A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO"— Transcrição da apresentação:

1 FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO

2 “NO MUNDO GLOBALIZADO, OU VOCÊ COMPRA OU É COMPRADO”

3 AQUISIÇÃO É a compra total ou parcial do capital de uma empresa por outra; Pode ser minoritária ou de controle total.

4 Aquisição pode ser definida em duas situações:
Amigável; Hostil.

5 TIPO DE AQUISIÇÕES Consolidação; Aquisições de Ações;
Aquisição de Ativos.

6 FUSÃO É a combinação de duas empresas em uma única; Por incorporação;
Por constituição de nova sociedade.

7 FINANCIAMENTO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Financiamento por capitais próprios; Financiamento através de dívida.

8 O MERCADO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Não existe presentemente um mercado aberto para fusões e aquisições; Preocupação pelo segredo; O processo de venda ou aquisição de uma empresa pode ser difícil.

9 FUSÕES E AQUISIÇÕES TRANS-FRONTEIRAS
A globalização aumentou o mercado de fusões e aquisições trans-fronteiras; Devido à natureza complexa das fusões e aquisições trans-fronteiras, a grande maioria das operações resulta em fracasso; Grandes fusões e aquisições trans-fronteiras tendem a valorizar a moeda nacional da empresa adquirente.

10 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Avaliações fiáveis de empresas;
Os cinco métodos mais comuns de avaliação de empresas; Métodos que os profissionais utilizam para a avaliação nas empresas.

11 FUSÃO & AQUISIÇÃO PARA UMA VANTAGEM COMPETITIVA – MELHORES PRÁTICAS
A operação; Fusão por Concentração; Fusão por Incorporação.

12 CLASSIFICAÇÃO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Integrações horizontais; Integrações verticais; Integrações com genéricas; Fusões de conglomerados. 12

13 QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO
Dentre as várias razões para se implementar uma operação de F&A, além do crescimento acelerado, merece registro o aproveitamento de novas e promissoras oportunidades para compartilhar com parceiros, na medida do possível, mitigando riscos e a alavancando recursos limitados.

14 QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO
As razões por sua vez têm alguns aspecto que inclui: Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes); A aquisição de posição de mercado pode ser mais barata do que lutar contra as barreiras de entrada; Ativos estratégicos e intangíveis como tecnologia, marcam canais de distribuição, patentes, imagem de marca, gerenciamento experiente são difíceis de desenvolver internamente.

15 FATORES COMUNS IDENTIFICADOS NO SUCESSO E NO FRACASSO
Empatia entre os executivos; Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural; Modelo de gestão conjunta; Estratégia difusa ou não apropriada de Fusão e Aquisição; Objetivos da aquisição inadequados e/ou critérios equivocados na escolha do alvo. Super avaliação do projeto.

16 Falhas na Implantação:
Subestimar as dificuldades de integração de culturas distintas; Falta de estrutura efetiva e apropriada para a integração; Falta de liderança reconhecida, visível e acessível; Falta de comunicação clara com os públicos internos e externos; Descuido com a administração de pessoal, causando desmotivação e perda de pessoal chave; Má gestão do processo pós-aquisição.

17 COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO
Relação de 10 pontos de verificações recomendáveis no desenvolvimento na operação de Fusão &Aquisição: 1. Comunicação para compreensão. 2. Conhecer todas as partes interessadas (stakeholders). 3. Alinhar as estratégias. Definição clara da visão estratégica da empresa para entender a contribuição da união para os objetivos do negócio; 4. Desenvolvimento de relacionamento operacional para reconhecimento mútuo das oportunidades junto com sócio em perspectiva; 5. Não tenha receio de falhar.

18 COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO
6. Time de integração das duas empresas. 7. Atenção com critérios de governança corporativa – critérios explícitos e definições prévias sobre a gestão da F&A, sem ambigüidades ou dúvidas; 8. Ter estratégia de saída. Critérios quando dever acionar o gatilho de limite de perdas. 9. Desenvolva um processo para formatação da fusão – identificação, seleção, negociação, integração, mensuração e monitoramento do desempenho, pós integração; 10. Capacitações para gerenciamento de F&As – desenvolvimento interno de modelo de gestão de aprendizado com a experiência.

19 Ciclo de Operação de M&A (Fusões e Aquisições)
Alinhamento das estratégias; Pontos chaves da pré-negociação da F&A; Processo de avaliação e decisão; Formulação estratégica, meios e metas; Integração, assimilação e avaliação; Consolidação; Consolidação e aprendizado contínuo.

20 FATORES QUE LEVAM AS ORGANIZAÇÕES A FUSÕES E AQUISIÇÕES
Economia de Escala; Aumento de Receitas / Cota de Mercado; Vendas Cruzadas; Sinergia; Contributivo; Diversificação Geográfica ou Outra. 20

21 MOTIVOS CONSIDERADOS DESTRUIDORES DE VALOR PARA OS ACIONISTAS
Ilusão do Gestores; Construção de Impérios; Remuneração da Gestão.

22 OS IMPACTOS CULTURAIS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS FUSÕES E/OU AQUISIÇÕES
Étnico; Religioso.

23 AQUISIÇÕES E FUSÕES DE SUCESSO E INSUCESSO
Itaú e Unibanco; Clientes; Mercados e Ações. Insucesso: Mercado Diferente; Excel Econômico.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao repassar o projeto para fazer nova revisão – pode-se constatar que, neste estudo constitui-se em uma gênese para que outras questões sejam tratadas, onde é importante ressaltar a importância das ferramentas em questão e temos que destacar também que as fusões e aquisições já fazem parte do mundo do negocio e é importante para as organizações que não estão bem financeiramente em relação as outras empresas concorrentes; pois o sucesso esta em seus próprios produtos, serviços e principalmente em seus colaboradores.

25 O SUCESSO NASCE DO CRER, DÁ DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA EM SE CHEGAR A UM OBJETIVO. MESMO NÃO ATINGINDO O ALVO, QUEM BUSCA E VENCE OBSTÁCULOS, NO MÍNIMO FARÁ COISAS ADMIRÁVEIS JOSÉ DE ALENCAR


Carregar ppt "FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google