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ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA
Profª: Lílian Melgaço
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DIFERENÇAS: LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO
Liderança: uma das várias funções do administrador. Liderança requer habilidades subjetivas e complexas. Administrar seria uma das funções do líder.( Marquis e Huston, 1998 )
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ausências, patrimônio,etc.
■ Administrar, enfatiza controle: custos, salários, ausências, patrimônio,etc. ■ Liderar: estimula, harmoniza, aumenta a produtividade e força de trabalho. ■ O administrador faz acontecer, tem responsabilidades. ■ O líder influencia e orienta o curso das ações. ■ A experiência mostra que liderança e administração se completam.....
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ADMINISTRADOR E LÍDER ■ O administrador orienta, dirige e motiva.
■ Um líder fortalece os outros. ■ Então: Todo administrador deve ser um líder ■ Porém: um cargo não torna uma pessoa um líder. Somente seu comportamento determina se ele é ou não um... ADMINISTRADOR E LÍDER
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LIDERANÇA CONCEITO: processo que se baseia na coordenação de grupos, administrando os conflitos e estabelecendo critérios de relação e trabalho.
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EVOLUÇÃO HISTÓRICA: Teoria da liderança
Líder: Termo usado desde o século XIV. Liderança: A partir do século XIX. Algumas definições: ■ Ponto de polarização para cooperação do grupo.( Chapin,1924). ■ Processo de conduzir um grupo ou grupos, numa direção Líder: Torna tão palpável e sedutora uma visão, que os outros a subscrevem com avidez.
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Teoria do grande homem e das características:
EVOLUÇÃO DA TEORIA DA LIDERANÇA: Estudo científico teve início no século XX. Teoria do grande homem e das características: ■ Base para a maioria das pesquisas até 1940. ■ Origem na filosofia de Aristóteles: Alguns homens nascem para liderar, outros para serem liderados. ■ Defendem que alguns homens possuem algumas características que o tornam melhores líderes.
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EVOLUÇÃO DA TEORIA DA LIDERANÇA:
Teoria do comportamento:Estilo de liderança. Identificando estes estilos: Autocrática ( autoritária); Democrática (participação de todos); Laissez-faire (liberdade exagerada); Desagregadora (divisora); Intuitiva (intuição). ☻O estilo exerce influência sobre o meio.
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TEORIAS CONTEPORÂNEAS DE LIDERANÇA.
Final da década de 70, existem mais variáveis: cultura da organização, os valores do líder/administrador e a complexidade da situação.
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ADMINISTRADORES Têm cargo designado na organização.
Fonte legítima de poder ( autoridade do cargo. Exercem função, deveres e responsabilidades. Enfatizam controle, decisões, análise e resultados. Manipulam pessoas, tempo, dinheiro e ambiente para atingir as metas da organização. Têm comprometimento formal. Origem subordinados cooperativos e não cooperativos.
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LIDERANÇA COM EMOÇÃO O ser humano é “a soma de suas escolhas”
É importante que saiba o caminho que deve seguir. “Separar o que é necessário do que é possível para alcançar o sucesso”
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“ Imprimir nos seus liderados um sentimento positivo ”
Principal função do líder : “ Imprimir nos seus liderados um sentimento positivo ” O Líder “age como um catalisador de mudanças, sendo a alma simbólica da coletividade” buscando alcançar os objetivos da organização. (VIANNA, 2003)
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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (IE)
Relacionada a emoções e é fundamental para o sucesso do líder Muitas vezes essa dimensão emocional não é aparente Mas é a partir dela que as ações do líder vão funcionar como deveriam LÍDERES estão em todos os níveis da organização
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LIDERANÇA: NA ENFERMAGEM ■ Líderes estão nas 3 categorias:
Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros Lei 7.498/86: ■ O enfermeiro deve chefiar a equipe (Art. 15) ■ Na prática nem sempre é o que acontece: A liderança pode e deve ser exercida por diversos membros do grupo, dependendo da situação e é uma das funções do líder contribuir para a formação de novos líderes
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A ENFERMAGEM: LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO
A enfermagem é chamada a reagir à evolução das forças tecnológicas e sociais. Responsabilidades administrativas fazem parte dos serviços de enfermagem. A administração, precisa de um enfermeiro com conhecimento, habilidade e competência em todos os aspectos administrativos. A administração em enfermagem / instituição de saúde, deve incorporar as dimensões que harmonizam as necessidades da instituição, da equipe e do cliente. O desenvolvimento de habilidades de liderança se faz necessário.
