A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira
Prof. Fernando C. Peres Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ/USP, Piracicaba, SP

2 Esquema da apresentação
Um pouco de história; Os “valores sociais” brasileiros; Conseqüências para o agronegócio.

3 Três eventos relevantes da década dos “vinte”
Semana de Arte Moderna de 1922; Coluna Prestes; Movimento Tenentista e suas bandeiras moralismo; voto universal; urbanização e industrialização; integridade nacional; nacionalismo.

4 Situação nos anos “trinta”
80% da população vivendo no e do campo 60% da Renda Nacional (PIB) era gerada na agricultura

5 A vitória Tenentista/Getulista
Políticas destinadas a extrair recursos (humanos e financeiros) da agricultura para financiar e tripular a industrialização/urbanização; Políticas econômicas: 3 ts Política de seguridade social; Política educacional.

6 As políticas destinadas a extrair recursos da agricultura
Taxação das exportações; Taxa de câmbio sub-valorizada; Tabelamento dos preços dos alimentos; Política de seguridade social; Política educacional.

7 Problemas de percurso na implementação das políticas
Eventuais problemas de abastecimento urbano foram atacados com: incorporação de novas áreas (plano de metas de JK); política de preços mínimos; política de subsídios via crédito. Conseqüência: dicotomização da agricultura em dois setores; um moderno e um tradicional.

8 Os resultados daquelas políticas
Em 1980, o PIB da agricultura já era inferior a 10% do total; Em 1980, a população rural brasileira era de cerca de 25% da total.

9 Como foi possível penalizar um setor importante por tanto tempo?
“Valores sociais” hostis à agricultura: os agricultores (fazendeiros) formam uma oligarquia de latifundiários e exploradores; os fazendeiros exploram tanto os trabalhadores rurais quanto os urbanos; os fazendeiros querem manter a ignorância no campo para melhor explorar seus trabalhadores; os fazendeiros são caloteiros que não pagam suas dívidas.

10 As evidências que suportam nossa hipótese
As debutantes do Jockey Club de Uberaba; A pesquisa da Revista Exame; Os artigos de Xico Graziano e de Roberto Rodrigues. Políticas recentes: Algodão; Couro cru e da soja.

11 Apesar das políticas para o setor ele ainda é:
O mais importante da economia em termos de competitividade; O principal gerador de divisas para o país; O setor de maior efeito multiplicador na geração de empregos; o setor cujas rendas contribuem menos para a desigualdade da perversa distribuição de renda que temos no país.

12 Um último ponto, a título de conclusão:
A atitude da sociedade brasileira com relação à “produtividade da terra” ou ao critério do INCRA para classificar as terras como improdutivas para fins de desapropriação. (além dos critérios de adequação à legislação trabalhista e da produção ambientalmente saudável)

13 O eixo de aprendizado do programa de empreendedorismo.
7 1 4 6 10 12 Especificidades do Setor Agropecuário Cadeias Agroindustriais Estratégias de Comercialização e de Financiamento da Produção Planejamento Estratégico e Operacional Orçamentação e Fluxo de Caixa O empreendedor e seu papel social Diagnóstico ou inventário Estudo de Mercado Engenharia do Projeto Avaliações Implantação Desenvolvendo Competencias Interpessoais e grupais Gestão Ambiental e Matriz da Estrutura Lógica Matemática Financeira e Análise de Investimento Instituições da Agropecuária Desenvolvendo Competências Pessoais Globalização e Política Agrícola 2 3 5 8 9 11


Carregar ppt "Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google