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Exercícios - Enunciados

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Apresentação em tema: "Exercícios - Enunciados"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios - Enunciados
Diagrama de Classes Transposição SQL Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

2 Exercícios Diagrama de Classes (UML)
Notas de Avaliações Agenda Contactos Gestão de Projectos Multibanco Vendedores Estatística de Vendas Rodoviária Metropolitano IRS Exames Filiais Farmácias Música Reserva Mesa Receita Ginásio I Ginásio II Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

3 E-DC – Notas de Avaliações
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Notas de Avaliações Objectivo: guardar as notas das avaliações de alunos de uma licenciatura Requisitos: Os alunos inscrevem-se em várias disciplinas; Uma disciplina apenas existe em uma licenciatura e está associada a um ano lectivo; Cada aluno, disciplina a disciplina, opta pelo tipo de avaliação que mais lhe convém; Para cada avaliação de uma disciplina é registada a nota que os alunos obtiveram; As disciplinas e as licenciaturas caracterizam-se por uma sigla e a correspondente designação; os alunos pelo seu número na escola, nome e morada; os tipos de avaliação existentes são: Teste & Trabalho, Teste. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

4 E-DC – Agenda de Contactos
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Agenda de Contactos Pretende-se desenhar uma base de dados para armazenar a informação relativa a contactos de investigadores. Sobre cada investigador, para além da informação relativa ao nome, morada, grau académico e naturalidade (país), importa saber: as áreas em que ele investiga e os organismos onde ele trabalha ou trabalhou (é importante saber quando é que ele trabalhou nos referidos organismos e quais as funções que aí desempenhava). Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

5 E-DC – Gestão de Projectos
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Gestão de Projectos Pretende-se desenhar uma base de dados para armazenar a informação relativa à gestão de projectos. Um projecto é composto por tarefas, que por sua vez são decompostas em subtarefas. As tarefas, para além de uma identificação (feita através de atributos numéricos), são caracterizadas por uma descrição e uma data de início e término. É também importante guardar alguma informação relativa às pessoas envolvidas no projecto, nomeadamente o número de contribuinte, o nome e morada e as tarefas (subtarefas) em que participam. Em relação à participação das pessoas nas tarefas (subtarefas) é necessário saber o calendário da participação (i.e., os intervalos de datas em que as pessoas são associadas às tarefas/subtarefas). Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

6 E-DC – Multibanco Resolução
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Multibanco O número de caixa corresponde ao número da caixa onde foi efectuada a operação e o número de transacção respeita ao número de transacções efectuadas naquela caixa. O cartão e a conta dizem respeito ao cliente. Considere que estas máquinas estão afectas a apenas um banco, ou seja, só aceita cartões emitidos pelo banco proprietário da caixa. Considere ainda que associado a cada cartão (número), para cada operação de levantamento, existe um limite máximo por operação e um limite diário máximo. O valor do Saldo após Operação corresponde ao saldo existente na conta menos (ou mais no caso de uma operação de depósito) o valor levantado. Só poderá ser efectuado um levantamento desde que não ultrapasse os limites antes indicados e no caso de o Saldo Após Operação não ficar negativo. Pretende-se um modelo que armazene a informação de modo a que um sistema proceda à a geração automática dos extractos de depósito e levantamento. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

7 UML – Diagrama de Classes
Resolução E-DC – Vendedores Pretende-se desenhar uma base de dados para armazenar a informação relativa ao volume de vendas anual dos vendedores de uma empresa. Nesta empresa, à semelhança de todos os funcionários, os vendedores são caracterizados por um nome, uma morada, telefone, BI e Nº Contribuinte. Em termos de identificação, os vendedores têm a mesma identificação dos restantes funcionários. Para além dessa informação, os vendedores têm a particularidade de estar associados a uma região do país, é nessa região que eles (e apenas eles) actuam. Em termos de mapas de análise, é importante poder obter o volume anual de vendas de cada vendedor, sendo que essa informação tanto pode ser consultada por cliente, ou por produto. Pretende-se que desenhe um diagrama que permita implementar uma base de dados para armazenar a informação relativa aos vendedores, clientes e produtos, bem como permitir a elaboração automática dos mapas. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

