A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Universidade Corporativa: concebendo o projeto de implantação

2 Uma questão de definição...
“No coração de cada universidade corporativa [...] está um dogma básico que a define da seguinte maneira: um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização” (Meister, 2009)

3 Uma questão de definição...
“é uma entidade educacional que funciona como uma ferramenta estratégica desenhada para ajudar a organização-mãe a atingir sua missão, por intermédio da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional” (ALLEN, 2002).

4 Uma questão de definição...
“A finalidade básica de um SEC em uma organização é, no nosso entender (EBOLI, 2004), fomentar ‘o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócios’, de uma forma sistemática, estratégica e contínua.” (EBOLI, 2010)

5 Premissas Alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.
Garantia da disseminação dos valores da organização e da ética dos negócios. Visão de longo prazo. Alinhamento às necessidades da organização e dos colaboradores. Promoção da disseminação do desenvolvimento sustentável do negócio. Dependência do conhecimento e das habilidades de seus colaboradores. Compartilhamento do conhecimento organizacional.

6 Ciclo de consolidação “o lançamento de uma universidade corporativa é interativo; passa por várias fases, sendo que cada uma delas gera outra e dura em média 18 meses. Pular etapas pode criar a ilusão de velocidade, mas não produzirá um resultado final que permita à organização [...] ‘fortalecer a capacidade de aprendizado do seu pessoal.’” (Meister, 1999)

7 Ciclo de consolidação Implantação Iniciando a jornada
Ampliação/Avaliação Revisitando o modelo Consolidação Estabelecendo novos desafios Sustentabilidade Perpetuando as ações

8 Diagnóstico Imersão nos valores e na cultura da organização, entendendo como ela está estruturada, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Cenário atual Cenário desejado Proposta

9 Avaliação diagnóstica
Análise do direcionamento estratégico da organização Análise do posicionamento estratégico Análise do modelo de gestão de pessoas Análise do modelo de gestão do conhecimento Análise do modelo de educação corporativa existente Análise do referencial teórico adotado Análise das ações educacionais existentes Análise da estrutura de recursos humanos Análise da estrutura de suporte à EC Análise dos recursos metodológicos Análise dos recursos tecnológicos Análise dos recursos operacionais

10 Estabelecimento das parcerias internas e externas
Modelagem Alinhamento da existência da UC com o direcionamento estratégico da organização Estabelecimento das parcerias internas e externas básica da UC da estrutura Definição

11 Infraestrutura “...o campus virtual é a próxima oportunidade para que uma comunidade de alunos possa estudar por meio da tecnologia sem precisar deixar seu local de trabalho”. (Meister, 1999)

12 Mapeando as competências
Um sistema de educação corporativa bem sucedido requer o alinhamento entre o desenvolvimento de seus colaboradores, por meio de suas competências humanas, com as estratégias de negócios da empresa, que são suas competências empresariais e organizacionais.

13 Passos para a construção do projeto
Obter o apoio da direção e da alta gerência Ter uma cultura de EC já incorporada à organização Conseguir que a organização compreenda o papel da UC Definir eixos estratégicos Identificar as ações estratégicas a serem realizadas

14 Passos para a construção do projeto
Definir um modelo de governança sustentável Definir o público-alvo Definir os produtos e serviços que serão oferecidos Estabelecer parcerias internas e externas

15 Passos para a construção do projeto
Definir o suporte metodológico Definir o suporte tecnológico Elaborar um Plano de comunicação Elaborar um Plano de implantação bem estruturado

16 Passos para a construção do projeto
Vincular as estratégias de educação oferecidas pela UC a uma política de gestão de pessoas Definir indicadores de resultados que estejam vinculados às metas institucionais Reter o conhecimento adquirido criando uma sistemática de gestão do conhecimento Divulgar os resultados obtidos com as ações desenvolvidas e aplicadas na UC

17 “se todos os membros vitais da cadeia tiverem conhecimento da visão, dos valores, missão e metas de qualidade da empresa, assim como de cada competência que sustenta sua vantagem competitiva, a empresa estará mais bem preparada para atingir seus objetivos empresariais.” (MEISTER, 1999)

18 Obrigada! Profa. Josi Marinho


Carregar ppt "FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google