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Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 MEDIR, ANALISAR E APRIMORAR.

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1 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 MEDIR, ANALISAR E APRIMORAR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO GERENCIAMENTO EFICIENTE MEDIÇÃO ANÁLISE DEFINIR O QUE MEDIR IDENTIFICAR O PROBLEMA PROPOR SOLUÇÕES APRIMORAMENTO DO SISTEMA

2 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 DEFINIÇÃO DA MÉTRICA DO SISTEMA: DEFINIÇÃO DA CATEGORIA DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA (INTRÍNSECA, CONTEXTUAL, REPRESENTACIONAL OU DE ACESSIBILIDADE) DEFINIÇÃO DAS DIMENSÕES DA QI (EM FUNÇÃO DA DEFINIÇÃO DAS CATEGORIAS)

3 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 TRÊS CLASSES DE MÉTRICA: 1.PARA MEDIR A AVALIAÇÃO SUBJETIVA INDIVIDUAL (RELACIONADA COM A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO) 2.PARA MEDIR VARIÁVEIS OBJETIVAS QUE SÃO INDEPENDENTES DO TIPO DE APLICAÇÃO (COMPLETEZA, CONSISTÊNCIA, CORREÇÃO E ATUALIDADE DAS INFORMAÇÕES) 3.MEDIR VARIÁVEIS OBJETIVAS QUE SÃO DEPENDENTES DA APLICAÇÃO (ASSOCIADAS AO CONTEXTO DO USO E QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES)

4 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 MÉTRICA DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA PODE-SE ESTABELECER DOIS TIPOS DE MEDIDA: 1.PARA A AVALIAÇÃO DAS DIMENSÕES REPRESENTADA PELO QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA QI, COM TRÊS SEÇÕES: SEÇÃO 1: CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO SEÇÃO 2: AVALIAÇÃO DIMENSIONAL DA QI SEÇÃO 3: AVALIAÇÃO CONTEXTUAL DA QI 2.PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA REPRESENTADA PELO QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO SISTEMA, COM QUATRO SEÇÕES: SEÇÃO 4: “BACKGROUND” DAS INFORMAÇÕES SEÇÃO 5: COLETA DAS INFORMAÇÕES SEÇÃO 6: ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES SEÇÃO 7: USO DA INFORMAÇÃO

5 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 1.“CONHECER O QUÊ” RELACIONADO COM O ACÚMULO DE CONHECIMENTOS SOBRE AS ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS ENVOLVIDAS EM PRODUZIR, ARMAZENAR E UTILIZAR AS INFORMAÇÕES; 2.“CONHECER COMO” RELACIONADO COM AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS PARA APLICAR PROCEDIMENTOS DE ROTINA PARA PROBLEMAS DE QI JÁ CONHECIDOS; 3.“CONHECER O POR QUÊ” RELACIONADO COM A HABILIDADE DE ANALISAR E PREVER SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DESCONHECIDOS DE QI TRÊS TIPOS DE CONHECIMENTO QUE SE APLICAM À PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E USO DAS INFORMAÇÕES

6 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 MEDEM-SE VARIÁVEIS OBJETIVAS E QUANTIFICÁVEIS: COMPLETEZA, CONSISTÊNCIA, CORREÇÃO E ATUALIDADE DAS INFORMAÇÕES BANCOS DE DADOS SÃO DESENVOLVIDOS PARA GARANTIR A INTEGRIDADE E CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES QUE CONTÊM, MAS GERALMENTE NÃO GARANTE A QUALIDADE DESSAS INFORMAÇÕES EDGAR F. CODD EDGAR F. CODD PROPÔS CINCO REGRAS DE INTEGRIDADE PARA O GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS: 1.INTEGRIDADE DE DOMÍNIO 2.INTEGRIDADE DAS COLUNAS 3.INTEGRIDADE DAS ENTIDADES 4.INTEGRIDADE REFERENCIAL 5.INTEGRIDADE BASEADA EM ESPECIFICAÇÕES DO USUÁRIO MÉTRICA DA AVALIAÇÃO OBJETIVA INDEPENDENTE DO CONTEXTO DE APLICAÇÃO

7 Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM - 2002 MÉTRICA DA AVALIAÇÃO OBJETIVA DEPENDENTE DO CONTEXTO DE APLICAÇÃO TAMBÉM MEDEM-SE VARIÁVEIS OBJETIVAS E QUANTIFICÁVEIS: QUE SÃO ESPECÍFICAS PARA CADA APLICAÇÃO E QUE DEPENDEM DA PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS DESSA ÁREA ESPECÍFICA ESSA AVALIAÇÃO PODE SER SIMPLES E INTUITIVA OU COMPLEXAS E PROFUNDAS DE ACORDO COM OS REQUISITOS ESPECÍFICOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACRESCENTAR AO EXERCÍCIO COM O FORMULÁRIO: e) responder as questões das seções 5, 6 e 7 f) classificar as questões de acordo com a classe de métrica g) definir critérios para a avaliação de cada uma dessas métricas em função das informações avaliadas


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