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PublicouMilena Nogueira Alterado mais de 10 anos atrás
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Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
REABILITAÇÃO COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM Dr. Fabio Borges Pessoa Pediatria Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
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DSM – IV (Manual Diagnóstico Estatístico de Doenças Mentais)
Transtornos de aprendizagem são diagnosticados por meio de testes padronizados envolvendo matemática, leitura ou expressão escrita, demonstrando valores substancialmente abaixo do esperado para a idade, escolarização e nível de inteligência.
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CID – 10 (Classificação Internacional de Doenças)
Transtornos nos quais as modalidades habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do desenvolvimento. O comprometimento não é somente a conseqüência da falta de oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um traumatismo ou doença cerebrais.
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National Joint Committee of Learning Disabilities
Dificuldades intrínsecas do indivíduo; Disfunção do Sistema Nervoso Central; Persiste por toda a vida; Envolve as dificuldades significativas na compreensão oral, conversação, leitura, escrita, raciocínio ou matemática; Nível de inteligência mediano ou acima da média
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National Joint Committee of Learning Disabilities
Não incluem problemas de aprendizagem que são principalmente resultado de: • deficiências visuais, auditivas ou motoras; • retardo mental; • perturbação emocional; • desvantagens ambientais, culturais ou econômicas.
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Dificuldades para Aprendizagem
“Termo genérico que abrange um grupo heterogêneo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas para fazê-lo” (Newra Rotta e cols, 2006)
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Dificuldades para Aprendizagem
Fatores relacionados com a ESCOLA Fatores relacionados com a FAMÍLIA Fatores relacionados com a CRIANÇA
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Transtornos de Aprendizagem
Prevalência: 2 a 10% (3 – 5% Brasil – Ciasca, 2003) Meninos 6:1 (Ciasca , 2003) Etiologia: MULTIFATORIAL (imaturidade, lesões específicas do cérebro, fatores hereditários e ou disfunções químicas).
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Transtornos de Aprendizagem
Anamnese 1. Queixa Principal 2 .História da Doença Atual 3.História Familiar 4.Hábitos do dia-a-dia 5.Antecedentes maternos 6.Antecedentes Gestacionais 7. Parto e período neonatal 8. Desenvolvimento neuropsicomotor
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Transtornos de Aprendizagem
I. Exame Físico II. Exame Neurológico III. Exame das Funções Corticais Superiores IV. Exames Complementares
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Transtornos de Aprendizagem
Transtorno da Leitura Transtorno da Matemática Transtorno da Expressão Escrita
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Learning Disabilities Research & Practice, Feb 2010
A Longitudinal Study of Risk-Taking Behavior in Adolescents with Learning Disabilities (McNamara, John K.; Willoughby, Teena) Relação entre adolescentes e comportamento de risco (álcool, tabagismo, uso de drogas, delinqüência e os atos de agressão) e transtornos de aprendizagem. 307 adolescentes com e sem transtornos de aprendizagem
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Journal of Child Psychology and Psychiatry, Mar 2010 Comorbidity of Learning Disorders: Prevalence and Familial Transmission (Landerl, Karin; Moll, Kristina) 2586 crianças do ensino fundamental 293 crianças com pelo menos um transtorno de aprendizagem Déficits em aritmética, leitura e escrita: 4 a 5x mais frequentes em crianças que já apresentavam um transtorno, em relação à população total. TA > Meninas – TL > Meninos TA – TL: como comorbidade, mais comum em meninas
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