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ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Capítulo 9 Desenvolvimento Empresarial João Pedro Couto

2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica Internacionalização Integração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal Formulação da Estratégia 1.1

3 Desenvolvimento empresarial
Uma vez formuladas as orientações estratégicas da organização, é necessário definir as vias de desenvolvimento empresarial mais adequadas para as pôr em prática. Produtos-mercados Desenvolvimento interno Estratégia dos Negócios Integração vertical Internacionalização Desenvolvimento externo Aquisição de funções Alianças estratégicas Transacções no mercado Estratégia Corporativa Diversificação Naturalmente, as modalidades de desenvolvimento empresarial não são mutuamente exclusivas. 1.2

4 Diferenças entre modalidades
As várias modalidades de desenvolvimento empresarial diferem entre si no grau de controlo estratégico e no grau de integração estratégica. Grau de internalização do desenvolvimento Menor Maior A aquisição é geralmente preferível ao desenvolvimento interno se o valor de compra for baixo e/ou se houver imperfeições no mercado de empresas. Depois, deve-se ponderar a opção da aquisição versus fusão.

5 Benefícios do desenvolvimento empresarial
Da análise dos méritos e deméritos relativos de cada modalidade deve resultar o reconhecimento da melhor alternativa e a identificação dos eventuais problemas na sua adopção. Os benefícios do desenvolvimento empresarial tendem a divergir de acordo com a modalidade seguida. Novas competências centrais Maior estabilidade Investimento gradual Sinergias comerciais e tecnológicas Rapidez de entrada Acesso a competências complementares Melhoria da competitividade conjunta Benefícios financeiros Acesso a novos mercados Crescimento sem estabilidade Acesso a tecnologias complementares Maior flexibilidade operacional Aproveitamento de competências centrais alheias Concentração dos recursos próprios

6 Processo de aquisição Uma aquisição é um processo que tem início antes da intenção de compra se tornar pública e que termina depois da entidade adquirida ter sido bem integrada. Na selecção das empresas candidatas à aquisição devem predominar critérios de natureza estratégica.

7 Valorização da aquisição
A valorização da empresa a adquirir deve entrar em linha de conta com diversos factores, entre os quais se inclui a estimativa da perca de posição competitiva dos rivais. O impacto interno difere do impacto externo da aquisição. Finalmente, a integração pós-aquisição deve ser bem implementada, para garantir o sucesso efectivo da operação.

8 Alianças estratégicas
Empresas criam alianças estratégicas para complementar competências na prossecução de um objectivo comum. As alianças estratégicas diferem em função do grau de flexibilidade da relação e da extensão dos recursos envolvidos. As alianças também diferem ao longo da cadeia operacional.

9 Cooperação e competição entre aliados
Numa primeira fase, as empresas aliam-se num espírito de cooperação, mas, numa segunda fase, tentam diferenciar-se dos parceiros e voltam a competir no mercado. As alianças estratégicas têm pois um impacto na natureza competitiva da indústria a dois níveis: Competição entre grupos de alianças estratégicas Competição dentro das alianças estratégicas

10 Evolução do desenvolvimento empresarial
A adopção das vias de desenvolvimento deve ser gerida de uma forma dinâmica, em sintonia com a evolução do meio envolvente e das capacidades da empresa. Enquanto o desenvolvimento interno faz mais sentido nas fases de introdução e crescimento do ciclo de vida, as aquisições e fusões são mais adequadas à maturidade e declínio. Já as alianças podem ser adoptadas em todo o ciclo de vida.

11 Redução do desenvolvimento empresarial
O grau de desenvolvimento empresarial da organização pode ser reduzido de várias formas: Através da cisão de operações Através da alienação de empresas Através da dissolução de alianças estratégicas


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