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PublicouGiuliana De Sena Alterado mais de 10 anos atrás
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PTC2547 – Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi – 9 / 2010
Percepção Auditiva PTC2547 – Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi – 9 / 2010
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Fisiologia do Ouvido Humano
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Estrutura do Ouvido Humano
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Representação Esquemática do Ouvido
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Resposta em Freqüência do Canal Auditivo
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Ouvido Médio
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Estrutura da Cóclea
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A Cóclea Distendida
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Secção da Cóclea
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Secção da Cóclea
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Detalhe dos Órgãos de Corti
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Células de Corti
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Células de Corti Externas Internas
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Atuação das Células Ciliares
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3.500 Células Ciliares Internas 12.000 Células Ciliares Externas
Alguns Números: 3.500 Células Ciliares Internas Células Ciliares Externas Fibras Nervosas Aferentes: 90~95% provenientes das Células Internas Fibras Nervosas Eferentes: Destinadas às Células Externas
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Seletividade da Membrana Basilar
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Seletividade das Células de Corti
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Funções das Células Ciliares
Células Ciliares Internas: Sensores Faixa dinâmica: ~ 20 a 60 dB Células Ciliares Externas: Atuadores Responsáveis pela extensão da faixa dinâmica para até 120 dB Responsáveis pelo aumento de seletividade
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Emissões Oto-acústicas Evocadas
TEOAE (Transient Evoked Oto-Acoustic Emission) - Evidências da atividade das células externas
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Bandas Críticas da Audição Humana
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Limiar de Percepção de Freqüências
Banda Crítica Diferença Apenas perceptível
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Resposta Temporal das Bandas Críticas
5 ms/div
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Determinação da Largura das Bandas Críticas
P=cte. 1 2 3 4 5 6
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Determinação da Largura das Bandas Críticas
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Pós-processamento nos Gânglios Auditivos
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Percepção de Direção (Azimute)
Baixas Freqüências: Diferença de Fase (tempo de Percurso) Altas Freqüências: Diferença de Intensidade (difração)
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Percepção de Ambiente: Reflexões Múltiplas
Som direto Primeiro eco
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Percepção de Direção (Elevação)
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Um Diagrama de Blocos da Audição
Membrana basilar Células De Corti Núcleos nervosos Córtex auditivo Canal auditivo E D
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Acústica Física
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Pressão Sonora: Unidade de Medida
Limiar de Audibilidade: 20 Pa rms = 2x10-5 N/m2 @ 1 kHz (1 pw/ m2) ( Pressão atmosférica: ~ 100 kPa )
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Nível Sonoro: Unidade de Medida
Volume Sonoro = grandeza subjetiva associada à percepção sensorial da intensidade de um som 1 Phon = 1 dB 1 kHz
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Situações Sonoras dB SPL Foguete 195 Conversação 65 Avião a jato 155
dB SPL Foguete 195 Conversação 65 Avião a jato 155 Restaurante 60 Limiar de dor 140 Residência urbana 40 Limiar de desconforto 120 = 1 W/m2 Casa de campo 30 Orquestra fortíssimo 110 Orquestra pianíssimo Rebitadeira 100 Estúdio de gravação 20 Fábrica 78 Folhagens na brisa 10 Tráfego pesado 68 Limiar de audição 0 = 1pW/m2 Escritório ruidoso Ruído térmico do ar -10 dB
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Curvas de Igual Volume Sonoro (tons senoidais)
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Faixa Dinâmica para Música e Voz
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Mascaramento para Tom Senoidal
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Resposta da Membrana Basilar para 2 Tons
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Mascaramento para Ruído de Banda Estreita
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Curvas de Mascaramento (ex.)
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Evidências de Distorção Aural
10 dB 20 dB
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A Voz Humana e o Vocoder
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A Voz Humana
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Características Espectrais da Voz
f Formantes: Hz (1) Hz (2) Hz (3) Fundamental: Hz (M) Hz (F)
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Características das Formantes Espectrais
“u”
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Espectrograma (Tempo / Freqüência) da Voz
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Inteligibilidade da Fala
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Síntese de Voz (Vocoder)
freqüência ruído vogais ganho formantes
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Exemplo de Compressão: 1 Minuto de Áudio
PCM 16 bits, 44.1 kHz, estéreo: 85 Mbits MPEG-1 Nível 3 (MP3) a 128 kb/s: 8 Mbits LPC (Linear Predictive Coding - voz): 400 kbits MIDI (Musical Instruments Digital Interface): 250 kbits típico
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Modelamento de Sistemas Dinâmicos
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Modelamento de Sistemas Dinâmicos
Modelo Elétrico de um Sistema Mecânico Corrente velocidade Tensão fôrça Carga Deslocamento Resistência Atrito Viscoso Indutância Massa Capacitância Compliância (Elasticidade-1)
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Analogias Dinâmicas Indutância Capacitância Resistência Massa
Compliância Viscosidade
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Modelo de um Alto-Falante
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Questões Polêmicas
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É Necessário Amostrar em 96 kHz?
fa = 48 kHz fa = 96 kHz
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Vantagens da Amostragem em 96 kHz
f 48 kHz 20 kHz 28 kHz f 76 kHz 96 kHz 20 kHz
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Questões Polêmicas – Audibilidade de Fase
Pressão Sonora Impulsos Nervosos
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Determinação de Direção pela Defasagem
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Fase Relativa de Harmônicas
100 Hz 200 Hz(+) 100 Hz 200 Hz
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Fase Relativa de Harmônicas
100 Hz 200 Hz(-) 100 Hz 200 Hz
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Experimento: Audibilidade de Fase
0O 10-20kHz A 10 Hz B 10 kHz
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Condições de Audibilidade de Fase
100 Hz 200 Hz(+/-) 2a. har- mônica aural 200 Hz resultante
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Experimento: Audibilidade Ultrassônica
20-50 kHz A 0-20 kHz B
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Condições de Audibilidade Ultrassônica
22 kHz 24 kHz
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Audibilidade Ultrassônica: Distorção Aural
22 kHz + 24 kHz Após distorção aural 2 kHz audível
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