A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios leibniziano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios leibniziano"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios leibniziano
Leibniz e seus princípios

2 Princípio da identidade dos indiscerníveis
diferem sempre por caracteres intrínsecos e não por suas posições no tempo e no espaço. dois seres reais Princípio segundo o qual Isto é, princípio segundo o qual não existem duas substâncias indiscerníveis (ou seja, absolutamente indiferenciadas e, portanto, idênticas) ou, para falar em outros termos, dado que houvesse duas substâncias indiscerníveis, elas coincidiriam, sendo assim uma única e idêntica substância.

3 Princípio de razão suficiente
Segundo Leibniz, o princípio que afirma que nada acontece sem que haja uma causa ou razão determinante.

4 Leis da continuidade Observação: Nada ocorre de repente
Afirma Leibniz, “E um dos meus maiores e mais comprovados princípios é o de que a natureza nunca realiza saltos {...} Observação: Por isso estudiosos observaram que a lei da continuidade é o complemento da lei da identidade dos indiscerníveis:

5 coisas criadas, toda posição possível é ocupada,
“A lei da continuidade estabelece que, na série das coisas criadas, toda posição possível é ocupada, ao passo que o princípio da identidade dos indiscerníveis estabelece que toda posição possível é ocupada uma vez e somente uma vez”.

6 Lei da conveniência Segundo o qual Deus cria segundo a conveniência possível, isto é, em Deus tudo existe em essência, mas somente vem à existência aquilo que pode co-existir. Particularmente, Deus poderia criar todas as coisas, mas para co-existir, somente cria aquilo que pode co-existir.


Carregar ppt "Princípios leibniziano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google