Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança

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Apresentação em tema: "Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Planeamento Estratégico João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores 2

2 Antevisão Gerir duas Empresa Tipos de Planeamento
Planeamento Formal e Informal Missão, Objectivos e Estratégias Planeamento Operacional Implementação da Estratégia

3 Planeamento Estratégico
O gestor têm sempre de gerir duas empresas: Empresa Actual Empresa do Futuro

4 Planeamento Estratégico
Futuro Presente Meios Administração D. Planeamento D.Funcionais Estratégia Gestão Geral Finanças Marketing Produção Sistemas Informação

5 Desenvolvimento das áreas da Gestão
Inicio Século Décadas 30 e 40 Década de 50 Década 60 Inicio Década 60 fim Década 70 inicio Década 70 e 80 Contas Gestão Gestão Produção Gestão Pessoal Finanças Sistema Inform. Marketing Estratégia

6 Tipos de Planeamento Áreas Geográficas Indústrias Segmentos
Estratégico (Onde) Objectivos Tipos de Planeamento Longo Prazo Programação Objectivos (MBO) Curto Prazo Regras (Manual) Orçamentos Grande Estrutura Macro Estrutura Não Estratégico (Como) Organizativo Micro Estrutura Finanças Marketing Funcional Pessoal Produção

7 Gestão do Planeamento Departamento de Planeamento
Gerir a dimensão temporal Organização empresa Controlo empresa

8 Funções Departamento de Planeamento
Gerir o Sistema Fornecimento Informações Gerir sistemas de suporte

9 Fornecimento Informações
Lista Oportunidades Matriz Segmentação (produtos-mercados) Factores Críticos de Sucesso Avaliação de Sinergias Proposta Objectivos Proposta Macro-estrutura

10 Sistemas de Suporte Análise do Cliente Produção Informação Interna
Estatísticas Tecnologia

11 Director de Planeamento
Informação Estuda a Informação Presta Esclarecimentos Emite Opiniões Decide Director Planeamento Director Geral Antes Reuniões Durante Reuniões

12 Estado do Planeamento Estado do planeamento é função de :
Curto Prazo versus Longo Prazo Formal versus informal

13 Estado do Planeamento Estratégico Inexistente Informal Formal
Longo Prazo Curto Prazo

14 Evolução do Planeamento
Complexidade Organizacional Meio Ambiente Variação Resultados Dimensão Necessidade coordenação Disponibilidade financeira

15 Elementos do Planeamento Formal
Manual de Procedimentos Documentos Escritos Departamento de Planeamento 9

16 Elementos Comuns Planeamento
Feitos por operacionais Continuo (pelo menos repetitivo) Total (curto prazo a estratégico e depart.) Simples Participativo Apoio do Chefe Alternativas, Escolha, Implementação

17 Elementos Comuns Planeamento
Participação diversos níveis hierárquicos Adaptado Estilo Gestão Top-Down Bottom-Up Adaptado Estrutura

18 Plano e Planeamento Plano - documento escrito contendo os objectivos, programação de actividades (Estático) Planeamento - Processo de definição dos objectivos e estratégias (Dinâmico) 14

19 A Missão da Organização
1. Definir o que é a organização aos stakeholders. 2. Inspirar uma visão do que organização pode ser 3. Estabelecer como a visão pode ser obtida. 4. Estabelecer as prioridades fundamentais.

20 A Missão da Organização
5. Estabelecer um sentido comum. 6. Criar um filosofia ancora. 7. Gerar uma atitude de entusiasmo e acção. 8. Motivar os trabalhadores e valorizar indivíduo.

21 Os objectivos bem Definidos
1. Dizer exactamente qual é o resultado pretendido. 2. Especificar quando deve ser atingido 3. Identificar como o resultado deve ser medido

22 A importância dos Objectivos
1. Os objectivos permitem identificar o alvo. 2. Os objectivos estabelecem padrões de medida. 3. Os objectivos criam empenhamento colectivo. 4. Os objectivos são desafios e motivadores.

