A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tobias Barreto de Meneses ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tobias Barreto de Meneses ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Tobias Barreto de Meneses (1839-1889)

2 Vida e obra Nasceu na vila sergipana de Campos, em 7 de junho de 1839.
Faleceu em Recife, em 27 de junho de 1889. Filósofo, jurista, político e poeta. É o patrono da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras. Em 1864, formou-se na Faculdade de Direito do Recife, destacando-se como orador e polemista antimonarquista e abolicionista. Dedicou vários anos a aprofundar-se no estudo do alemão.

3 Vida e obra Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica – 1875
Brasilien, Wie es Ist – 1876 Ensaio de Pré-História da Literatura Alemã – 1879 Um Discurso em Mangas de Camisa – 1879 Filosofia e Crítica – 1879 Estudos Alemães – 1879 Algumas Idéias sobre o Chamado Fundamento do Direito de Punir – 1881 Menores e Loucos – 1884 Discursos – 1887 Questões Vigentes de Filosofia e de Direito – 1888 Vários Escritos* Polêmicas* Dias e Noites* * Publicação póstuma

4 Tobias Barreto ( ) A contribuição de Tobias Barreto à evolução do pensamento filosófico brasileiro pode ser dividida em duas grandes seções: a) sua obra crítica: combate e ajuda a desacreditar o espiritualismo predominante no período anterior. Ao mesmo tempo, investe contra a nova corrente em emergência, o positivismo, que acabaria por conquistar posições sólidas na alma nacional. b) a tentativa de restauração da metafísica: tenta restaurar os foros de cidadania da metafísica - que o positivismo contestava.

5 Tobias Barreto ( ) Apresentou uma contribuição original, ao apontar a cultura como definitiva superação do positivismo, abrindo, assim, um novo caminho à inquirição metafísica. Essa parcela de sua obra seria denominada, com propriedade, por Miguel Reale, de culturalismo. O culturalismo de Tobias Barreto se propõe refutar a idéia positivista de física social.

6 Tobias Barreto ( ) O empenho de retirar a sociedade da subordinação aos esquemas positivistas de análise leva-o a considerar as idéias de liberdade e de finalidade. Ao fazê-lo, acabaria por circunscrever uma esfera de investigação, a cultura, passível de consideração de ângulo filosófico.


Carregar ppt "Tobias Barreto de Meneses ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google