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REFLEXÃO A liderança é distribuída e não reside apenas em quem ocupa o topo do poder, mas em cada individuo,de qualquer nível hierárquico,social ou político que sirva de líder para um grupo de seguidores
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A EVOLUÇÃO Tempos de mudanças
■Todas as organizações “precisam cultivar líderes capazes de provocar o efeito emocional que leva as pessoas a florescer” (GOLEMAN, 2003) ■ Não há uma linha divisória entre ser humano e profissional (VIANNA,2003) Trabalho diário do enfermeiro e equipe ■ Cuida de seres humanos em situações de grande vulnerabilidade ■ Usar a empatia para compreender as emoções de seu cliente vai fazer diferença no cuidar
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Papel / estilo do líder “ O líder gerencia significados Por isto... O que diz ou faz e como reage às diversas situações são importantes para criar o tipo de elo de ligação entre ele e sua equipe O líder serve de exemplo. ”
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Papel do Líder no Gerenciamento de Emoções
Toda a equipe de enfermagem precisa trabalhar bem humorada e saber gerenciar corretamente suas emoções Emoções negativas – raiva: ■ Prejudicam o trabalho e acabam contagiando todo o ambiente, inclusive o do cliente
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ESTILOS DE LÍDER GOLEMAN; BOYATZIS;McKEE( 2002 )
Ressonantes visionário conselheiro agregador democrático Dissonantes despótico agressivo
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ESTILOS DE LÍDER VISIONÁRIO ■Como criar ressonância:
conduz as pessoas rumo a sonhos compartilhados ■ Impacto sobre o clima : o mais intensamente possível ■ Quando é apropriado : quando as mudanças requerem uma nova visão CONSELHEIRO ■ Como criar ressonância: liga o que a pessoa quer com as metas da empresa ■ Impacto sobre o clima: extremamente positivo ■ Quando é apropriado: para ajudar um funcionário a melhorar seu desempenho, desenvolvendo recursos a longo prazo
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ESTILOS DE LÍDER AGREGADOR
■ Como cria ressonância:cria harmonia conectando as pessoas entre si ■ Impacto sobre o clima: positivo ■ Quando é apropriado: para remediar fissuras numa equipe, motivar em momentos de tensão ou fortalecer vínculos DEMOCRÁTICO ■ Como cria ressonância: valoriza as contribuições de cada um e obtém comprometimento por meio da participação ■ Impacto sobre o clima: positivo ■ Quando é apropriado: para obter adesão ou consenso, ou conquistar a valiosa colaboração dos funcionários
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ESTILOS DE LÍDER AGRESSIVO
■ Como cria ressonância: atinge metas desafiadoras e estimulantes ■ Impacto sobre o clima: já que é mal utilizado com demasiada freqüência, geralmente é extremamente negativo ■ Quando é apropriado: para obter resultados de alta qualidade de uma equipe motivada e competente DESPÓTICO ■ Como cria ressonância: mitiga temores determinando uma direção clara em uma emergência ■ Impacto sobre o clima: como é mal aplicado com grande freqüência, extremamente negativo ■ Quando é apropriado: em uma crise, para deflagrar rapidamente uma virada, ou com funcionários problemáticos
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Estilos agressivo e despótico
E A CULTURA DA ENFERMAGEM? REAGE OU É PROATIVA ?
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O QUE OS LÍDERES FAZEM: Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe. Os líderes mostram a visão e fazem com que a vivencie. Os líderes usam a empatia. Os líderes angariam confiança com franqueza e reconhecendo os méritos alheios. Líderes tomam decisões impopulares. Os líderes questionam e instigam. Os líderes dão o exemplo. Os líderes são o exemplo.
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Atribuições dos líderes
Coordenação de atividades; Planejamento; Estabelecimento de políticas; Conhecimento técnico específico; Comunicação; Determinação de recompensas e punições; Ideologia do grupo.
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Considerações finais:
Nenhum líder é perfeito, nem precisa ser O importante é usar o estilo certo na hora certa, conforme as necessidades Aprimorar-se, catalisar mudanças, usar empatia e talento para desenvolver novos lideres é indispensável ISTO É SER ÉTICO
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