A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Florianópolis, 26/6/2006

2 Programa de Governo Proposta 12:
Das Origens -1 Programa de Governo Proposta 12: “Rever o atual sistema de avaliação que inclui o Exame Nacional de Cursos – ENC ou Provão -- e implantar um sistema nacional de avaliação institucional a partir, entre outras, da experiência do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)”.

3 Das Origens -2 2. Constituição de 1988 Art. 209: “o ensino é livre à iniciativa privada” mediante “avaliação de qualidade pelo poder público”. 3. Lei (1995) – cria CNE e avaliação periódica das IES e Cursos; 4. LDB (1996) – Art. 9, inciso IX: cabe ao governo federal “autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar... cursos e instituições de educação superior”. Inciso VI – “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar...”

4 5. Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 10.172/2001.
Das Origens - 3 5. Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei /2001. Art. 4: a União instituirá o Sistema Nacional de Avaliação e estabelecerá os mecanismos necessários ao acompanhamento das metas constantes do PNE; Diretriz do PNE para a regulação do sistema: “planejar a expansão com qualidade” Visão: “nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior”

5 Visão “A educação superior brasileira tem a missão estratégica e única voltada para a consolidação de uma nação soberana, democrática, inclusiva e capaz de gerar a emancipação social”. --Ministro Tarso Genro

6 Visão Nação democrática Missão Estratégica Nação Soberana Nação
Inclusiva Sociedade Emancipada

7 CENSO 2004 INSTITUIÇÕES 2.013 1.859 Grande!!!! Aumento no ano 8,3%

8 Instituições por categoria administrativa
CENSO 2004 Instituições por categoria administrativa 2.013 Instituições 224 Públicas 1.789 Privadas Privado!!! Federal!!! 87 Federais 1.401 Particulares 75 Estaduais 388 Com/Conf./Fil 62 Municipais

9 Diversificado!!! Não-universitário!!! 1.844 169 91,6% 8,4%
Instituições por Organização Acadêmica 1.844 169 Diversificado!!! Não-universitário!!! 91,6% 8,4% Faculdades, Centros, Escolas e Centros de Educação Tecnológica Universidades

10 Número de IES por Região Geográfica
TOTAL ,0% NORTE ,9% Concentrado no Sudeste e Sul NORDESTE ,1% SUDESTE ,7% SUL ,6% CENTRO OESTE ,7%

11 IES segundo o tamanho (matrículas)
TOTAL 2.013 IES Composto majoritariamente por pequenas IES Até 1000 Alunos De 1001 A 2000 Alunos De 2001 A 5000 Alunos + De 5000 Alunos 67,8% 13,6% 9,2% 9,6%

12 CURSOS 2004 TOTAL 18.644 6.262 PÚBLICAS 12.360 PRIVADAS
Taxa de crescimento 13,3%

13 Os cinco maiores cursos

14 Evolução das Matrículas
Em expansão!!!

15 Ritmo de crescimento das matrículas por Região
Em ritmo decrescente

16 CAT.ADM DIURNO % NOTURNO %
MATRÍCULAS POR TURNO CAT.ADM DIURNO % NOTURNO % PÚBLICO 63,9 36,1 PRIVADO 32,0 68,0 63,9 68,0

17 Taxa de escolarização bruta

18 Taxa de escolarização bruta por Região

19 TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO BRUTA

20 TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO BRUTA - SC
24,6%

21 TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO BRUTA - RS
25,0%

22 TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO BRUTA - PR
24,4%

23 Taxa de escolarização bruta - Pernambuco
10,9%

24 TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO LÍQUIDA - Brasil
10,4%

25 Taxa de escolarização líquida - Pernambuco
6,5%

26 Taxa de escolarização líquida - RS
16,8%

27 Metas de Crescimento das Matrículas
METAS DO PNE: 1) Matricular 30% da população da faixa etária apropriada até 2011; 2) 40% das matrículas nas IES públicas.

28 Melhorar os instrumentos de avaliação;
Garantia de Qualidade Maiores desafios: Reestruturar os sistemas de avaliação, integrando instrumentos, espaços e momentos. Melhorar os instrumentos de avaliação; Otimizar o Censo da Educação Superior e a interpretação dos dados.

