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Estratégia Empresarial Capítulo 4

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Apresentação em tema: "Estratégia Empresarial Capítulo 4"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Empresarial Capítulo 4
Missão e Objectivos João Pedro Couto

2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica Internacionalização Integração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal 1.1

3 Da visão à missão A visão de uma empresa traduz, de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, servindo de inspiração a todos os membros da organização. Geralmente a visão não está escrita, é antes transmitida em conversas, apresentações públicas e actos concretos. A missão consiste numa declaração escrita que traduz os ideais e orientações globais da empresa. 4.2

4 Visão Estratégica de Delta Airlines
Nós queremos que a Delta seja WORLDWIDE AIRLINE OF CHOICE.

5 Visão Estratégica da Delta Airline
DELTA AIRLINES WORLDWIDE, porque nós queremos manter uma postura inovadores, agressiva ética e ser um competidor bem sucedido, oferecendo os mais elevados padrões de serviço ao cliente. Continuaremos a procurar oportunidades para expandir as rotas e criar novas parcerias.

6 Visão Estratégica da Delta Airline
DELTA AIRLINES AIRLINE, porque pretendemos permanecer no negócio que melhor conhecemos – transporte. Acreditamos que no longo prazo a industria aeronáutica continuará a crescer e prosperar dedicaremos a nossa atenção, tempo e investimento no reforço da nossa posição nesta industria.

7 Visão Estratégica da Delta Airline
DELTA AIRLINES OF CHOICE, porque damos valor à lealdade dos nossos clientes, empregados e investidores, para os nossos clientes e distribuidores continuaremos a providenciar o melhor serviço e valor. Para o nosso pessoal continuaremos a oferecer desafios recompensas e um ambiente orientado para os resultados que reconhece os contributos prestados. Para os nossos accionistas ofereceremos resultados consistentes e um retorno financeiro elevado.

8 Visão Estratégica e Empresarial
Como criar e preparar a empresa do futuro Como manter a empresa a responder a: Evolução das necessidades dos Clientes Pressões Competitivas Novas tecnologias Novas oportunidades de mercado

9 Comunicar a Visão Uma visão inspiradora deve:
Desafiar e motivar os funcionários Criar um sentido de propósito Induzir a adesão dos trabalhadores Levar as pessoas a viver o negócio

10 Valor da Visão Estratégica
Fixa a orientação de longo prazo Reduz o risco de decisões defeituosas Oferece propósito e identidade Mantêm a as acções coordenadas Ajuda a organização a preparar o futuro

11 Características da missão
Uma missão deve procurar responder às seguintes questões: - Qual a razão de ser da empresa? - Qual o negócio da empresa? - Quais são as futuras competências requeridas pela empresa? - Quem são os principais clientes ou segmentos de mercado da empresa? - Quais são os principais produtos ou serviços da empresa? - Quais são princípios básicos e os valores da empresa? 4.3

12 Características da missão
Um dos elementos críticos da missão é o conceito de negócio. Diferentes divisões de uma empresa ou diferentes empresas de um grupo económico devem ter missões distintas.

13 Missão para os Departamentos
Deve focar as actividades especificas Papel e âmbito de actividade Orientar o departamento no sentido que deve prosseguir Contribuir para a missão global da empresa

14 Objectivos da empresa Em linha com a missão, a empresa deve definir um conjunto de objectivos concretos para nortear a sua acção. Os objectivos têm de ser quantificados e enquadrados n tempo. Na medida do possível, os objectivos devem ser fixados de maneira a incentivar os membros da organização a expandir as suas competências para níveis mais elevados. É importante complementar os objectivos financeiros com os objectivos não financeiros. 4.4

15 Estabelecer Objectivos
Representam o empenhamento em alcançar alvos específicos de desempenho Devem ser estabelecidos em termos quantificáveis e conter um prazo para a sua realização Expressam, quanto e que tipo de desempenho pretendemos

16 Objectivos a todos os Níveis
O processo de definição de objectivos funciona top-down Estabelecer objectivos abrangentes e metas de desempenho Depois fixar os objectivos de negócios e por produtos Fixar objectivos funcionais e departamentais Fixar objectivos individuais

17 Governação da empresa De acordo com a teoria da agência, os administradores e gestores de topo de uma empresa actuam como agentes dos proprietários da organização, os accionistas. Porém, os trabalhadores, clientes, fornecedores, instituições financeiras e diversos sectores da comunidade esperam que a orientação da empresa reflicta os seus interesses, senão: - Trabalham com menor produtividade (trabalhadores) - Deixam de comprar os produtos da empresa (clientes) - Restringem o abastecimento de bens e serviços (fornecedores) - Dificultam o acesso ao financiamento (instituições financeiras) - Criam tensão social (sectores da comunidade) Na prática, a governação da empresa deve promover o seu desenvolvimento a longo prazo, em sintonia com a satisfação dos interesses dos vários constituintes com que se interage, accionistas incluídos. 4.8

18 Estilos de governação da empresa
O estilo de governação da empresa tende a variar de acordo com os contextos culturais. Não é claro em que medida diferenças de estilo de governação da empresa estão na origem de níveis de rentabilidade distintos. Contudo, organizações com uma governação mais abrangente tendem a revelar uma maior estabilidade laboral e operacional. 4.9

19 Motivação dos gestores
Uma vez definida a missão, os objectivos e a estratégia no contexto do estilo de governação da empresa, é necessário criar os incentivos correctos para promover a sua execução. Nesse sentido, os interesses pessoais dos gestores devem ser alinhados com a orientação geral da organização. Os sistemas de incentivos formais de uma empresa podem enquadrar-e em duas categorias distintas: - Incentivos individuais: premeiam directamente o desempenho de pessoas específicas da empresa - Incentivos de grupo: premeiam desempenhos colectivos e visam reforçar o espírito de cooperação na empresa Como qualquer incentivo individual ou de grupo apresenta vantagens e desvantagens, convém conjugar várias medidas complementares para induzir o comportamento desejado. 4.10

20 Incentivos individuais e de grupos
Os incentivos individuais incluem: Remuneração pelo output: para actividades facilmente quantificáveis Comissões: sobretudo em actividades comerciais Bónus individual: geralmente para os responsáveis máximos de divisões ou da empresa Os incentivos de grupo incluem: Bónus de grupo: mais frequentes em projectos específicos ou em processos interdepartamentais Sistemas de participação nos lucros: de aplicação geral Opções de acções: sobretudo para os gestores do topo Bónus organizacionais: prémios pela boa performance em objectivos específicos O critério mais importante na concepção de um sistema de incentivos é o seu grau de adequação à missão, objectivos e estratégia empresarial. 4.11


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