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QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
TRABALHOS ACADÊMICOS QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profª Giovanna Alves Mendonça Teles

2 Resumos Mapa Conceitual Resenha Pesquisa Bibliográfica Relatórios Fichamento

3 Resumos Apresentação concisa e seletiva do texto;
Principais ideias do autor da obra; Recurso didático; Prática de estudo; Linguagem própria do aluno. Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto".

4 Tipos de resumo Esquemático - focaliza a estrutura de organização do texto identificar título, autor; elementos não textuais; sublinhar palavras ou expressões desconhecidas; tópicos e palavras-chave.

5 Descritivo - focaliza o conteúdo do texto, indicando as principais ideias do autor
reler o texto, sublinhando frases que exponham pontos relevantes, tais como: conteúdo, finalidade, metodologia, ideias principais e conclusões do autor; apresentar, de forma resumida, as ideias principais do autor.

6 Interpretativo – forma mais elaborada de resumo em que se estabelece um diálogo com o autor.
texto próprio, incluindo a interpretação pessoal que se faz das ideias apresentadas no texto original.

7 MAPA CONCEITUAL Recurso para ordenar e hierarquizar conceitos;
Estratégia de estudo e aprendizagem; Visualização de conceitos-chave, expressando graficamente suas inter-relações; Resumir e ou ampliar textos.

8 Exemplo de mapa conceitual

9 Resenha Resumo crítico mais abrangente;
permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor; comparação com outras obras da mesma área; avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero; normalmente é uma tarefa para especialistas no assunto, como professores de determinada área.

10 Segundo Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação.

11 TIPOS DE RESENHA Resenha acadêmica; Resenha crítica, Resenha temática;
Resenha descritiva.

12 Uma resenha deve conter os seguintes elementos:
* Autor; * Título; * Local da Publicação; * Editora; * Data; * Edição; * Tamanho; * Autoria; * Resumo; * Tipo de Livro; * Bibliografia; * Apreciação. Escrita em terceira pessoa, implicando em certa neutralidade.

13 PASSOS PARA ESCREVER UMA RESENHA ACADÊMICA
Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

14 Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

15 Identifique o autor: Cuidado
Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmica(o) do Curso de ________________ das Faculdades Alves Faria (ALFA)”

16 A resenha exige capacidade de síntese, objetividade, relativa maturidade intelectual, domínio do assunto abordado na obra, sobriedade e, como em todo texto dissertativo, argumentação eficiente, que é resultado dos requisitos anteriores.

17 Pesquisa Bibliográfica
textos escritos a partir de leituras e análises de diversas posições teóricas acerca de um tema; consulta a materiais já produzidos e sistematizados e de valor científico reconhecido; elaboração pressupõe consulta a diferentes fontes bibliográficas impressas, audiovisuais ou eletrônicas; Utilização de citações diretas e indiretas dos autores pesquisados e ao final, apenas as obras ou fontes explicitamente citadas no corpo do trabalho;

18 relatórios Avaliação do aluno na realização de experimentos laboratoriais, na observação de situações específicas ou em atividades extraclasse; Participação em eventos técnico-científico-culturais, Visitas técnicas; Estágios supervisionados; Linguagem formal, (informações, conclusões, sugestões e recomendações dirigidas às pessoas e instituições envolvidas).

19 fichamento Técnica destinada a racionalizar o trabalho científico;
Ideias pessoais do pesquisador; Método de registrar dados; Classificação das informações segundo o conteúdo ou de acordo com a forma de obtenção do conhecimento.


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