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Ricardo de Andrade Kratz
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Agenda (4h) Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
Estudo de Caso Governança de TI ITIL, Cobit e Gestão de Incidentes
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Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
Segundo estudo realizado pelo Gartner Group, Inc., apresentado por Donna Scott em sua palestra Operation Zero Downtime, em maio de 2002, 80% das causas de downtime nos serviços de TI são decorrentes de problemas relacionados com a operação destas atividades, tais como: Aplicações não-testadas. Má gerência de mudanças. Sobrecarga de processamento. Falhas em procedimentos. Falhas no cumprimento de requisitos. Erros relacionados à segurança ou às rotinas de backup.
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Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI - Vídeo
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Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
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Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
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Governança em TI A governança corporativa já vem sendo utilizada por organizações para a realização do planejamento estratégico Definição de valores e rumos para se seguir, o uso da metodologia BSC – Balanced scorecard potencializaram a estratégia da governança corporativa em termos de medição e gestão de desempenho.
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Estudo de Caso
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Discussão em grupo Qual a importância do planejamento?
Como avaliar a qualidade de um serviço?
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Recursos Finitos e Recurso Compartilhados
Discussão em grupo Recursos Finitos e Recurso Compartilhados Documentação: outro grupo conseguira montar a mesma peça com sua documentação? O que mais aprendemos?
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Discussão em grupo Avião no AR
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Discussão em grupo
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Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
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Governança em TI
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Governança em TI O chamado “setor de informática”, antes isolado, está cada vez mais fazendo parte do processo estratégico da organização. O objetivo do aula é apresentar um visão geral de governança em TI.
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Governança em TI A governança em TI é um assunto recente para a maioria das organização Os “CPD” (Centro de Processamento de Dados) dão lugar agora ao centro de Tecnologia da Informação ou TI, Nesse contexto a governança em TI tem o objetivo de dar maturidade para a TI suportar as atividades do negócio.
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Governança em TI Os propósitos da governança em TI são:
Alinhar a TI com as atividades de negócio da organização; Gerenciar recursos de TI; Promover e garantir a segurança das informações; Gerenciar os riscos; Monitorar os recurso de TI
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Alinhar a TI com as atividades de negócio da organização
O alinhamento estratégico da atividades de TI com as atividades do negócio é fundamental pois fornece a organização vantagens competitivas no mercado pelo uso da tecnologia de informação. Esse alinhamento traz ainda de forma explícita qual o papel e os objetivos da TI para a organização, fazendo com que a TI forneça suporte à todas as atividades de negócio. Esse suporte pode ser desde a infraestrutura de comunicação (internet) até sistemas corporativos.
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Gerenciar recursos de TI
Tem o objetivo garantir a melhor utilização dos recurso de TI (aplicativos, infraestrutura, informação, pessoas) e monitorar aqueles que são críticos para o funcionamento de negócio. Além dessa utilização, os investimentos a serem realizados em TI serão direcionados prioritariamente aos recursos que dão suporte para atendimento das necessidades críticas do negócio.
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Promover e garantir a segurança das informações
A informação é um dos principais ativos da organização. Portanto é necessário que a TI forneça mecanismos que garantam a confidencialidade, informação só estará disponível a quem possui permissão, integridade, garantia da consistência da informações e que só serão atualizadas por pessoas com permissão para tal e a disponibilidade, quando forem necessárias, as informações deverão estar disponíveis.
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Gerenciar riscos Risco pode ser definido como a probabilidade de uma ameaça explorar um vulnerabilidade e causar danos (impactos) aos recursos da organização. A gestão de risco busca analisar e avaliar quais atividades e recursos de TI são vitais para a continuidade do negócio, buscando garantir ações para minimizar a exploração das vulnerabilidades e o seu impacto.
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Monitorar os recurso da TI
Monitorar os recurso é realizar a medição do desempenho para que a evolução do negócio seja acompanhada pelos recursos a fim de garantir a capacidade do negócio. Devendo agir no intuito de manter procedimentos, padrões e critérios de qualidade para o recurso.
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Governança em TI A era da tecnologia da informação vem transformando as organizações Cada dia que passa os processos e as atividades realizadas vão sendo desenvolvida com o uso de algum recurso de TI Seja, desde um computador até um sistema de informação. Nesse cenário de constantes mudanças a tecnologia da informação precisa estar acompanhando as evoluções do negócio.
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Solução
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Solução
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ITIL A ITIL (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é um modelo de referência que define uma série de boas práticas em gerenciamento de serviços de TI. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de recomendações baseadas em ações eficazes na área em questão.
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ITIL Por se tratar de uma recomendação, a ITIL não pode ser considerada exatamente como uma norma, uma vez que não define uma metodologia – conjunto de regras utilizadas em uma determinada disciplina e que denota rigidez de aplicação (conformidade).
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ITIL Hoje, a ITIL está na versão 3, composta por 5 livros: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.
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ITIL
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COBIT COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é um modelo de governança de TI que foi desenvolvido pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association – Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) e hoje é mantido pelo ITGI (IT Governance Institute).
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COBIT Trata-se de um modelo utilizado em todo o mundo.
Seu principal propósito é ajudar no mapeamento dos objetivos de negócio da empresa em relação aos objetivos da área de Tecnologia da Informação.
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Estudo de Caso
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Estudo de Caso
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O Gestor do Futuro
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Atividade o carinha da TI
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Atividade o carinha da TI
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Atividade Apresente seu departamento e Unidade Se apresente
Escolha um atividade na sua unidade que precise melhorar a TI Apresente suas sugestões Tempo 10 min
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O Gestor do Futuro
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Dica de Aula e Estudo de Caso
Olhar Digital - de-um-gerente-de-ti-entenda-e-concorra-a-viagem-e- computador/22519
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