29 Experiências brasileiras em avaliação:
A Nova Síntese Experiências brasileiras em avaliação: 1976 – Avaliação Capes; Programa de Avaliação da Reforma Universitária - Paru; 1985 – Grupo Executivo para a Reforma da Educação Superior – GERES; 1993 – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras; 1996 – Exame Nacional de Cursos (ENC), Avaliação das Condições de Oferta/Ensino e Avaliação de Centros Universitários; SINAES

30 Os 3 olhares do Sinaes Instituição Curso Estudante

31 Prédio (Instituição)

32 Política de Ensino, Pesquisa e Extensão
As 10 dimensões do Sinaes Missão e o PDI Política de Ensino, Pesquisa e Extensão Políticas de pessoal e condições de trabalho Organização e gestão Infra-estrutura física Comunicação com a sociedade Política de atendimento aos estudantes Responsabilidade social da IES Planejamento e avaliação Sustentabilidade financeira

33 Apartamento (Curso)                          

34 ACG: O que diz a lei Art. 4º A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

35 ACG: O que diz a portaria
Art. 20. As Comissões Externas de Avaliação de Cursos terão acesso antecipado aos dados, fornecidos em formulário eletrônico pela IES, e considerarão também os seguintes aspectos: I - o perfil do corpo docente; II - as condições das instalações físicas; III - a organização didático-pedagógica; IV - o desempenho dos estudantes da IES no ENADE; V - os dados do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes, disponíveis no momento da avaliação; VI - os dados atualizados do Censo da Educação Superior e do Cadastro Geral das Instituições e Cursos; e VII - outros considerados pertinentes pela CONAES.

36 ACG: grandes dimensões
Corpo docente Instalações Físicas Organização Didático- Pedagógica Dados do Enade Dados da IES

37 Morador (estudante)

38 Instrumentos do Sinaes
Avaliação Institucional (AI) 2. Avaliação de Cursos de Graduação (ACG) – visitas in loco 3. Enade 1.1 auto-avaliação 1.2 avaliação institucional externa

39 O que é o Enade

40 Que avalia: a Instituição o Curso e o Estudante
O Enade é parte Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Que avalia: a Instituição o Curso e o Estudante

41 O Enade examina a trajetória
do estudante

42 O Enade é parte da avaliação do curso,
feita por especialistas, que avalia... Corpo docente Instalações Físicas Organização Didático- Pedagógica Resultados do Enade Dados da IES

43 O Enade tem quatro instrumentos básicos:
Instrumentos do ENADE O Enade tem quatro instrumentos básicos: Prova; Questionário Sócio-econômico; Questionário de Impressões sobre a Prova; Questionário aos Coordenadores de Curso.

44 Amostragem Feita pelo Inep, não pelas IES

45 Amostragem 1. Feita pelo Inep e não pelas instituições; 2. Para os cursos que já haviam sido previamente avaliados, usou-se como base o último ENC. Para os cursos novos e de áreas já examinadas previamente, usou-se com base a área. Finalmente, para cursos de áreas que participam pela primeira vez do processo de avaliação, usou-se como base os cursos participantes em 2003; 3. Para as áreas com número reduzido de inscritos, as avaliações são censitárias; 4. Sempre que o número de estudantes for pequeno demais para garantir a confiabilidade dos resultados, todos os alunos do curso são submetidos ao exame.

46 Características gerais da prova
Prova construída a partir das Diretrizes Curriculares da área Diretrizes estabelecidas por Comissões Assessoras das áreas e por Comissão Interdisciplinar Parte específica e parte comum a todas as áreas Prova com máximo de quatro de horas de duração Prova com 40 questões, 30 da parte específica e 10 da parte geral Provas com questões de múltipla escolha e dissertativas Prova com questões de baixa complexidade, de média complexidade e de alta complexidade

47 Características da Prova - 2
É aplicada, concomitantemente, como prova única, a ingressantes e concluintes; É construída com base no perfil do curso; 3. É aplicada a cada ano a estudantes de diferentes grupos de área: 2004 – Grupo I; 2005 – Grupo II; 2006 – Grupo III; 2007 – Grupo I... 4. É aplicada, sempre que possível, por amostragem.

48 Características da prova - 3
Foi construída por especialistas, tomando por base não o perfil do concluinte, mas o perfil do curso. O Exame foi construído, portanto, não sobre o ponto de chegada, mas sobre a trajetória do estudante Este perfil envolve competências e saberes no seu cruzamento com os conteúdos aos quais os estudantes devem ser expostos durante a sua trajetória acadêmica. Isto equivale a dizer que o ENADE se ocupa com conteúdos de todo o espectro das diretrizes curriculares e não apenas com conteúdos profissionalizantes.

