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Cultura Organizacional
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Psicologia Organizacional Profa. Maria de Lurdes Domingos
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Cultura Organizacional: definições
“Um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como uma forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas” (Schein, 1992, apud Carvalho, 2008) “... um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais.” (Robbins, 2005:375) “...constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização” (Chiavenato, 2010:173) Cultura Organizacional: definições
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Sistema de Valores: Homogêneo X Heterogêneo
Cultura dominante Subculturas Microculturas dentro da organização. Embora tenham valores essenciais, incluem valores específicos. Ex: Depart., separação geográfica, hierarquia etc; Visão macro Expressa os valores essenciais compartilhados pelos membros da organização. Sistema de Valores: Homogêneo X Heterogêneo
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Funções da Cultura Organizacional
Definir as fronteiras entre uma organização e as outras. Proporcionar senso de identidade aos membros da organização. Facilitar o comprometimento com algo que ultrapasse os interesses individuais. Estimular a estabilidade do sistema social. Sinalizar um sentido e ser um mecanismo de controle para o ajuste dos funcionários na organização Funções da Cultura Organizacional Fonte: Robbins, 2005
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Cultura Organizacional no contexto atual
Ética Excelência Stakeholders
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Cultura como Passivo Barreiras às mudanças Barreiras à diversidade
Barreiras à aquisição e fusões Cultura como Passivo
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CULTURAS ORGANIZACIONAIS: formação
Fonte: Robbins, 2005
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Cultura Formação Inicial
Fundadores: modelo de identificação Contratação e manutenção de funcionários Doutrina e socialização Introjeção de valores, convicções e premissas
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Manutenção da cultura organizacional
Processos de Seleção Busca de candidatos que tenham possibilidade de melhor se adaptarem à organização. Fornece informações sobre a empresa aos candidatos. Dirigentes Os altos executivos estabelecem normas que se difundem pela organização. Processos de Socialização Adaptação dos novos funcionários à cultura da organização. Manutenção da cultura organizacional
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Modelo de Socialização
Fonte: Robbins, 2005
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Socialização: modelo de adaptação mútua
ORGANIZACIONAL A organização adapta as pessoas às suas conveniências PERSONALIZAÇÃO As pessoas adaptam as organizações às suas conveniências Socialização: modelo de adaptação mútua Fonte: Chiavenato, 2010
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CULTURA ORGANIZACIONAL: Elementos básicos
Histórias Rituais e cerimônias Símbolos materiais Crenças e tabus Valores e pressupostos Heróis
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Cultura Organizacional: aspectos formais e informais
Fonte: Gomes, s/d, Adaptado de Stoner e Freeman (1992)
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Referências Bibliográficas
BISPO, C. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, p , Maio/Ago Disponível em CARVALHO, S. Cultura Organizacional como fonte de vantagem competitiva. Em Hanashiro, D & all. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em Stakeholders. 2ª ed. P SP:Saraiva, CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ª ed. RJ: Elsiever, 2010 FREITAS, M. Cultura Organizacional: identidade, sedução e carisma. RJ: FGV, GOMES, E. Cultura Organizacional: um estudo de caso. Disponível em Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11ª ed. Pearson Prentice Hall, 2007 Referências Bibliográficas
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