8 E-DC – Estatísticas de Vendas (I)
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Estatísticas de Vendas (I) Considere o seguinte mapa estatístico relativo à distribuição das vendas de um grupo de vendedores de uma empresa. O mapa é elaborado mensalmente. Para cada vendedor é indicada, para cada produto, a quantidade de unidades (e respectivo valor monetário) que ele vendeu no concelho em que ele actua, bem como as unidades que tinham sido previstas para o mês. Um vendedor apenas actua em um concelho e apenas vende um conjunto pré- determinado de produtos (esse conjunto pode variar apenas de ano para ano), no entanto, num mesmo concelho podem actuar vários vendedores (no mapa exemplo tal situação não está ilustrada). Pretende-se o desenho de um diagrama que permita armazenar a informação necessária à elaboração automática do mapa. Para a elaboração do mapa, o utilizador apenas terá que indicar o ano e mês a que diz respeito o mapa. Note-se que em qualquer momento deverá ser possível elaborar mapas de meses / anos anteriores. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

9 E-DC – Estatísticas de Vendas (II)
UML – Diagrama de Classes E-DC – Estatísticas de Vendas (II) Mapas de Vendas por Concelho (em contos) Março de 1999 Vendedor Produto Aveiro Évora ... ID Nome Descrição Nº Unidades Valores Previsto Realizado 1 João Prod A 200 150 99000 2 Prod B 30 35 805 Ana 40 920 Prod C 145 244555 3 Prod D 177 180 123000 Total Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

10 UML – Diagrama de Classes
Resolução E-DC – Rodoviária (I) Considere a seguinte informação relativa a uma carreira da Rodoviária de Lisboa. Carreira: Bairro Sete Castelos ­­­­­­­­­­­­­­­­ Lisboa (Entrecampos) Bairro Sete Castelos Casal Previlégio Odivelas Lisboa (Entrecampos) 5 m 2 m 8 m Partidas de Bairro Sete Castelos Partidas de Lisboa (Entrecampos) horas 5:00 6:00 23:00 0:00 1:00 2ª a 6ª 20 00 30 45 40 Sábados 15 domingos feriados 50 horas 5:00 6:00 23:00 0:00 1:00 2ª a 6ª 00 15 30 45 40 Sábados 50 domingos feriados Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

11 UML – Diagrama de Classes
E-DC – Rodoviária (II) Todas as carreiras são identificadas por um número e têm duas estações limite (Bairro Sete Castelos e Lisboa - Entrecampos - no exemplo). Existem várias estações associadas a cada Carreira, sendo que duração do trajecto entre elas é sempre a mesma a qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia. Pretende-se um diagrama que permita armazenar os horários e trajectos (acima exemplificados) de todas as carreiras. A Base de Dados resultante do diagrama, deverá (i) permitir gerar os horários e trajectos e (ii), dadas as horas de partida de uma carreira (partida da primeira estação), obter automaticamente as horas de passagem em todas as estações do percurso. Bairro Sete Castelos Casal Previlégio Odivelas Lisboa (Entrecampos) 5 m 2 m 8 m Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

12 E-DC – Metropolitano Documento Word Enunciado Resolução
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Metropolitano Enunciado Documento Word Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

13 UML – Diagrama de Classes
Resolução E-DC – IRS Considere a seguinte tabela de taxas de IRS. Trata-se de uma tabela para pessoas não casadas, e as taxas (%) são determinadas em função do rendimento da pessoas (remuneração mensal) e do número de dependentes a cargo da pessoa. O ministério das finanças numera as tabelas através de números inteiros (1, neste caso). Existem outras tabelas, todas com a mesma estrutura só que para situações diferentes; são elas, tabela 2 - casado, único titular; tabela 3 - casado, dois titulares; tabela 4 - não casado, deficiente; tabela 5 - casado, único titular, deficiente; tabela 6 - casado, dois titulares, deficiente. Número de dependentes Remuneração mensal 1 2 3 4 ou mais até $00 0% até $00 4 2% até $00 7% 4% 2,5% 1% ... Superior a $00 32% 31% 30% 27% Pretende-se um modelo que, para além de permitir armazenar correctamente as tabelas de IRS, contemple uma classe Pessoa, e a informação necessária para, dada uma determinada pessoa (bi), poder obter-se automaticamente o montante de desconto para IRS dessa pessoa Tabela 1 – Não casado Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