49 Características da prova - 4
Uma característica marcante do ENADE é que ele é aplicado simultaneamente a ingressantes e concluintes, permitindo identificar o nível de ingresso e de saída dos alunos, ajudando a orientar as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares.

50 Características da prova - 5
O ENADE inclui questões instrumentais, comuns a todas as áreas do conhecimento, que têm a ver tanto com a formação do profissional quanto com a formação do cidadão.

51 Características da prova - 6
A prova do ENADE, em três anos, atingirá 88 áreas do conhecimento.

52 O que é avaliado na prova?
O desempenho com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares das áreas; O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento profissional e formação geral.

53 Sobre a nota no Enade A nota do ENADE não é a nota do curso, mas uma parte da nota do curso. A nota no ENADE fará parte da avaliação do curso, feita por comissões de especialistas através de visita. O uso feito pelo curso das informações que o Enade gera fará parte da avaliação do curso; Portanto: -- nenhuma decisão regulatória é tomada em função apenas do desempenho dos estudantes. -- como a nota no ENADE não é igual à nota do curso, ela não será usada pelo MEC para fazer rankings.

54 Vantagens das várias notas
Mostra o quanto a média dos alunos do curso mudou durante a sua trajetória pelo curso; Permitirá o cálculo do valor agregado na trajetória pelo curso; Indica aos coordenadores e professores quais os conteúdos, habilidades e competências os ingressantes dominam quando do ingresso; Indica aos coordenadores e professores quais os conteúdos, habilidades e competências os concluintes dominam quando do ingresso.

55 Tipos de notas do Enade O ENADE gerará diversos tipos de nota:
nota dos ingressantes na parte específica; nota dos concluintes na parte específica; nota de ingressantes na parte geral e comum; nota de concluintes na parte geral e comum; Média geral de desempenho de ingressantes e concluintes na prova; e um indicador de diferença de desempenho esperado.

56 Cálculo do Conceito O conceito global é calculado com base em três termos: Desempenho dos concluintes no Componente Específico da área; Desempenho dos ingressantes no componente específico da área; Desempenho de ingressantes e concluintes na parte de Formação Geral.

57 Distribuição dos Conceitos
Níveis Faixas 0,0 a 0,9 1,0 a 1,9 2,0 a 2,9 3,0 a 3,9 4,0 a 5,0 1 2 3 4 5

58 Pesos na composição do Conceito
75% Componente específico = 75% 2. Formação Geral = 25% 25% Obs.: no componente específico , o desempenho dos ingressantes tem peso igual a 15% e os concluintes igual a 60%)

59 O que é o questionário sócio-econômico
É um questionário de 103 perguntas que devem ser respondidas por ingressantes e concluintes e entregue no dia da prova.

60 Tipos de perguntas do questionário sócio-econômico
As perguntas do questionário são de cinco tipos: Sobre aluno (quem é, do que gosta, origem social, hábitos e atitudes); Sobre o Professor (seu desempenho, suas técnicas, métodos e atitudes); Sobre o currículo (sua atualidade e articulação com outras disciplinas e com a realidade) Sobre as instalações físicas (laboratórios, bibliotecas, salas de aula, sua atualidade, adequação, etc.) Sobre o significado da educação ofertada (utilidade e importância para a formação profissional e cidadã).

61 Quem responde o questionário
O questionário sócio-econômico é aplicado aos concluintes e aos ingressantes. Desta forma, podemos entender como os estudantes vêem o curso quando ingressam e como o vêem, alguns anos mais tarde, quando saem. Isto representa ganhos significativos na compreensão das questões que definem a vida do estudante no campus.

62 Relatório da Instituição Resumo Técnico Relatório de Conceitos
Relatórios do Enade Relatório do Aluno Relatório do Curso Relatório da Área Relatório da Instituição Resumo Técnico Relatório de Conceitos Relatório Técnico-Científico

63 Inovações do Enade O ENADE inovou, portanto, quanto à/ao:
tipo de exame (prova única centrada na trajetória do curso); destinatário do exame (ingressantes e concluintes); periodicidade do exame (trienal); forma de aplicação do exame (por amostragem, com significativa economia de recursos);

64 Inovações do Enade - 2 tipo de resultados produzidos (várias notas e indicador de diferença de desempenho); uso dos resultados do exame (integrado ao instrumento de avaliação de curso, como indicadores específicos); Aplicação do questionário (a ingressantes e concluintes; Aplicação do questionário aos coordenadores (com perguntas integradas ao questionário do aluno).

