A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”."— Transcrição da apresentação:

1 Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”.
Introdução Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”. Observe os olhos de Jesus nesta foto: Está derramando lágrimas. Ele está emocionado porque você aceitou a salvação que te foi oferecida. UCB v. 4

2 3. Um paralítico O terceiro tema é “Um paralítico”
Vamos conversar sobre “O paralítico de Betesda que saltou pela fé para a cura e para louvar”. Comecemos lendo o texto de João 5:1-9 (pág. 12)

3 O encontro de Jesus Cristo com o paralítico.
Seu nome não nos é revelado. Diferente da maioria das curas efetuadas por Jesus. Esse homem não conhecia a obra do Salvador. Até então, ninguém lhe havia informado sobre o Libertador Galileu. Ele reconheceu a autoridade de Jesus devido: A dignidade do porte O tom de voz A majestade das atitudes

4 Tanque de Betesda Conhecido como casa de misericórdia, onde enfermos, cegos, e paralíticos acreditavam que sarariam. A expressão grega “Bēthesdá” significa - “casa de misericórdia”. O Tanque de Betesda ficava junto à Porta das Ovelhas. Porta por onde passavam as ovelhas para os sacrifícios. Devia ficar perto do templo.

5 Concepções e crenças ligadas ao tanque:
A água terapêutica vinha dos anjos. Lugar especial de milagres. Cura vinha pelo agitar da água. 1. A água terapêutica vinha dos anjos. 2. A água utilizada nos sacrifícios do templo era escoada ali, o que fazia a crença de ser o tanque um lugar especial de milagres. 3. Acreditavam que um anjo, periodicamente, curava um doente ao agitar a água.

6 Desejado de Todas as Nações, 201
“Em certo tempo as águas desse tanque eram agitadas, e acreditava-se comumente que isso era o resultado de poder sobrenatural, e que aquele que primeiro descesse a elas depois de haverem sido movidas, ficaria curado de qualquer enfermidade que tivesse” Notemos que Ellen White diz: “e acreditava-se comumente que isso era o resultado de poder sobrenatural”. Portanto, aquela era um crença comum entre as pessoas.

7 Razões pelas quais Jesus foi ao tanque
Efetuar aquela cura. Chamar atenção dos líderes judaicos. Mostrar que é lícito fazer o bem aos sábados. Segundo alguns exegetas, há certas razões pelas quais o Salvador foi ao tanque naquele dia: 1. Para efetuar aquela cura 2. Para chamar a atenção dos líderes judaicos quanto à Sua filiação com o Pai 3. Para dar à observância do sábado a sua dignidade perdida, mostrando que é lícito fazer o bem aos sábados.

8 Levanta-te, toma a tua cama, e anda
“Queres ser curado?” Levanta-te, toma a tua cama, e anda O ENCONTRO “Mas o Salvador viu um caso de suprema miséria” (DTN, p. 133), o homem paralítico por 38 anos. “Jesus... perguntou-lhe: Queres ser curado?” (João 5:6). “Jesus não pediu a esse sofredor que tivesse fé nEle. Diz simplesmente: ‘Levanta- te, toma a tua cama, e anda’. João 5:8. A fé do homem, todavia, apodera-se daquelas palavras…

9 Desejado de Todas as Nações, 203
“Jesus não lhe dera nenhuma certeza de auxílio divino. O homem se podia haver detido a duvidar, perdendo a única oportunidade de cura. Creu, porém, na Palavra de Cristo, e agindo sobre ela, recebeu a força”. CONFIANÇA!!!

10 Levanta-te, toma a tua cama, e anda
A ORDEM “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (João 5:8). Lázaro estava impotente pela morte, e o paralítico, pela desinformação sobre o caráter de Jesus. Lázaro ouviu, a despeito de estar morto, e saiu da morte para a vida. O paralítico, ouviu, e sem evidências, creu, e saiu da inércia para uma vida de louvor a Deus. Assim como ocorreu com Lázaro, o Senhor não o tocou, apenas operou por meio de Sua Palavra.

