A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS Home page: http://www.capitalsocialsul.com.brhttp://www.capitalsocialsul.com.br E-mail: dcremo@uol.com.brdcremo@uol.com.br UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

2 Poder Significa capacidade e a possibilidade de agir, produzir efeito ou influenciar outras pessoas. Poder social é a capacidade que um pai tem para dar ordens a seus filhos ou a capacidade de um governo de dar ordens aos cidadãos. Segundo Hobbes O poder de um homem... consiste nos meios de alcançar alguma aparente vantagem futura. Poder social não é apenas uma posse ou coisa, é uma relação entre pessoas, pois envolve-as.

3 Existem várias formas de poder, vejamos algumas: O poder atual é uma relação entre comportamentos, onde um grupo ou indivíduo procura modificar o comportamento de outro grupo ou indivíduo. Poder potencial é a capacidade de determinar o comportamento dos outros. Enquanto o poder atual é uma relação entre comportamentos, o potencial é uma relação entre atitudes para agir. No poder potencial um indivíduo pode ser riquíssimo, porém não exercerá poder algum sobre outro indivíduo se este não estiver disposto a ter tais comportamentos em troca de recompensas. Fica evidente que o poder não deriva de recursos ou posse, mas de certas atitudes tomadas pêlos indivíduos.

4 Para exercer o poder sobre outras pessoas os modos de exercício do poder são vários, podendo ir da persuasão à manipulação, da ameaça de uma punição à promessa de uma recompensa. O poder é exercido em várias áreas, porém a que mais se destaca a da política. Deste poder legítimo que muitas vezes é designado pela palavra autoridade, Weber especificou três tipos: o poder legal, o poder tradicional e o poder carismático. O poder legal funda-se sobre a crença na legitimidade de ordenamentos jurídicos que definem expressamente a função de detentor do poder. O poder tradicional funda-se sobre a crença no caráter sacro do poder existente desde sempre. A fonte de poder é a tradição que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos.

5 O poder carismático se funda no poder de espírito e da palavra que o distinguem de modo especial. Depois de Weber, vários outros estudiosos começaram a se interessar pelo assunto de poder, sendo criado métodos de investigação empírica: –Posicional – identifica pessoas poderosas e com posição importante na comunidade. –Reputação – avalia a função e o cargo dos indivíduos para saber se são conhecedores da vida política. –Decisional – baseia-se sobre a observação e sobre a reconstrução dos comportamentos efetivos que se manifestam no processo público de decisões. Com estes métodos de pesquisa, observamos que não basta apenas um dos métodos mencionados, mas sim um conjunto de técnicas, pois uma está ligada a outra e elas se completam.


Carregar ppt "TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google