A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito Trabalhado: Idealismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito Trabalhado: Idealismo"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito Trabalhado: Idealismo
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Fernanda Marília Dolovitsch Conceito Trabalhado: Idealismo Ijuí, 23 de Junho de 2008

2 Segundo o dicionário. Idealismo significa:
Atitude que consiste em subordinar o pensamento e a ação a um ideal; Idealidade; Fantasia; Devaneio;

3 Corrente de pensamento que reduz toda a existência a idéias ou considera que toda a existência se determina pela consciência, opondo-se frequentemente ao realismo, ao empirismo e ao materialismo.

4 REALISMO: EMPIRISMO: MATERIALISMO:
Segundo o dicionário, Realismo, Empirismo e Materialismo, significam: REALISMO: Qualidade ou estado do que é real; Atitude ou posição de quem se prende ou se conforma ao real; EMPIRISMO: Doutrina que se baseia exclusivamente na experiência, como única fonte de conhecimentos. MATERIALISMO: Doutrina filosófica que pretende explicar todos os fenômenos da vida e da consciência pela matéria e pelo movimento;

5 É uma corrente filosófica que surgiu apenas com o avanço da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental.

6 Idealismo é qualquer doutrina que sustente que a natureza da realidade é fundamentalmente mental.

7 É muito difícil resumir o pensamento idealista, uma vez que há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas.

8 Na linguagem cotidiana, o termo idealismo se aplica para designar o apreço por valores e ideais.

9 Todas as doutrinas idealistas coincidem num postulado básico:
A existência de uma realidade, quer se chame espírito, Deus ou energia vital, que transcende o mundo físico e dá sua razão de ser.

10 Immanuel Kant ou Emanuel Kant, foi um filósofo alemão,
considerado como o grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes

11 Kant formula o idealismo transcendental, no qual o objeto é algo que só existe em uma relação de conhecimento

12 Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão
Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no "Tübinger Stift" (seminário da Igreja Protestante em Württemberg). Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX.

13 Platão é considerado o iniciador do idealismo.
Filósofo grego nasceu em Atenas em 428 ou 427 a.C. Platão é considerado o iniciador do idealismo.

14 Friedrich Wilhelm Joseph von SCHELLING, filósofo idealista que pertenceu ao movimento que marcou a história da filosofia alemã clássica após Kant, o chamado Idealismo Alemão, que ocorreu entre 1795 a 1797.

15 O idealismo está entre as coisas que mais fez o mundo crescer, o idealismo hermético, enclausurado, sem visão, fundamentalista, freia a evolução do mundo e da sociedade.

16 As bases sobre as quais o idealismo é protegido são geralmente bases que vêm da teoria do conhecimento, ou seja, de uma discussão das coisas que devem satisfazer a fim de que possamos ser capazes de conhecê-las.

17 Hegel estabeleceu um sistema filosófico que representa uma síntese do idealismo alemão e é freqüentemente chamada de idealismo absoluto.

18 O idealismo alemão é o mesmo que idealismo absoluto
O idealismo alemão é o mesmo que idealismo absoluto. Na qual o mundo se identifica com o pensamento objetivo ou absoluto, e não com o fluxo pessoal da experiência.

19 Idealismo Absoluto: Doutrina idealista inerente ao hegelianismo,(Doutrina filosófica de Hegel, filósofo alemão, também chamada idealismo absoluto.) caracterizada pela suposição de que a única realidade plena e concreta é de natureza espiritual.

20 O idealismo toma como ponto de partida para a reflexão o sujeito, não o mundo exterior.

21 Bibliografia: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx


Carregar ppt "Conceito Trabalhado: Idealismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google