14 E-DC – Exames Resolução
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Exames Considere-se a seguinte folha de requisição de salas de exame. A parte superior é preenchida pelo docente que pretende reservar a sala, sendo a parte inferior preenchida manualmente pelo Conselho Directivo. Pretende-se que o C. Directivo utilize um sistema informático que preencha automaticamente a parte inferior da folha. Disciplina: _________________________________ Licenciatura: ___________________ Ano: _______ Data: _______ Hora Início: _____ Hora Fim: _____ Alunos Previstos: ____ Docentes Disponíveis: ____ Docente Responsável: ________________________ A preencher pelo Conselho Directivo Sala Atribuída Lotação ________ _______ Note-se que um sistema que implemente a tarefa de marcação de salas deverá validar a existência da disciplina no ano da licenciatura, bem como a identificação do docente como responsável. O sistema face ao número de alunos e ao número de docentes disponíveis para acompanhar a avaliação, deverá sugerir as melhores salas para avaliação (em função também da lotação de cada sala). É necessário ter em conta as salas disponíveis no momento da avaliação. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

15 E-DC – Filiais Resolução Um funcionário pode ser chefe dele próprio?
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Filiais Um funcionário pode ser chefe dele próprio? Para um determinado ano, podem ser registados vários valores de vendas de um mesmo cliente? Um funcionário pode ter como chefe um funcionário de outra filial? tem Chefe 1 … * Filial Nome Funcionário Filial Região Norte 0 … * 1 Cliente 0 … 1 Cliente Região Ano Vendas Valor Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

16 E-DC – Farmácias Documento Word Enunciado Resolução
UML – Diagrama de Classes Resolução E-DC – Farmácias Enunciado Documento Word Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

17 E-DC – Música Alternativa (i) Alternativa (ii)
a) A alternativa ii) é incorrecta porque não permite que, por exemplo, a música com o título “Imagine” ocorra em dois álbuns distintos b) Na alternativa i) a associação “contém” deveria ser uma classe associativa por forma a conter o atributo duração” (que sairia da classe Música). c) Estender um dos diagrama de modo a ser possível armazenar as músicas dos discos e respectivos compositores. Note-se que nem sempre os compositores das músicas estão envolvidos no disco (classe Artista). Considere que, num determinado momento, na base de dados que implementa o Diagrama de Classes constam 5 discos dos Beatles e 2 do John Lennon a solo. Caso fosse formulada a seguinte questão “em quantos discos o John Lennon participa?”, a única resposta possível seria 2 discos. Altere o diagrama de modo a que possa ser possível responder correctamente à questão, i.e., 7 discos. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

18 E-DC – Reserva Mesa Considere o seguinte diagrama de classes respeitante à reserva de mesas em um restaurante. O restaurante é composto por um conjunto de lojas. O diagrama foi desenhado no pressuposto de que, quando o cliente fazia a reserva ele ficava registado na classe clientes. A classe cliente tinha inicialmente sido criada para armazenar os clientes do restaurante que efectuavam encomendas (por telefone e Internet) que eram entregues ao seu domicílio (fragmento não constante no diagrama). Os atributos Senha, código de Acesso e telefone eram fundamentais para a identificação do cliente. Dado que é fundamental recolher o nome e telefone dos clientes que efectuam reservas de mesa, a ligação de Reserva à classe cliente parecia a solução mais natural. Quando o sistema começou a ser utilizado surgiram problemas devido ao facto que não era razoável atribuir senhas aos clientes que efectuavam reservas telefonicamente e, o telefone relevante para a reserva (telefone de contacto) não tinha necessariamente que ser o telefone da residência do cliente. Altere o diagrama de modo a evitar o problema anteriormente descrito. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

