A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. NORMALIZAÇÃO

2 Prof. Olívio Novaski 2 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO PROCESSO DE ESTABELECER E APLICAR REGRAS A FIM DE ABORDAR ORDENADAMENTE UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA, PARA O BENEFÍCIO E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS E, EM PARTICULAR, DE PROMOVER A OTIMIZAÇÃO DA ECONOMIA LEVANDO EM CONTA AS CONDIÇÕES FUNCIONAIS E AS EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA.

3 Prof. Olívio Novaski 3 BENEFÍCIOS DAS NORMALIZAÇÃO – QUALIT. SÃO AQUELES QUE MESMO SENDO OBSERVADOS NÃO PODEM SER MEDIDOS OU SÃO DE DIFÍCIL MEDIÇÃO. BENEFÍCIOS QUALITATIVOS

4 Prof. Olívio Novaski 4 BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUALIT. – EX. UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE RECURSOS DISCIPLINA DE PRODUÇÃO UNIFORMIDADE DO TRABALHO REGISTRO DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO MAIOR NÍVEL DE CAPACITAÇÃO DO PESSOAL CONTROLE DE PRODUTOS E PROCESSOS SEGURANÇA DO PESSOAL / EQUIPAMENTOS RACIONALIZAÇÃO DO USO DO TEMPO. EXEMPLOS

5 Prof. Olívio Novaski 5 SÃO AQUELES BENEFÍCIOS QUE PODEM SER MEDIDOS. BENEFÍCIOS QUANTITATIVOS BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUANT.

6 Prof. Olívio Novaski 6 BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUANTITATIVOS – EX. REDUÇÃO DE CONSUMO E DESPERDÍCIO. ESPECIFICAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA. PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS. REDUÇÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS. PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO E PROJETOS. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. MAIOR QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS. EXEMPLOS

7 Prof. Olívio Novaski 7 NÍVEIS DE NORMALIZAÇÃO 1. NÍVEL INTERNACIONAL: ISO 2. NÍVEL REGIONAL :CEN COPANT CMN 3. NÍVEL NACIONAL: ABNT 4. NÍVEL ASSOCIAÇÃO: ASTM 5. NÍVEL EMPRESA: PETROBRÁS KRUPP NORMAS RESULTANTES DA COOPERAÇÃO E ACORDOS ENTRE GRANDE NÚMERO DE NAÇÕES INDEPENDENTES, COM INTERESSES COMUNS E VISANDO AO EMPREGO MUNDIAL. NORMAS QUE REPRESENTAM OS INTERESSES QUE BENEFICIAM VÁRIAS NAÇÕES INDEPENDENTES, DE UM MESMO CONTINENTE OU POR UMA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE NORMAS. NORMAS EDITADAS POR UMA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE NORMAS, RECONHECIDA COMO AUTORIDADE PARA TORNÁ-LAS PÚBLICAS, APÓS VERIFICAÇÃO DO CONSENSO ENTRE OS INTERESSES DO GOVERNO, INDÚSTRIAS, CONSUMIDORES E COMUNIDADE CIENTÍFICA DE UM PAÍS.

8 Prof. Olívio Novaski 8 FIXAR CONHECIMENTOS TÉCNICOS (MEMÓRIA TECNOLÓGICA DA EMPRESA). UNIFORMIZAR AS OPERAÇÕES REPETITIVAS (REPRODUZINDO DE FORMA IGUAL E MELHOR ). PROPICIAR ECONOMIA E REDUÇÃO DE CUSTOS ( PADRONIZAÇÃO E REDUÇÃO DE VARIEDADES ). PRODUZIR COM QUALIDADE, SEGURANÇA E BAIXO CUSTO (PRODUTO COMPETITIVO). PERMITIR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE. NÍVEL EMPRESA ESFORÇOS NORMALIZADORES PERMANENTES PARA:

9 Prof. Olívio Novaski 9 ISO-IEC MERCOSUL- CEN ABNT -BSI - AFNOR-DIN SAE - ASME -ASTM NORMAS DA EMPRESA NORMAS INDIVIDUAIS INTERNACIONAL REGIONAL NACIONAL ASSOCIAÇÃO EMPRESA INDIVIDUAL PIRÂMIDE DA NORMALIZAÇÃO

10 Prof. Olívio Novaski 10 NORMALIZAÇÃO E CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ADQUIRE DESEJO GARANTIR A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OBJETIVO PREVISTA NO CÓDIGO DO CONSUMIDOR

11 Prof. Olívio Novaski 11 DAS PRÁTICAS ABUSIVAS ARTIGO 39 - É VEDADO AO FORNECEDOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS: INCISO VIII- COLOCAR, NO MERCADO DE CONSUMO, QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO EM DESACORDO COM AS NORMAS EXPEDIDAS PELOS ÓRGÃOS OFICIAIS COMPETENTES OU, SE NORMAS ESPECÍFICAS NÃO EXISTIREM, PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS OU OUTRA ENTIDADE CREDENCIADA PELO CONSELHO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL ( CONMETRO ). CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

12 Prof. Olívio Novaski 12 O CÓDIGO DO CONSUMIDOR DEIXA BEM CLARO: SE EXISTIREM NORMAS TÉCNICAS PARA QUALQUER PRODUTO COLOCADO NO MERCADO DE CONSUMO, É OBRIGATÓRIA A CONFORMIDADE DESTES PRODUTOS COM OS REQUISITOS DA NORMA SOB PENA DE RESPONSABILIDADE PARA O FORNECEDOR. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A NORMA É PORTANTO, O MELHOR DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. QUANDO O CONSUMIDOR COMPRA UM PRODUTO NORMALIZADO, SIGNIFICA QUE ESTÁ ADQUIRINDO PRINCIPALMENTE PROTEÇÃO. O PRODUTO FOI FABRICADO POR ALGUÉM REALMENTE CAPACITADO QUE UTILIZOU NA SUA FABRICAÇÃO, MATÉRIAS-PRIMAS E PROCESSOS CONTROLADOS E PRINCIPALMENTE QUE O PRODUTO ESTÁ DE ACORDO COM OS SEUS DESEJOS E NECESSIDADES.

13 Prof. Olívio Novaski 13 CONMETRO CNN INMETRO ABNT ONS CB POLÍTICAS E DIRETRIZES AVALIAÇÃO GERAÇÃO DE NORMAS BRASILEIRAS NORMALIZAÇÃO CONSENSUAL

14 Prof. Olívio Novaski 14 EXERCÍCIOS ORGANIZAR UM DIAGRAMA DE AFINIDADES, MOSTRANDO OS BENEFÍCIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, DA ELABORAÇÃO DA NORMA PARA EFETUAR A MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSODIAGRAMA DE AFINIDADES


Carregar ppt "Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google