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(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).

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Apresentação em tema: "(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978)."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento do Psiquismo: funções psíquicas elementares e superiores Lígia Márcia Martins

2 (...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
(...)toda função no desenvolvimento cultural da criança aparece em cena duas vezes, em dois planos; primeiro no plano social e depois no psicológico, em princípio entre os homens como categoria inter psíquica e logo no interior da criança como categoria intra psíquica (Vigotski, 1995)

3 Podemos, pois, dizer que a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens (Saviani, 2003).

4 Psiquismo: objeto da Psicologia Histórico Cultural.
Sistema interfuncional complexo - imagem (subjetiva) da realidade objetiva.

5 Desenvolvimento: confronto entre formas primitivas e formas culturais de comportamento.
Evolução por revolução: contradições internas entre aspectos naturais e sociais: superação das Funções Psicológicas Elementares em direção às Funções Psicológicas Superiores.

6 Funções Psicológicas. Sensação Percepção Emoção
Atenção (voluntária / involuntária) Memória (voluntária) / voluntária) Linguagem Pensamento Sentimentos

7 Sensação: captação das propriedades isoladas dos fenômenos (Analítica).
Bases fisiológicas – Analisadores (receptores, nervos aferentes, zonas cerebrais) Analisadores: desenvolvem-se sob influência do meio externo. Reflexo incondicionado ---- Reflexo condicionado.

8 Percepção: captação do conjunto de
propriedades do objeto (Sintética). Resultam da estimulação complexa: todo único operando sobre os analisadores. Imagem unificada dos objetos: produto de conexões que vão se firmando entre os analisadores graças às experiências. Objeto Percepção Imagem (Signo) Palavra (Significação)

9 Atenção: foco da consciência – eleição seletiva de estímulos perceptivos.
Seleção Retenção Inibição Atributos: Tenacidade (concentração) Vigilância (desvio) Amplitude /Intensidade *Qualidades: Atenção Involuntária (objetos) Atenção Voluntária (ação / fins)

10 Memória: imagem por evocação daquilo que no passado foi sentido, percebido e atentado.
Fixação Armazenamento Evocação Tipos: Involuntária (carece do fim específico de memorização) Voluntária ( visa fixação/evocação)

11 Pensamento: articulação lógica de idéias.
Linguagem: sistema de signos. (representação de primeira ordem). *Meio de comunicação. Pensamento: articulação lógica de idéias. *Conhecimento do real e regulação do comportamento. Palavra: unidade de análise de pensamento e linguagem Objeto Palavra Conceito (Prévio)

12 Conteúdo do pensamento: idéia
Idéia: imagem (realidade) convertida em signo (palavra). Idéias: Conceitos / Juízos Conceito: características gerais e distintivas dos objetos. Juízos: relações entre conceitos (algo sobre algo)

13 Tipos de Pensamento: Pensamento empírico: indica aquilo que o fenômeno é sob dadas condições; diretamente derivado da atividade prática, sensorial; pautado na lógica formal. Pensamento Teórico: indica aquilo que o fenômeno é, como chegou a sê-lo e como poderá ser diferente; diretamente derivado de conceitos; busca a apreensão do fenômeno em seu movimento, portanto, pauta-se na lógica dialética (essencialidade concreta)

14 Imaginação: construção (antecipada) da imagem do produto da atividade.
Origem objetiva: representação da realidade (conhecimento). Desenvolvimento: ruptura de conexões habituais Imagem / Objeto tendo em vista novas conexões, novo objeto, nova imagem = Criação!

15 Imaginação / Pensamento
Imaginação: prevalência de abstrações figuradas. Pensamento: prevalência de abstrações conceituais. Tal prevalência é orientada pelo grau de indeterminação/precisão da situação (conhecimentos).

16 Portanto: Sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento imaginação: Operam para a construção da imagem subjetiva da realidade concreta, isto é, construção do conhecimento objetivo = funções cognitivas.

17 Porém...a realidade concreta afeta o sujeito do conhecimento, isto é suscita vivências ao mesmo tempo cognitivas e afetivas. Mobiliza emoções e sentimentos. Emoções: reflexo sensorial direto; reação à qualidades isoladas dos objetos; caráter circunstancial, mobiliza mecanismos fisiológicos.

18 Sentimentos: desenvolvem-se sob influência da cultura, quando as reações emocionais, sob decisiva influência da linguagem, conquistam significações. Dependem, sempre, de objetos e fenômenos em conjunto; mobilizam-se por relações entre realidade presente, experiências passadas e expectativas futuras; possuem caráter mais prolongado e constante. Possibilitam o direcionamento das emoções.

19 Papel desempenhado Especificidade da função Totalidade Inter-funcional
Atividade realizada pelo indivíduo – vínculos

20 Sujeito/Objeto Atividade FPS Consciência Representação do Real

21 Qualidade do conhecimento construído =
Representação do Real Grau de fidedignidade Qualidade do conhecimento construído = Apropriações = Ensino de Qualidade Inteligibilidade e controle sobre si e sobre o mundo!


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