A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
A PESQUISA é a atividade básica da ciência pela qual descobrimos a realidade. Busca, indagação, investigação e informação. Propósito: estudar,analisar, registrar interpretar e descrever os fatos do mundo físico. É anterior a atividade de transmissão do conhecimento.

2 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OU ESTUDO EXPLORATÓRIO - Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos, dispensando a elaboração de hipóteses (nem sempre), envolve a busca de informações e de conhecimento. A organização formal pode ser estruturada por meio de três tipos

3 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA QUANTITATIVA - O pesquisador descreve, explica e prediz. Usa a quantificação através de técnicas estatísticas como percentual, média, desvio-padrão, análise de regressão etc. A organização formal pode ser estruturada por meio de três tipos

4 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA QUALITATIVA - O pesquisador participa, compreende e interpreta. Argumentação lógica das idéias. Conhecer os fatos para tomar decisões públicas. É a mais utilizada nas Ciências Sociais.

5 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA TEÓRICA- Preocupa-se em montar e desmontar, criticar e reconstruir teorias existentes. Apóia-se em verdades imperativas, oriundas de estudos anteriores dispensando a prática e valorizando o uso da razão e da lógica.

6 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA PRÁTICA OU EXPERIMENTAL - Tem base na experimentação, na comparação e verificação de condições favoráveis a sua comprovação. Se faz através do teste prático de possíveis idéias ou posições teóricas. Apropriada para a física, química, biologia, saúde, nas quais o fenômeno pode ser reproduzido em situação laboratorial.

7 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA EMPÍRICA- Constrói modelos a partir de análises de experiências vividas pela própria pessoa. O aprendizado se dá por tradição, ensaios e erros.

8 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA-AÇÃO - Investigação social com base empírica, o pesquisador e o participante estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

9 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA DESCRITIVA-Analisa, observa, registra fatos ou fenômenos extraídos do ambiente natural, da vida real, para conhecer e comparar as várias situações que envolvem o comportamento humano.

10 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA BÁSICA- Sem um propósito imediato de aplicação; é generalista; voltada para a descoberta de fenômenos naturais e físicos; não tem compromisso com a ética, apenas com a geração de conhecimento.

11 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA APLICADA-Transformar o conhecimento puro em elementos, situações destinadas a melhorar a qualidade de vida da humanidade, aspecto utilitário.

12 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA DE INOVAÇÃO OU TECNOLOGIA - Utiliza os conhecimentos das pesquisas básica e aplicada para interesses tecnológicos, industriais. Visa aos interesses de comercialização e lucro.

13 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA DE CAMPO – Verifica, testa e confirma como a teoria estudada comporta-se na prática. Coleta dos dados no ambiente real, constitui parte integrante da pesquisa descritiva, presta-se mais para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, aspectos gerais da sociedade.

14 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS ATITUDES, CONDUTAS, COMPORTAMENTOS.
OBSERVAÇÃO INDIRETA DADOS SECUNDÁRIOS ANÁLISE DOCUMENTAL OBSERVAÇÃO DIRETA DADOS PRIMÁRIOS PARA MEDIR ATITUDES, CONDUTAS, COMPORTAMENTOS.

15 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS DIRETA INTENSIVA
1 – OBSERVAÇÃO Sistemática (estruturada, planejada e controlada) e assistemática (livre, informal, espontânea, ocasional). Participante (incorpora-se ao grupo) e não participante (não se envolve é o espectador). Individual e em grupo. Na vida real (ambiente real) ou em laboratório (condições controladas).

16 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS
DIRETA INTENSIVA 2 – ESCALA LIKERT – Técnica adequada para obter dados quantitativos e qualitativos. Abrange um conjunto de cinco a sete pontos de uma escala que vai de um extremo a outro do conceito. A cada ponto, associa-se um valor numérico, obtendo uma pontuação para cada item, sendo a soma desses valores o indicativo da atitude favorável ou desfavorável.

17 TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS
DIRETA INTENSIVA 3– ENTREVISTAS ESTRUTURADAS – Roteiro previamente estabelecido, as perguntas predeterminantes. SEMI-ESTRUTURADA – Focalizada, clínica e não dirigida. Liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção. PAINEL – Repetição de perguntas, de tempo em tempo, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos. GRUPO FOCAL – Três ou quatro grupos, constituídos de seis a doze pessoas, com opinião formada a respeito do assunto, para fazer análises qualitativas, levantar motivos , razôes, propostas de soluções.

18 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS
DIRETA EXTENSIVA 4-QUESTIONÁRIOS- série ordenada de perguntas, respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Vantagens Limitações Processo de elaboração Pré-teste

19 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS
DIRETA EXTENSIVA 5–ANÁLISE DE CONTEÚDO- Técnica que utiliza textos, falas, informações já coletadas, requer do pesquisador maturidade ( pré-analise, descrição analítica, interpretação inferencial).


Carregar ppt "PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google