11 A ciência do bom viver, 84 “Num salto, ei-lo de pé e põe-se a caminho com passo firme e desenvolto, louvando a Deus, e regozijando-se no vigor que acabava de receber” . UM MILAGRE! “Cada nervo, cada músculo, vibra com uma nova vida, e sadia ação vem aos membros paralisados. Num salto, ei-lo de pé e põe-se a caminho com passo firme e desenvolto, louvando a Deus, e regozijando-se no vigor que acabava de receber”.

12 Objeto fácil de carregar.
O leito do paralítico Objeto fácil de carregar. a. O leito do paralítico era um objeto fácil de carregar, e não constituía nenhum esforço exagerado que viesse caracterizar uma carga, cujo manuseio e transporte, constituísse quebra do sábado. O termo - krábbatón, expressão de origem macedônia, significa, maca, colchão de palha, ou um lençol usado para deitar.

13 Desejado de Todas as Nações, 203
“O restabelecido paralítico curvou-se para apanhar seu leito, que era apenas uma esteira e um cobertor” b. Ellen White escreveu: “O restabelecido paralítico curvou-se para apanhar seu leito, que era apenas uma esteira e um cobertor” (DTN, p. 203).

14 c. O colchão portátil pendurado ao ombro do homem curado era uma excelente evidência da perfeição da cura. A cura do paralítico deu ocasião para a furiosa oposição dos líderes judeus ao ministério messiânico de Jesus, contudo, ao mesmo tempo, inaugurou os Seus contundentes discursos sobre a Sua filiação com Pai e a Sua missão divina. O colchão era portátil

15 “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. João 5:14 “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” (João 5:14). Este verso nos oferece algumas lições preponderantes.

16 “Não peques mais” João 5:14
A transgressão das leis da saúde resulta em doenças. a. A transgressão das leis da saúde resulta em doenças As palavras de Jesus: “não peques mais, para que não te suceda coisa pior”, indicam que a enfermidade do homem foi provocada por atitudes pecaminosas. Ele transgrediu as leis da saúde, e, mesmo tendo sido curado pelo Médico dos médicos, se voltasse a violá-las, o retorno da doença seria ainda pior.

17 “Não peques mais” João 5:14
A transgressão das leis da saúde resulta em doenças. O homem curado foi ao templo louvar a Deus com sua oferta. b. O homem curado foi ao templo louvar a Deus Era seu desejo oferecer as ofertas de gratidão como reconhecimento da obra divina operada em sua vida. Por isso, a sua ida ao templo não foi acidental. Era sábado e natural para um judeu adorar no templo sagrado. O homem curado estava no templo para gratidão, louvor e oferta!

18 Conselhos de Mordomia, 13 “Nenhum daqueles cujo caráter estiver maculado com a nódoa imunda do egoísmo, poderá entrar no Céu. Portanto, Deus nos prova aqui, concedendo-nos posses temporais, para que o uso que disso fizermos possa revelar se nos poderão ser confiadas as riquezas eternas.” O egoísmo vai destruir o ser humano e o ato de ofertar trabalha em nós o dom da gratidão, do louvor e de ser como Cristo: um doador.

19 Conclusão 1. Crendice popular, destituída de apoio na palavra de Deus, leva o povo a errar. 2. Um homem liberto é um agente de louvor com sua ação de graças e suas ofertas. 1. “casa da misericórdia”, mais parecia uma “casa de suplício”. A crendice popular, destituída de apoio na Palavra de Deus, leva o povo a errar. 2. O homem demonstrou plena confiança no nome salvífico de Jesus. Agora, tornou-se um agente de louvor com sua ação de graças e suas ofertas. Por isso, de uma forma toda especial, o ex-paralítico de Betesda pode dizer com veemência: a oferta sou eu!

20 Junte-se à voz do paralítico: “A oferta sou eu”
Depois de ouvir essa comovente história de pecado e sofrimento, cura e restauração, você gostaria de juntar a sua voz a desse homem agradecido? Então, fale junto comigo: "a oferta, sou eu"!

21 União Central Brasileira
Mordomia Cristã


Carregar ppt "Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google