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Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor

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Apresentação em tema: "Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
RA Assessoria Jurídica Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor Ricardo Albernaz Advogado RA Assessoria Jurídica

2 RA Assessoria Jurídica
CONSUMIDOR É toda pessoa física ou jurídica que compra ou ganha um produto ou serviço como destinatário final. Pensando no ritmo da apresentação eu transformei o “Consumidor” em título destacado e coloquei a descrição com menor peso. Esta descrição precisa estar na ponta da sua língua, estar presente no slide é opcional e apenas consultivo.

3 Qual é a diferença entre produto e serviço?
RA Assessoria Jurídica Qual é a diferença entre produto e serviço? Produto é todo bem móvel ou imóvel. Serviço é toda atividade fornecida de forma gratuita ou paga. Quando há uma “polarização” no slide, no caso a pergunta que tem o esclarecimento de duas palavras é interessante dividir visualmente esta polarização, para facilitar a compreensão e inclusive mostrar cada definição em momentos separados. A informação dos tipos de serviço se você tiver na ponta da língua eu acho que pode tirar do slide, apenas citando após entrar a parte de “serviço”. Serviço gratuito: Cortesia Serviço pago: Cheque especial

4 Quem é o consumidor vulnerável?
RA Assessoria Jurídica X Quem é o consumidor vulnerável? Mantenha a dinâmica de título primeiro e explicação depois. Você pode dar a chance das pessoas discutirem ou simplesmente já dar a resposta dependendo da ocasião. É o consumidor que desconhece o produto ou serviço que deseja adquirir ou contratar.

5 RA Assessoria Jurídica
Informação clara Os consumidores têm direito à informação clara e objetiva sobre os diferentes produtos e serviços, bem como, explicação sobre característica, quantidade, qualidade e preço. Aqui cabe um título, para continuar a mesma dinâmica dos slides anteriores.

6 RA Assessoria Jurídica
Consumidor que compra pela internet, tem direito de se arrepender no prazo de até 7 dias, contados do recebimento do produto. Este pode ir ao estabelecimento para trocar o produto.

7 O que pode ser considerado defeito?
RA Assessoria Jurídica O que pode ser considerado defeito? Defeito ou VÍCIO é todo aquele de fácil constatação, que torne o produto impróprio para consumo. Nestes casos o direito de reclamar é de até 90 dias. O vício deve ser sanado no prazo máximo de 30 dias.

8 Exemplo: Defeito de fabricação ocorrido nos carros.
RA Assessoria Jurídica VÍCIO OCULTO é aquele não aparente ou que aparece depois que o produto foi vendido. Exemplo: Defeito de fabricação ocorrido nos carros. Nestes casos as fábricas chamam os proprietários dos veículos para fazerem o chamado recall, que é a troca da peça defeituosa.

9 O que é propaganda enganosa?
RA Assessoria Jurídica O que é propaganda enganosa? É a comunicação de caráter publicitário capaz de induzir o consumidor em erro quanto a natureza, característica, qualidade, quantidade e preço.

10 O que é publicidade abusiva?
RA Assessoria Jurídica O que é publicidade abusiva? É a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a superstição e que desrespeita valores ambientais.

11 RA Assessoria Jurídica
Preço O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à restituição do valor pago a maior, acrescido de correção monetária e juros, salvo hipótese de engano justificável.

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13 Facebook: RA Assessoria Jurídica
Ricardo Albernaz Facebook: RA Assessoria Jurídica Celular (whatsapp): BOAS VENDAS!


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