A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Marilda Trefzger

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Marilda Trefzger"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Marilda Trefzger
Genética Profª Marilda Trefzger

2 Mono-hibridismo com Dominância
Herança condicionada por um par de alelos. Dois fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 3:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das sementes em ervilhas. P amarelas x verdes F1 100% amarelas F1 amarelas x amarelas F2 75% amarelas 25% verdes VV vv Vv Vv Vv VV Vv vv

3 Pais Gametas

4 Mono-hibridismo sem Dominância
Herança condicionada por um par de alelos. Três fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 1:2:1 Proporção genotípica Ex.: cor das flores em Maravilha. P vermelhas x brancas F % rosas F1 rosas x rosas F2 25% vermelhas 50% rosas 25% brancas VV BB VB VB VB VV VB BB

5 Mono-hibridismo Codominância
Entre as heranças sem dominância, existem casos que o heterozigoto possui um fenótipo mesclado. Observa-se que os dois alelos do par são ativos e manifestam-se simultaneamente. Exemplos: Pelagem malhada de certos animais, como o gado da raça shorthorn. Os animais de pelos vermelhos são homozigotos VV, e os que possuem pelos brancos são homozigotos BB. Quando animais vermelhos com brancos são cruzados, surgem descendentes heterozigotos VB, que apresentam fenótipo mesclado entre o vermelho e o branco (ruão).

6

7 BB VV VB

8 Os alelos A e B presentes nos grupos sanguíneos do sistema ABO
Os alelos A e B presentes nos grupos sanguíneos do sistema ABO. Os heterozigotos AB manifestam simultaneamente os dois alelos, pois cada um deles condiciona a produção de uma proteína denominada aglutinogênio (A e B). Desse modo, forma-se o tipo sanguíneo AB, que possui as duas proteínas.

9 Genes Letais Provocam a morte ou não desenvolvimento do embrião.
Determinam um desvio nas proporções fenotípicas esperadas, geralmente 2:1. Nesse caso não aparece a proporção Mendeliana esperada de 3.1. Aa Aa AA Aa Aa aa

10 Letal recessivo em milho
Alelo letal recessivo impede a formação da clorofila em plântulas de milho.

11 CC, Cc normais cc albinas
P Cc x Cc F1 CC Cc cc 1 : : letal A proporção fenotípica final é 1:2, pois ¼ dos indivíduos morrem após consumir a reserva energética do grão, pois não realizam fotossíntese devido à falta de clorofila.

12 Exercício (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela? a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos e) apenas amarelos

13 AA – morre no inicio do desenvolvimento Aa – amarelo aa – cinza Aa x Aa /3 Aa = amarelo /3 aa = cinza A a AA Aa aa Já que o indivíduo AA morre, a proporção esperada é feita somente sobre os indivíduos vivos.

14 PLEIOTROPIA Determina o aparecimento simultâneo de várias características. Um alelo humano condiciona a fibrose cística, doença caracterizada pela alteração de muitas secreções do corpo, particularmente do suor, das secreções digestivas e de muco das vias aéreas. Em consequência, o individuo afetado apresenta suor com elevada concentração de sais, distúrbios digestivos e pulmonares. Outro exemplo em seres humanos é a anemia falciforme, que está relacionada com a alteração da sequencia dos aminoácidos de uma das cadeias da molécula de hemoglobina. Em decorrência da alteração da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos, surgem numerosas manifestações como fraqueza, desenvolvimento físico retardado, funções mentais diminuídas, insuficiência cardíaca e aumento da quantidade de medula óssea.

15 Frequência de gemelaridade dupla: um caso para cada 80 gestações.
Gêmeos Eventualmente, na espécie humana, ocorrem as gestações gemelares ou múltiplas. Podem ocorrer graças a dois mecanismos: poliembrionia ou ovulação múltipla, e levam à formação dos gêmeos monozigóticos e dos gêmeos dizigóticos, respectivamente. Frequência de gemelaridade dupla: um caso para cada 80 gestações. Frequência de trigêmeos: um para cada gestações.

16 Gêmeos Monozigóticos (MZ)
São conhecidos como gêmeos idênticos, e surgem por divisão do embrião em um estágio precoce do desenvolvimento. Como se originam de um único zigoto, são geneticamente idênticos, e todas as características cujas expressões dependem apenas do genótipo são iguais para ambos: sexo, cor de olhos, grupo sanguíneo, etc.

17 Gêmeos Dizigóticos (DZ)
Habitualmente, em cada ciclo menstrual, a mulher gera apenas um gameta. Entretanto, pode ocorrer a produção, em um mesmo ciclo, de dois ou mais gametas. Caso ela tenha relação sexual em seu período fértil, os dois gametas deverão ser fecundados, uma vez que espermatozoides existem em quantidade mais que suficiente.

18 Cruzamento-Teste Utilizado para se saber se um indivíduo com fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto. Consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo com fenótipo recessivo e analisar as proporções fenotípicas nos descendentes. Obtendo-se 100% de indivíduos dominantes, o testado é, com certeza, homozigoto. Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, então o testado é heterozigoto. Quando é utilizado o genitor recessivo para o teste o processo é chamado de retrocruzamento ou back-cross.


Carregar ppt "Profª Marilda Trefzger"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google