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M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.

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1 M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre – UC Mercados e Negociação Comercial Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Ana Rita Raposo nº13971 Daniel Calhau nº13789 e Jandira Teixeira nº13427

2 ÍNDICE Mercado de Capitais  Noção;  Constituição;  Vantagens e Desvantagens.  Estrutura;  Tipos; Porque, Onde e Como as empresas devem investir?

3 M ERCADO DE C APITAIS  O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas: bolsas de valores; sociedades correctoras; instituições financeiras.  Este mercado é mais forte nos países desenvolvidos, sendo que nos países em desenvolvimento, existe fraqueza nesses mercados.

4 Vantagens: Exposição a potenciais investidores; Índice elevado de liquidez; Capta recursos pelas empresas; Oportunidades de investimento.

5 Desvantagens: Falta de investidores interessados; Falta de novos accionistas; Difícil acessibilidade por parte das pessoas; As acções poderão descer, causando prejuízo para os investidores.

6 E STRUTURA DO MERCADO DE CAPITAIS :  Este mercado subdivide-se em: Mercado Primário ; Mercado Secundário.  Mercado Primário é onde se negocia a assinatura de novas acções ao público. As empresas recorrem ao mercado primário para completar os recursos de que necessitam, visando o financiamento de seus projectos de expansão.

7  Mercado Secundário é aquele onde os títulos são negociados após serem emitidos pela primeira vez. Os compradores e vendedores são participantes do mercado.

8 T IPOS DE MERCADOS DE CAPITAIS  Mercados de títulos é onde se negocia o preço de títulos públicos e privados entre compradores e vendedores de títulos.  Mercados de acções são segmentos do mercado de capitais, que actua em mercado de acções novas, fazendo negociações secundárias (em bolsa de valores) emitidas pelas empresas.

9 P ORQUE É QUE AS EMPRESAS INVESTEM NOS MERCADOS DE CAPITAIS ?  Todas empresas procuram optimizar três aspectos básicos num investimento: Retorno; Prazo; Protecção.  Antes de investir as empresas fazem uma auto avaliação das acções de modo a que possam estimar a sua rentabilidade, liquidez e o seu grau de risco.

10  A rentabilidade está directamente relacionada com o risco. Cabendo assim às empresas definir o nível de risco que estão dispostos a correr, em função de obter um maior ou menor lucro.

11 O NDE É QUE AS EMPRESAS DEVEM INVESTIR ?  Investimentos Imobiliários Estes envolvem a aquisição de bens imóveis, como terrenos e habitações. Os objectivos dos empresários em bens imóveis são geralmente distintos, procurando aplicar em valores mobiliários, sobretudo no que se refere à liquidez de um investimento.

12  Investimento em Títulos abrangem aplicações em activos diversos, negociados no mercado financeiro (crédito), que apresentam características básicas como: Renda - variável ou fixa; Prazo - variável ou fixo; Emissão - particular ou pública.

13  Renda A renda subdivide-se em duas variáveis: Renda fixa consiste no lucro que a empresa obtém do investimento, ela pode ser constante ou periódica. Renda variável será definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do título.

14  Prazo: títulos de prazo variável e fixo Títulos com prazo de emissão variável ou indeterminado, não têm data definida para vencimento. Os títulos de prazo fixo apresentam data estipulada para vencimento, acrescido da respectiva remuneração.

15  Emissão Os títulos podem ser particulares ou públicos: Particulares, quando lançados por sociedades anónimas ou instituições financeiras. Públicos, são normalmente emitidos pelo governo ou pelo estado, tendo como objectivo propiciar a cobertura de défices orçamentais, o financiamento de investimentos públicos e a execução da política monetária.

16 C OMO INVESTIR NESTE MERCADO ?  À medida que cresce o nível de poupança individual e a poupança das empresas (lucros), cresce também o financiamento dos investimentos de um país.  Quanto maior desenvolvimento por parte das empresas, maior será o número de recursos obtidos. Estes adquirem- se por meio de: Empréstimos; Reinvestimentos de lucros; Participação de accionistas.

17  Com os recursos necessários, as empresas têm condições de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas com o objectivo de melhorar o seu processo de produtividade tornando-o mais eficiente.  O investidor em acções contribui assim para a produção de bens, dos quais ele também é consumidor. Como accionista, este é sócio da empresa e beneficia da distribuição, dividindo com a empresa os lucros.

18 B IBLIOGRAFIA  http://economia.uol.com.br/glossario/index-m.jhtm http://economia.uol.com.br/glossario/index-m.jhtm  http://translate.google.pt/translate?hl=pt- PT&langpair=en|pt&u=http://www.blurtit.com/q7323017.ht m  http://www.bertolo.pro.br/adminfin/HTML/Mercado_capitais. htm http://www.bertolo.pro.br/adminfin/HTML/Mercado_capitais. htm


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