A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel."— Transcrição da apresentação:

1 Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:Recall Santa Rosa,setembro de 2007

2

3 recall Palavra inglesa que quer dizer chamamento Palavra inglesa que quer dizer chamamento

4 O que é recall? É o procedimento pelo qual o fornecedor informa ao público sobre os defeitos detectados nos produtos ou serviços que colocara no mercado

5 Para que serve? Proteger e preservar vida; Proteger e preservar vida; A Saúde; A Saúde; A Integridade; A Integridade; A segurança do consumidor; A segurança do consumidor;

6 Evitar ou minimizar quaisquer espécie de prejuízo: Material Material Moral Moral

7 Como eles são feitos? O recall costuma ser feito por meio de anúncios públicos -em rádios, TVs, jornais ou revistas - de forma a alertar aos clientes sobre a ocorrência. O recall costuma ser feito por meio de anúncios públicos -em rádios, TVs, jornais ou revistas - de forma a alertar aos clientes sobre a ocorrência.

8 Qual é prazo para atendimento? Normalmente o prazo é estipulado pela fabrica Normalmente o prazo é estipulado pela fabrica

9 Tipos de recall ? Um dos tipos de recall é um "chamado de volta" do veículo à fábrica para reparação de defeitos, principalmente aqueles que envolvem itens de segurança.

10 Como eles são feitos? Em alguns casos, esses chamados são feitos por correspondência enviada diretamente aos proprietários dos veículos. Em alguns casos, esses chamados são feitos por correspondência enviada diretamente aos proprietários dos veículos.

11

12 Por que eles são feitos? Geralmente as montadoras fazem esse tipo de convocação quando detectam algum problema -- como erro de projeto ou defeito de fabricação em componentes ou ainda falha na montagem do veículo-, que coloque em risco o automóvel ou seus ocupantes Geralmente as montadoras fazem esse tipo de convocação quando detectam algum problema -- como erro de projeto ou defeito de fabricação em componentes ou ainda falha na montagem do veículo-, que coloque em risco o automóvel ou seus ocupantes

13 Quais são os tipos de recall? Existem basicamente três tipos de recall Existem basicamente três tipos de recall

14 O mais simples não chega a ser uma convocação não chega a ser uma convocação

15 Correspondência Outra forma de recall é quando o proprietário é convocado diretamente por correspondência Outra forma de recall é quando o proprietário é convocado diretamente por correspondência

16 recall público quando o assunto envolve componentes de segurança do veículo. quando o assunto envolve componentes de segurança do veículo.

17 Como saber se o veículo está incluído na convocação? Nessas convocações são fornecidos o modelo e ano do carro, assim como a série de produção dos veículos sujeitos a defeitos, identificada pela numeração do chassi Nessas convocações são fornecidos o modelo e ano do carro, assim como a série de produção dos veículos sujeitos a defeitos, identificada pela numeração do chassi

18 O que o dono do carro deve fazer? dono do carro deve se dirigir o mais rápido possível a uma concessionária da marca para efetuar uma inspeção ou reparo no veículo. dono do carro deve se dirigir o mais rápido possível a uma concessionária da marca para efetuar uma inspeção ou reparo no veículo.

19 O proprietário tem que pagar pelos serviços? O conserto pode ser feito em qualquer revenda da marca, sem ônus para os clientes. Mão-de-obra e peças são fornecidos gratuitamente pela concessionária. O conserto pode ser feito em qualquer revenda da marca, sem ônus para os clientes. Mão-de-obra e peças são fornecidos gratuitamente pela concessionária.

20 Qual é prazo para atendimento? fábricas de automóveis dão um prazo máximo de até seis meses para os proprietários realizarem os reparos em seus veículos, após a comunicação oficial do defeito. fábricas de automóveis dão um prazo máximo de até seis meses para os proprietários realizarem os reparos em seus veículos, após a comunicação oficial do defeito.

21 Todos os proprietários são atendidos? nem todos os proprietários levam seus carros às revendas para ser reparados pela rede de serviços autorizados. nem todos os proprietários levam seus carros às revendas para ser reparados pela rede de serviços autorizados.

22 Quem ainda não fez o recall, como deve proceder? devem entrar em contato com as centrais de atendimento de fabricantes ou importadores e se informar sobre como proceder ou agendar o serviço. devem entrar em contato com as centrais de atendimento de fabricantes ou importadores e se informar sobre como proceder ou agendar o serviço.

23 Outros tipos de recall brinquedos brinquedos

24

25 Alimentos

26 Baterias

27

28 Camêras

29 Pneus

30

31 Bibliografia www.cade.com.br www.cade.com.br www.google.com.br www.google.com.br


Carregar ppt "Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google