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Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social

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Apresentação em tema: "Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social"— Transcrição da apresentação:

1 Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
em 27 de abril de Seminários Saúde e Trabalho Ergonomia Cognitiva: Novo trabalho, Tarefas complexas, Outras competências Júlia Issy Abrahão Universidade de Brasília

2 Ergonomia Objetivos da Ergonomia:
transformar o contexto de trabalho e, produzir conhecimentos científicos Os princípios que norteiam a ação ergonômica: a integração entre o conforto, a segurança e a eficiência dos homens e dos equipamentos; a atividade de trabalho como eixo central; e, a articulação entre o trabalho prescrito e o trabalho real

3 Ergonomia e Novas Tecnologias
As evoluções tecnológicas influenciaram na gênese da ergonomia enquanto disciplina e têm alterado de forma estrutural a relação homem-trabalho. A introdução das novas tecnologias no contexto de trabalho: altera a natureza da atividade; eleva a complexidade da tarefa; e, aumenta as exigências de natureza cognitiva.

4 Características das tarefas complexas
As tarefas tendem a ser mais complexas: quanto maior o número de elementos a serem tratados; quando requer do sujeito uma capacidade de avaliação e antecipação dos procedimentos e disfuncionamentos; quando exige capacidade de abstração acentuada; quando a sua natureza é dinâmica e incerta.

5 (físicas, psicológicas, sociológicas)
Modelo Ergonômico Genérico - MEG Sistema de trabalho C o m p e t ê n c i a s metas e sub-metas critérios para bons resultados Operador demanda restrições suportes resposta demanda restrições condições Sistema tecnológico Características (físicas, psicológicas, sociológicas) Atividades Posto de trabalho Ambiente do sistema de trabalho físicas + cognitivas ações Sistema empresarial e organizacional resposta produtos ambiente físico Políticas sócio-econômicas Co-operadores ST interpretado ST real ST prescrito resultados do trabalho Modelo proposto por Marmaras e Pavard (1999)

6 MEG - Cognição Ênfase no componente cognitivo Ambiente do Sistema de
Trabalho Ambiente do Operador Ênfase no componente cognitivo Diagnóstico Compreensão dos processos cognitivos Transformação do sistema técnico

7 Processos perceptivo e cognitivo
Possibilidade de erros Verdade X Realidade Processos perceptivo e cognitivo

8 Processos perceptivo e cognitivo
Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensorial Cérebro Estruturas corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito R E S P O T A Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem

9 Cognição Mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando a sua interpretação, classificação e organização Conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informação e desenvolve conhecimentos.

10 Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico
Cognição Diferentes disciplinas estudam os Processos Cognitivos A cognição no contexto do trabalho (mesmo em tarefas repetitivas) A influência das Novas Tecnologias Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico

11 Ergonomia Cognitiva Disciplina aplicada que estuda os processos cognitivos em situação de trabalho Não se trata de entender a natureza da cognição humana Particularização do conhecimento mais amplo para compreender uma situação específica Formação de um quadro teórico com conceitos próprios

12 Cognição Situada Centrada na Atividade
Particularização de conhecimentos Conhecimento criado “pela ação” e “para ação”

13 Cognição Compartilhada
Conhecimento relativo ao coletivo do trabalho Representações compartilhadas sobre as atividades desempenhadas Não é uma somatória de conhecimentos Estruturadora das ações e interações no grupo

14 Representação para Ação
Representações mentais que atuam como elo entre sujeito e o contexto Apreensão de elementos de um contexto Imagem operatória Modelos mentais incompletos, pessoais e instáveis Norteia a ação do indivíduo

15 Representação para Ação
Características: - processos mentais ativos para apropriação das situações; - construir significados sobre uma situação - caráter finalístico; - processo qualitativo de re(estruturação) constante e reorganização dos conteúdos - processo de aprendizagem; - desenvolvimento contínuo; e - o processo representativo não é cristalizado.

16 Desenvolvimento de competências
Conhecimentos Habilidades Experiência Competência


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