65 Legislação Pertinente
Lei , de 14 de abril de 2004; Portaria MEC no , de 9 de julho de 2004; Portarias do INEP, designando as 20 Comissões Assessoras e definindo diretrizes; Portarias INEP no. 107 de 22 de julho de 2004. Portaria MEC de 13/9/2005 Portaria MEC de 22/6/05. Portaria MEC de 5/8/2005

66 2. Componente Específico da área.
Partes da Prova Formação Geral 2. Componente Específico da área. 10 questões 30 questões

67 Participantes do Enade 2004
Estudantes da Amostra Ingressantes 83.661 Concluintes 56.679 Estudantes Representados Áreas Cursos participantes 13 2.184

68 Inscritos e Participantes do Enade 2005
Estudantes da Amostra Ingressantes Concluintes Inscritos até 05/10 Áreas Cursos participantes Base da Amostra =61,4% 20 6.843

69 Desempenho em Formação Geral
Enade 2004 Área Ingressantes Concluintes Agronomia 33,6 40,8 Educação Física 29,4 34,8 Enfermagem 33,5 39,7 Farmácia 35,4 42,5 Fisioterapia 37,8 44,6 Fonoaudiologia 37,3 43,4 Medicina Medicina Veterinária 36,0 42,7 Nutrição 32,8 Odontologia 39,8 46,0 Serviço Social Terapia Ocupacional 37,4 40,6 Zootecnia 37,7 43,2 53,5 56,3 24,7 28,1

70 COMPONENTE ESPECÍFICO: Desempenho médio Enade 2004
Área Ingressantes Concluintes Agronomia 28,7 51,0 Fonoaudiologia 41,9 66,8 Medicina 19,6 47,2 Odontologia 21,4 55,2 Serviço Social 17,5 26,6 Terapia Ocupacional 43,8 53,3 66,8

71 Perfil do Estudante 1 Solteiro; Branco;
Vem de família que ganha até10 mínimos; Não recebe bolsa de estudos ou financiamento para estudar; Tem pais com escolaridade mínima de ensino médio ou superior;

72 Perfil do Estudante - 2 6. Lê, no máximo dois livros ao ano, excetuando-se os livros escolares; 7. Lê jornais apenas ocasionalmente; 8. Utiliza a TV para se manter atualizado sobre os acontecimentos do mundo; 9. Tem no acervo da biblioteca da IES a sua principal fonte de pesquisa; 10. Estuda no mínimo uma hora e no máximo 5 horas semanais;

73 Perfil do Estudante - 3 11. Tem no cinema a sua principal atividade de lazer; 12. Tem acesso à internet; 13. Utiliza o computador para trabalhos escolares e entretenimento; 14. Considera a aquisição de formação profissional a principal contribuição do curso; 15. Participa principalmente de eventos promovidos pela própria IES.

74 O que os estudantes dizem sobre os professores
Apresentam e discutem o plano de ensino; Têm domínio atualizado do conteúdo que ministram; Muitas vezes não têm disponibilidade para atendimento extra-classe; Utilizam sofrivelmente os recursos audiovisuais e a tecnologia educacional com base em informática; Muitas vezes não exigem dos alunos na medida certa.

75 O Projeto Pedagógico segundo os estudantes
O curso contribui para desenvolver competências relacionadas à tomada de decisões e resolução de problemas na sua área de atuação; As disciplinas do currículo freqüentemente estão desarticuladas.

76 Perfil das Condições de Ensino
O espaço é adequado e os equipamentos são suficientes para o número de estudantes; O acervo da biblioteca está desatualizado e o número de exemplares é insuficiente.

77 Renda familiar no campus
35,4

78 Renda familiar no campus

79 Renda familiar no campus – 3 Até 3 mínimos
-2 -7

80 Paraíba: Renda familiar no campus - Até 3 mínimos

81 Renda familiar no campus – 4 Mais de 10 mínimos

82 Paraíba: Renda familiar no campus Mais de 10 mínimos

83 Renda familiar no campus e na sociedade - até 3 mínimos
50,1 26,5 12,9

84 Renda familiar no campus e na sociedade – mais de 10 mínimos
41,6% 29% 11,8%

85 A escolaridade dos pais e o campus

86 A escolaridade dos pais e o campus

87

88 Ensino Médio na EdSup por Categoria Administrativa
% de estudantes originários da escola pública % de estudantes originários da escola privada IFES 42,2 42,5 ESTADUAIS 53,3 31,4 MUNICIPAIS 59,8 23,5 PRIVADAS 45,9 34,9 EM Público = 87,2%