19 E-DC – Receita a) Considere as seguintes três alternativas para representar os medicamentos que compõem uma receita médica. Comente as diferenças e consequentes implicações entre as diferentes alternativas. Indique qual (ou quais) considera mais adequada. b) Relativamente aos medicamentos, altere o diagrama de modo a que possam ser armazenados quais os medicamentos que podem servir de alternativos a um determinado medicamento. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

20 E-DC – Ginásio (I) Considere o diagrama de classes para uma aplicação de gestão das modalidades de um ginásio. Um aluno conhece todos os instrutores com quem tem aulas. Do mesmo modo, um instrutor conhece todos os alunos inscritos. Pretende-se agora adicionar um novo requisito: um instrutor pode ser um aluno em algumas modalidades. Qual das 4 alternativas é a MELHOR proposta para redesenhar a aplicação? inscrito Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

21 E-DC – Ginásio (II) Pretende-se criar um sistema de informação para um ginásio que permita efectuar a inscrição de sócios e fazer a gestão da utilização dos seus espaços físicos e serviços. Para isso, deve ser possível consultar algumas informações on-line sobre o ginásio, nomeadamente: horários, modalidades que se podem praticar, respectivas frequências semanais, etc. Quando a pessoa se desloca, pela primeira vez ao ginásio, basta apenas confirmar a inscrição e pagar o valor referente à jóia. A partir desse momento, o sistema já sabe que pode debitar mensalidades ao novo sócio (que dependem das modalidades/frequências em que se inscrevem). No caso de clientes que não são sócios, o sistema deve permitir registar os seus dados pessoais e, à semelhança dos clientes sócios, guardar informação sobre os serviços que adquirem em cada deslocação ao ginásio. No caso dos sócios, não é obrigatório pagar os consumos no final de cada utilização do ginásio. Se o sócio pretende pagar mais tarde, o sistema deve reter os dados referentes aos consumos não pagos e registar, mais tarde, os pagamentos referentes a esses consumos e as formas de pagamento utilizadas. Os produtos / serviços que podem ser adquiridos no ginásio são modalidades, bar, equipamento, estética e sauna Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

22 E-DC – Ginásio (II cont)
a) O preço dos vários serviços, incluindo modalidade, está correctamente colocado na classe serviço? Caso não esteja .. alterar diagrama. b) O diagrama traduz correctamente o requisito de que apenas os sócios podem não efectuar os pagamentos no momento em que consomem os serviços? Caso não esteja .. alterar diagrama. c) Estender o diagrama para que seja possível conhecer informação sobre os professores, nomeadamente que modalidades leccionam com a indicação dos respectivos dias de semana (um professor pode não leccionar em todos os dias da semana de uma modalidade). Note-se que algumas modalidades podem ter vários professores em simultâneo. Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

23 R-DC – Notas de Avaliações (I)
UML – Diagrama de Classes R-DC – Notas de Avaliações (I) Classes (1ª Abordagem) Licenciatura Sigla Designação Aluno Número Nome Morada Disciplina Associações Os alunos inscrevem-se em várias disciplinas 1 … * Aluno Número Nome Morada Disciplina Sigla Designação Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

24 R-DC – Notas de Avaliações (II)
UML – Diagrama de Classes R-DC – Notas de Avaliações (II) Associações Uma disciplina apenas existe em uma licenciatura e está associada a um ano lectivo Para cada avaliação de uma disciplina é registada a nota que os alunos obtiveram Disciplina Aluno Avaliação Data 1 … * 1 Nota Sigla Designação 1 … * Número Nome Morada 1 … * Frequência Tipo Avaliação Licenciatura Sigla Designação 1 … * 1 Ano Lectivo Cada aluno, disciplina a disciplina, opta pelo tipo de avaliação que mais lhe convém Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

25 R-DC – Notas de Avaliações (III)
UML – Diagrama de Classes R-DC – Notas de Avaliações (III) Alternativa 1 … * Aluno Número Nome Morada Disciplina Sigla Designação Frequência Tipo Avaliação Disciplina Aluno Sigla Designação 1 … * Número Nome Morada 1 … * Frequência Teste & Trabalho Teste Pouco flexível Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

