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PublicouEmanuel Camelo Salazar Alterado mais de 8 anos atrás
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Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Professor: Elder André Zuin
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Apresentação do Professor
Graduação em Engenharia Mecânica (1998); MBA em Engenharia da Qualidade (2008); 12 anos de experiência como engenheiro de desenvolvimento de produtos e processos. 2
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Apresentação dos Alunos
Nome; Área de atuação profissional; Expectativas do curso; Expectativas da disciplina. 3
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Metodologia da Disciplina
Aulas expositivas; Apresentação de slides; Exemplos; Exercícios individuais e em grupo. 4
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Conteúdo Programático
Conceitos e definições básicas; Evolução da Qualidade; Normalização; Abordagem de processos; Requisitos da NBR ISO 9001:2008; Visão Geral da NBR ISO 9001:2015. 5
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Bibliografia Básica MARSHALL JR., I.; CIERCO, A. A.; ROCHA, A. V. Gestão da qualidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006. MELLO, C. H. P.; SILVA, C. E. S.; TURRIONI, J. B. ISO 9001:2000: sistema de gestão de qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2006. VIEIRA FILHO, G. Gestão da qualidade total: uma abordagem prática. São Paulo: Alínea, 2007. 6
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Bibliografia Complementar
BALLESTRERO-ALVAREZ, M. E. Administração da qualidade e da produtividade. São Paulo: Atlas, 2001. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Cengace Learning, 2009. WERKEMA, C. Lean Seis Sigma: introdução às ferramentas do Lean Manufacturing. São Paulo: Werkema Ed 7
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Critério de Avaliação Média final de aproveitamento (M)
AVC: avaliação contínua (máximo 10,0 pontos); AVG: avaliação global individual (máximo 10,0 pontos). Composição da AVC AVC1: avaliação escrita realizada em sala: máximo 10,0 pontos; AVC2: avaliação escrita realizada em sala: máximo 10,0 pontos; AVC3: avaliação escrita realizada em sala: máximo 10,0 pontos; AVC4: apresentação de seminários: máximo 10,0 pontos. 8
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Temas dos Seminários Evolução da Qualidade
Normas técnicas: ABNT, ISO: Brasil e mundo Exemplo de aplicação de implantação de ISO em indústria Exemplo de aplicação de implantação de ISO na prestação de serviços ISO 9001: 2008 – detalhes ISO 9001: 2015 – mudanças 9
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Critério de Avaliação dos Seminários
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Critério de Aprovação Notas M ≥ 6,0 → Aprovado
M < 6,0 → Prova Substitutiva Frequência Frequência ≥ 75% → Aprovado Frequência < 75% → Reprovado 11
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Calendário Acadêmico Apresentação geral: professor, alunos e disciplina Introdução do conceito Qualidade Normalização Avaliação Contínua 1 NBR ISO 9001 e a abordagem de processos Introdução aos requisitos da ISO 9001 Requisito 5 da ISO 9001 Avaliação Contínua 2 Requisito 6 da ISO 9001 Requisito 7 da ISO 9001 Requisito 8 da ISO 9001 Feriado Avaliação Contínua 3 ISSO 9001:2015 Avaliação Contínua 4: seminários Avaliação Global 12
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Observações Importantes
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