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PARADIGMAS DE PESQUISA
Janice Janissek de Souza
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As Idéias de Thomas Kuhn
A ciência se dá nos seio de uma perspectiva do mundo, que dá contorno aos interesses dos cientistas, delineia a maneira de ver os fenômenos e estabelece critérios de aceitabilidade das teorias (Paradigma). A perspectiva geral é dinâmica, alterando-se com o decorrer do tempo (evolução descontínua) Caráter revolucionário do progresso científico (não acumulativo) Pré-ciência – ciência normal – crise-revolução – nova ciência normal – nova crise
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Ciclo de Kuhn Ciência Pré Normal Revolução Crise Nova
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Abordagem Empirista EMPIRISMO - Uso intensivo de métodos quantitativos - Delineamento de experimento - Delineamento quase-experimental - Coleta de Dados: observação,questionários, testes... - Mensuração de variáveis - Buscam causas e condicionantes dos fenômenos
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Abordagem Empirista Verificação de hipóteses
A causalidade é entendida como relação causa-efeito A validação da prova científica se dá pelo rigor do plano experimental e níveis de significância dos testes Estatísticos Apoio de autores clássicos Excluem discussão, confronto, questionamento
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Abordagem Positivista
- Uso de método quantitativos - Uso de técnicas descritivas das Populações - Buscam relações (associações) entre Variáveis -Utilizam Questionários, Entrevistas, Testes... - Uso de definições operacionais e Constructos - Buscam generalizações (Induções)
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Abordagem Positivista
- Causalidade é entendida como inter-relações entre variáveis A validade da prova científica é dada pela confiabilidade dos instrumentos de medidas, e níveis de significâncias estatísticos São formuladas e testadas hipóteses Manifestam propósitos reformistas e incrementalistas
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Abordagem Sistêmica Características semelhantes à abordagem positivista A causalidade é entendida como a inter-relação entre “inputs” e “outputs” Defendem uma visão multicausal Analisam “variáveis de entrada”, “processo” e “variáveis de saída” Entendem a realidade como um “supra sistema”
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Abordagem Funcionalista
Funcionalismo Características básicas semelhantes à abordagem Positivista A causalidade é entendida como as “conseqüências” ou “causa final” a partir de uma intenção Investigam “desempenho de papéis”
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Abordagem Estruturalista
Estruturalismo A linguagem é um objeto social que até hoje mais se adaptou às exigências do conhecimento científico (na concepção clássica) Descobrir formas invariantes. Só explicamos a variação, quando descobrirmos como ela invariavelmente varia. Parte da conjuntura e busca a Estrutura Tem haver com o sistemismo. O sistema depende da estrutura.
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Abordagem Fenomenológica
-Pouco uso de métodos quantitativos -Uso intensivo de análises qualitativas (descrições) - Uso de técnicas bibliográficas e Históricas -Pesquisa participante/análise de conteúdo/observação participante - A causalidade é entendida como a relação do “objeto com o contexto”, do “fenômeno com a essência”, da “ação e reação”
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Abordagem Fenomenológica
- O texto se explica pelo contexto - A explicação de um fenômeno está no seu condicionamento oculto e implícito - Validação se dá pela teoria filosófica e pela hermenêutica (interpretação –compreensão – ação) - O conceito de homem é derivado da filosofia existencialista – um “ser no mundo” e a realidade como o “contexto existencial” - Basicamente utilizam-se da intuição intelectual e reflexão, não aos sentidos, manifestam propósitos “conscientizadores”.
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Características Crítico-Dialética
Pouco uso de métodos quantitativos Estudos de textos, documentos, registros... Prioriza “análise do discurso” Pesquisa-ação; pesquisa participante (práticas e experiências) A causalidade é entendida como a inter-relação entre o “todo e as partes”, o “texto e o contexto”, o “fenômeno e a essência”, “seqüência histórica dos fatos”, “luta dos contrários”, “contradição interna”.
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Abordagem Crítico-Dialética
A validade da prova científica é explicitada pela “lógica interna do processo de análise e síntese”, “referencial teórico”, “método dialético” O homem é entendido como um “ser social” com interioridade psicológica, mas projetado para fora A história é entendida como o movimento da sociedade: luta de classes Buscam desvendar conflitos de interesses. Buscam transformações.
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