26 R-DC – Notas de Avaliações (IV)
UML – Diagrama de Classes R-DC – Notas de Avaliações (IV) Alternativa 1 … * Aluno Número Nome Morada Disciplina Sigla Designação Frequência Tipo Avaliação Disciplina Aluno Sigla Designação 1 … * Número Nome Morada Para ser flexível, tem que aceitar qualquer tipo de avaliação (não valida) 1 … * Frequência Tipo Avaliação 0 … * Solução mais completa Tipo 1 Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

27 R-DC – Notas de Avaliações (V)
UML – Diagrama de Classes R-DC – Notas de Avaliações (V) Disciplina Aluno É possível um aluno estar “inscrito” em várias licenciaturas? Sigla Designação 1 … * Número Nome Morada 1 … * Licenciatura Sigla Designação 1 … * 1 Ano Lectivo Gestão Informática João Sociologia IGE Sim Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

28 Exercícios SQL (I) Livro (IDLivro, Título, Editora, Edicao)
Resolução Exercícios SQL (I) Livro (IDLivro, Título, Editora, Edicao) Autor IDAutor, Nome, Nacionalidade) Autoria (IDLivro, IDAutor) 1) Listar toda a informação dos livros existentes, ordenada por título 2) Listar as editoras existentes 3) Listar o título dos livros da Editora “Difel” 4) Listar o titulo, editora, edição e nome dos autores de todos os livros, ordenada por titulo 5) Listar os títulos dos livros do Gabriel Garcia Marquez 6) Listar o nome e nacionalidade dos autores de nacionalidade Portuguesa e Brasileira. 7) Listar os títulos e número de edições dos livros com número de edições entre 3 e 10 8) Indicar o número de livros existentes 9) Indicar o número de livros existentes com edição conhecida Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

29 SQL Exercícios SQL (II) 10) Listar, para cada editora, o número máximo de edições existentes num livro dessa editora 11) Listar o titulo de todos os livros, indicando o numero de autores que escreverem o livro 12) Listar, para cada editora, o número máximo de edições existentes num livro dessa editora. Apenas considerar editoras cujo valor máximo de edições é maior que 5 13) Listar, para cada nome de autor, o total de livros por ele editados 14) Listar ordenadamente os nomes dos autores que não têm livros escritos 15) Listar os nomes dos autores com mais livros, indicando o número de livros 16) Listar, para cada editora, o(s) livro(s) com maior número de edições 17) Seleccionar os nomes dos autores que editam em uma editora em que mais nenhum outro autor edita 18) Listar os nomes dos autores que editaram livros em mais que uma editora 19) Listar os nomes dos autores que têm livros em parceria 20) Listar, para cada nome de autor, quais os títulos dos livros que ele não escreveu 21) Listar pares de nomes de autores que editaram o mesmo numero de livros Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

30 R-TR – Notas de Avaliações
Modelo Relacional R-TR – Notas de Avaliações Disciplina Aluno Avaliação Data 1 … * 1 Nota Sigla Designação 1 … * Número Nome Morada 1 … * Frequência Tipo Avaliação Licenciatura Sigla Designação 1 … * 1 Ano Lectivo Disciplina ( Aluno ( Avaliação ( Licenciatura ( Sigla, Designação, Ano Lectivo Número, Nome, Morada Data, SiglaDis Sigla, Designação Sigla, Designação, Ano Lectivo, SiglaLic) Número, Nome, Morada) Data, SiglaDis) Sigla, Designação) Sigla, Designação, Ano Lectivo Número, Nome, Morada Data Sigla, Designação Sigla, Designação, Ano Lectivo Número, Nome, Morada Data Sigla, Designação Frequência ( Nota ( Tipo Avaliação, Sigla, Número) Nota, Número, Data, SiglaDis) Tipo Avaliação Nota Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

31 R-TR – Agenda de Contactos
UML – Diagrama de Classes R-TR – Agenda de Contactos Investigador(ID, Pais, Nome, Morada, Nacionalidade) Pedro Ramos, DCTI/ISCTE

32 R-TR – Rodoviária Carreira(Num Carreira) UML – Diagrama de Classes
Pedro Ramos, DCTI/ISCTE


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