23 Objectivos em Diversas Áreas:
Rentabilidade e Produtividade Posição no Mercado Desempenho de Gestão Responsabilidade Social Desenvolvimento e Inovação

24 A Objectivos Críticos para o Sucesso (estratégicos)
Prioridades: Ordenar, objectivos e actividades por importância A Objectivos Críticos para o Sucesso (estratégicos) B Objectivos fundamentais melhorar desempenho C Objectivos desejáveis melhorar desempenho

25 Objectivos e Metas Objectivos - orientação esforços
Metas - base de controlo actividades Objectivos Metas

26 Componentes das Metas Objectivo Pretendido
Índice para medir o progresso para o objectivo Alvo ou barreira a ser conseguida Horizonte Temporal para Conseguir o Alvo

27 Definição dos Objectivos

28 Planeamento Estratégico e Operacional
Planeamento Estratégico - diversificar Planeamento Operacional: O que diversificar Para onde diversificar Quanto dinheiro será necessário Qual o modo de financiamento Quais as implicações no Marketing, Produção, etc.

29 Funcional Negócio Empresa Global Escolha Estratégica .

30 Escolha Estratégica Estratégia a Nível Funcional Produção Marketing
Logística e Distribuição Investigação e Desenvolvimento Recursos Humanos

31 Escolha Estratégica Estratégia de Negócio Liderança pelos Custos
Diferenciação Focagem .

32 Escolha Estratégica Estratégia de Empresa Integração Vertical
Diversificação Alianças Estratégicas Aquisições Novos Empreendimentos Gestão de Carteira Negócios

33 Consistência do Planeamento Operacional
O planeamento reflecte as práticas desejadas? O planeamento é prático face às situações existentes ? O planeamento está definido em função áreas críticas ? Os planos operacionais são consistentes entre si ? Os planos operacionais reflectem os “timings”?

34 Articulação Planeamento
Objectivos Introduzir novo produto Estratégia zona X preço prémio Obj.Tácticos Vol. Vendas 400,000 a $5 Acções Tácticas Fazer um mailing directo Recursos $25000 e 2 meses trabalho Metas Temporais Jan 2000 a Dez 2000 Responsável Gestor Produto

35 Plano Financeiro Fontes de Financiamento Política estrutura de capital Política de dividendos Comprar ou Alugar Atitude face ao Risco

36 Fases Orçamentais Fase 1 Fase 2 Fase 3 Planos de Acção Orçamentos
Objectivos Negociação Fixação Escolha para Alcance dos Objectivos Quantificação Monetária dos Planos

37 Fases Orçamentais Objectivos Globais Objectivos Financeiros Objectivos
Marketing Objectivos e Produção Balanços Previsionais Objectivos Aprovisionamento Plano Vendas Plano Produção Consolidação Orçamento de Tesouraria e financeiro Orçamentos Funcionais Política de Stocks Consolidação Conta Exploração

38 Plano de Marketing Produtos e Serviços Canais de distribuição Publicidade e promoção Preço e Embalagem

39 Plano de Produção Utilização de Capacidade Localização da Produção Processo de fabrico Equipamentos e Manutenção Aprovisionamentos e Logística

40 Plano de Recursos Humanos
Selecção e Recrutamento Formação e Treino Carreiras e Promoções Remunerações, Prémios e Incentivos Aspectos Legais e Contratuais

41 Integração dos Planos Consistência entre planos Obtenção de vantagens competitivas Impactos nas outras áreas empresa Visões contraditórias

42 Integração dos Planos Para proporcionar a consistência do planeamento
Definir as prioridades para cada área Definir a extensão e conteúdo dos planos Estabelecer especificações para os planos Estabelecer a nível de hierarquia e staff

43 Integração dos Planos Empresa de mobiliário (Discount)
MK-(preço baixo, gama reduzida, ) PR - (Produção grandes lotes) RH - (Pessoal pouco Qualificado) Empresa Mobiliário (Diferenciação) MK - (Preço Alto, gama extensa) PR - (Pequenos Lotes) RH - (Pessoal especializado)

44 Integração dos Planos A integração envolve Trade-offs.
Reduzir Stccks - Afectar rapidez oferta Nível integração variável novo produto => MK+I&D+PR Capital intensivo => I&D+PR

45 Implementação da Estratégia
Sistemas de Controlo Controlos de Mercado e Output Controlos Burocráticos Cultura Organizacional Recompensas e Incentivos

46 Implementação da Estratégia
Adequação Estratégia,Estrutura e Controlo Estrutura Estratégia Controlo

47 Sumário Gerir duas Empresa Tipos de Planeamento
Planeamento Formal e Informa Missão, Objectivos e Estratégias Planeamento Operacional Implementação da Estratégia


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