89 Estudantes do Ensino Médio nas IFES

90 Estudantes do ensino Médio nas IES Estaduais

91 Estudantes do ensino Médio nas IES Municipais

92 Estudantes do ensino Médio nas IES Privadas

93 A Cor do Campus 72,9% +20,9% 52%

94 A Cor do Campus 20,5%

95 A Cor do Campus 5,9% 3,6%

96 A cor do campus 76,4 70,2 50,0

97 A cor do campus 5,9% 4,6% 2,8%

98 A cor do campus 41,0 22,0 17,5

99 Os Cursos mais brancos Arquitetura (84,5%), Odontologia, (81,1%),
Medicina Veterinária (80,9%), Engenharia Mecânica (80,6%), Farmácia (79,9%), Direito (79,4%), Jornalismo (78,4%), Administração (78,4%), Psicologia (78,1%) Medicina (77,7%).

100 Os Cursos menos brancos
História (54, 9%), Geografia (56,0%), Letras (61,8%), Matemática (62,0%), Física (64,0%), Pedagogia (65,0%), Enfermagem (67,2%), Biologia (69,1%), Química (71,0%) e Ciências Contábeis (72,0%).

101 A cor dos Cursos Entre os dez cursos com maior percentual de estudantes brancos, a representação no campus varia de 25,7% a 32,5% acima da média na sociedade. Apenas em História e Geografia os percentuais do campus e da sociedade se aproximam.

102 A cor dos Cursos Entre os cinco cursos com a maior representação percentual de brancos, a presença dos negros é a seguinte: Arquitetura (1,0%), Odontologia (0,8%), Medicina Veterinária (1,1%), Engenharia Mecânica (2,3%) e Farmácia (1,2%). Convém lembrar que a representação percentual de negros na sociedade, segundo o IBGE, é de 5,9%.

103 A cor do campus na Bahia 21,0 45,6 65,8 41,7

104 A cor do campus em São Paulo
71,1 80,5 22,7 10,7

105 A cor do campus na Paraíba
Cor/Raça % na População % no Campus Branca 36,3 62,1 Preta 4,6 3,5 Amarela 0,1 0,8 Parda 58,7 32,1 Indígena 0,0 1,0 Sem declaração - 0,5 36,3 62,1 58,7 32,1

106 Instalações físicas por Categoria Administrativa

107 Equipamentos por Categoria Administrativa

108 Equipamentos por Categoria Administrativa -2

109 Constatações Marcantes - 1
Pequena diferença de desempenho entre ingressantes e concluintes em Formação Geral; Grande diferença de desempenho entre ingressantes e concluintes na Formação Específica; O bom desempenho das IES públicas; 4. O bom desempenho do Sul e do Nordeste;

110 Constatações Marcantes - 2
5. O melhor desempenho das Universidades em relação às outras IES, sejam elas públicas ou privadas; 6. As avaliações que estudantes fazem de seus professores, das condições de ensino e do projeto pedagógico são bastante semelhantes na maioria dos itens; 7. O acervo bibliográfico desatualizado é o item mais criticado pelos estudantes; 8. Há percentualmente mais ingressantes pobres, pretos e pardos do que concluintes; há percentualmente mais concluintes ricos e brancos do que ingressantes.

111 Comentários Finais Para coordenadores de curso e para o corpo docente, a prova do Enade é um poderoso instrumento de revisão curricular e de ajuste das práticas pedagógicas; Para os ingressantes, a prova permite uma exposição aos conteúdos do curso como um todo e permite identificar o que sabem e o que ainda não sabem; Para os concluintes a prova permite revisar os conteúdos estudados e verificar o que sabem e o que não foi aprendido; A percepção da diferença de desempenho entre ingressantes e concluintes abre a possibilidade para, nas próximas edições do Enade, identificar o valor agregado na trajetória do estudante; Os questionários aplicados, especialmente aos ingressantes, permitem um uso pró-ativo e formativo sem precedentes.

112 Definição de políticas
Funções da Avaliação formativa Prestação de contas Definição de políticas administrativa Psicológica ou Sócio-política Tomada de decisões Estabelecimento de prioridades somativa

113 Fluxo do processo - BASis
indicação classificação seleção compatibilidade S C R E N I G I N D C A O S BASis BANCO DE AVALIA- DORES DO SINAES Comissão 1 Conselho Superior -IES Colegiados de Curso Comissão 2 Entidades Comissão 3 Comissão n Auto-inscrição capacitação

114 Obrigado!


Carregar ppt "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google