A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Arquivísticos Aula 4. índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Arquivísticos Aula 4. índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Arquivísticos Aula 4

2 índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência

3 1. Transformações ocorrida na Idade Contemporânea Desenvolvimento do Pensamento Iluminista e do Liberalismo. Fim do Poder Centralizado nas mãos dos reis (Poder Divino) Divisão do poder administrativo com um Parlamento Revolução Francesa: –Situação política e social da França; –Grandes secas e geadas / fome; –Revoltas populares / Tomada do poder

4 Antes da Revolução os arquivos não conheciam nenhuma centralização. Cada Ministério tinha sua própria organização. Criação dos “Chartries” para a guarda dos títulos de propriedades das classes nobres.

5 Instalada a Revolução Francesa num primeiro momento é destruído a maior parte dos títulos de propriedade e todos os documentos relativos as classes nobres; É estabelecido uma nova Legislação para os arquivos: Lei de 7 de messidor do ano II –O essencial da Lei baseava-se em 2 títulos: a centralização dos arquivos públicos sob a autoridade do Arquivo Nacional e a separação e destruição de todos os documentos referentes a nobreza.

6 Outro aspecto foi a centralização de todos os documentos que “eram enviados com precipitação em sacos e caixas sem inventários e postos sem ordem numa sub-sala (….) empilhados em 32 e toneladas “ (Bauiter) Saliente-se a Criação do 1º Arquivo Nacional com abertura ao público 2ª Grande incorporação : Napoleão transfere documentos dos territórios conquistados Tratamento dos arquivos como um só conjunto de documentos.

7 Fundação do Archives Nationales para onde migraram acervos de diversas procedências do Antigo Regime sem nenhuma ordenação lógica. “os dois primeiros diretores desse grande depósito, conceberam o projeto de tratar essa massa de arquivos como um único conjunto documentário divido em 5 secções. Em meio ao caos produzido por esta enxurrada de documentos foi então proposto por Natalis de Wailly o que ficou conhecido como “princípio de proveniência”.

8 “Há uma obrigatoriedade em agregar os documentos os documentos por fundo, isto é reunir todos os títulos provenientes de um corpo, de um estabelecimento, de uma família ou de um indivíduo. Os documentos que tem ligação com um estabelecimento não devem ser confundido com de outros.” Este 1º princípio vem aludir à integridade externa dos acervos.


Carregar ppt "Fundamentos Arquivísticos Aula 4. índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google