A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Organizacional
O Plano de Aula Profa. Ivani Falcão

2 Carga horária: 20h/a Encontros 10, 17, 24 e 31/05 e 07/06

3 Ementa Sociologia, Sociedade, Cultura e Cultura Organizacional;
Sociedade e Organizações Sociais; Organizações Sociais e Organizações de Trabalho; Práticas culturais e as metas organizacionais; Clima organizacional e a gestão do tempo; Aprendizagem e compreensão da cultura organizacional; Barreiras culturais às mudanças; Cultura organizacional e as questões de poder, autoridade, comunicação.

4 Objetivos Apresentar uma visão geral do significado de cultura organizacional; Compreender o conceito de cultura para a sociedade global e local; Estabelecer vínculos entre cultura, indivíduo e organização; Transmitir ao aluno perspectivas de avaliação da cultura no contexto das organizacionais; Identificar elementos da cultura organizacional e o impacto dos mesmos em processos e estruturas administrativas; Abordar o papel desempenhado pelos indivíduos na formação e manutenção da cultura organizacional; Contextualizar fenômenos de poder e mudança na cultura organizacional.

5 Bibliografia Básica BERNARDES, C. MARCONDES, R.C. Sociologia Aplicada à Administração: Gerenciamento de Grupos nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2000. ROBBINS,S. P. Comportamento Organizacional.São Paulo: Prentice Hall, 2002. SROUR, Robert Henry. Poder, Cultura e Ética nas Organizações. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2005. TAVARES, M. G. P. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

6 Metodologia de aulas Aulas expositivas, dialogadas;
Estímulo ao debate com participação dirigida, bem como exercícios e análise de casos. Apresentação de seminários.

7 Critérios de Avaliação
Atividades e exercícios desenvolvidos em sala de aula: Cases, dinâmicas, exercícios práticos, testes. 5,0 TCD (oral) 2,0 TCD (escrito) 3,0 Freqüência para aprovação 75% das 20h/a 4 h/a (1 falta)

8 Trabalho de Conclusão da Disciplina
Em grupos com entrega de relatório de atividade Escolha uma empresa qualquer. Levante todas as informações necessárias a respeito dela e de como ela se comunica com seu publico interno e externo. Informações que possam mostrar-lhe quem é esta organização na visão da disciplina que está sendo realizada Obs.: É imprescindível que todos os membros do grupo participem da pesquisa e que cada um traga os materiais que pesquisar. Traga folhas de papel pautado, meia cartolina, cola, tesoura e revistas Obs.: É imprescindível que cada membro do grupo traga uma revista. Na ultima aula haverá uma dinâmica de grupos para o desenvolvimento de um trabalho escrito e pratico.


Carregar ppt "Cultura Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google