. SENDO A PRINCIPAL REFERÊNCIA DA GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES. ALTERNATIVAS POSITIVAS: Paradidáticos, revistas, museus, CD-ROMs... É preciso incorporá-los na prática do cotidiano escolar, em favor da melhoria do ensino e da aprendizagem.

8 Os cursos de formação de professores de Ciências constituem locus privilegiado para que essa disseminação se intensifique, à medida que, sistemática e criticamente, o novo conhecimento produzido pela área de ensino de Ciências passe a permear as ações docentes e se torne objeto de estudo e discussão no currículo dos cursos.

9 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA DISCIPLINA CIENTÍFICA COMO REFERÊNCIA FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

10 Como fazer a mediação? Insuficiência de preparação dos licenciados no domínio dos conteúdos a ensinar; conteúdo Elaboração pedagógica dos conhecimentos, tornando-os disponíveis.

11 As disciplinas científicas específicas dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química, contribuem pouco ou nada para elaboração pedagógica facilitadora de aprendizagem.

12 O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTO OCORRE COM A PRÁTICA SOCIAL, ENVOLVENDO A RELAÇÃO SUJEITO E OBJETO DE CONHECIMENTO MEDIADA POR OUTRO SUJEITO

13 ELABORAÇÃO CONCEITUAL ATENÇÃO VOLUNTÁRIA; MEMÓRIA LÓGICA; ABSTRAÇÃO; COMPARAÇÃO; DEDUÇÃO; SÍNTESE.


Carregar ppt "DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google