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Análise do desenvolvimento da linguagem das crianças com 36 meses, em função das características sócio-afetivas do ambiente de criação e da presença de.

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1 Análise do desenvolvimento da linguagem das crianças com 36 meses, em função das características sócio-afetivas do ambiente de criação e da presença de Depressão Pós-Parto. BEATRIZ SERVILHA BROCCHI VERA SILVIA RAAD BUSSAB

2 80 MÃES E CRIANÇAS DE TRÊS ANOS 30 MÃES COM DPP (37,5%) Escala de Depressão Pós-parto de Edinburgh, (Cox, Holden e Sagovsky,1987; validada por Santos, Martins e Pasquali, 1999). 31 MENINOS 49 MENINAS AVALIAÇÃO DO ASPECTO PRAGMÁTICO DA LINGUAGEM (Fernandes, 2000), filmagens de quinze minutos de brincadeira livre com a mãe. ANÁLISE: atos comunicativos totais (díade)-ACT; atos específicos da criança- ACC; os meios (vocal, verbal e gestual) e funções comunicativas mais utilizadas ( comentário, nomeação, pedido de informação, etc.).

3 RESULTADOS DPP ESPERADON% Sim 1240 Não1860 Total30100 NãoSim2652 Não2448 Total50100 Atos comunicativos esperados para a idade TABELA1: Desempenho das crianças de ambos os grupos (com e sem DPP) no teste de pragmática. ACT- DPP: média de 291 atos comunicativos S/DPP: média de 334 atos comunicativos ACC- DPP: média de 147 atos comunicativos S/DPP: média de 162 atos comunicativos

4 RESULTADOS Meio comunicativo: Verbal, vocal, gestual Não houve diferença significativa na comparação das médias de verbal, vocal e gestual; Proporcionalmente, as crianças do grupo sem DPP utilizaram mais o meio verbal para se comunicar (F=0,08; p<0,05), enquanto que as crianças do grupo com DPP utilizaram mais o meio gestual (F=0,11; p<0,05). Funções comunicativas

5 Gênero e Depressão pós-parto RESULTADOS ACT- MENINOS:170,2 MENINAS:184,8 ACC- MENINOS:80,06 MENINAS: 92,45

6 Gênero e Depressão pós-parto Meio comunicativoFunções comunicativas RESULTADOS As meninas utilizaram mais o meio verbal (F=0,05; p<0,05) para se comunicar que os meninos, que por sua vez utilizaram mais o meio gestual (F=0,01; p<0,05) e vocal (F=0,01; p<0,05). Houve diferença significante somente na função comentário, em que as meninas comentaram, informaram mais as mães durante a interação que o grupo masculino (F=0,10; p<0,05).

7 RESULTADOS 1.RENOVAÇÃO 2.ARTIGO: “Depressão pós-parto e desenvolvimento da linguagem: comparação entre gêneros de uma população brasileira de baixa renda.” EM ANDAMENTO 3.CONGRESSO WAIMH, 2012 : “Mother-child interaction and language development: the influence of postpartum depression in a Brazilian low-income sample”. EM ESPERA 4.ARTIGO: pragmática X envelope narrativo (Beatriz Servilha Brocchi e Alessandra Bonassoli Prado) 5. SUGESTÕES: desempenho das crianças aos 4 meses X desempenho no teste de pragmática aos 36 meses. (Beatriz Servilha Brocchi e Renata Pereira de Felipe) linguagem X desenvolvimento neuropsicomotor (Beatriz Servilha Brocchi e Tania Lucci)


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