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PublicouGabriela Davila Alterado mais de 10 anos atrás
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Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências
Marcus Vinicius Maltempi UNESP - DEMAC
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Qual o principal objetivo do desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem aplicadas na educação?
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Favorecer e potencializar a aprendizagem dos alunos!!
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O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente?
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Fazer o que o professor faz tradicionalmente...
Passar a informação para o aluno Administrar e avaliar as atividades do aluno Auxiliar o professor a fazer o que faz há décadas
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Ou... Possibilitar mudanças no sistema atual de ensino
Ser usado pelo aluno para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação?
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“O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”.
O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado a maneira como nós concebemos a tarefa na qual ele será utilizado “O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. Drucker (1993)
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Idéia a ser defendida: Ter o computador auxiliando a aprendizagem
Usar o computador na educação de maneira inteligente Ter o computador auxiliando a aprendizagem
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Por que aprendizagem e não ensino?
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Mudanças na Sociedade ? Produção/Serviço Educação artesanato
produção em massa qualidade total Educação mentoreado ensino ?
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Sociedade do Conhecimento
Competências necessárias para os atuais profissionais: participar ativamente trabalhar em grupo pensar e criar aprender a aprender ter consciência do potencial cognitivo/ afetivo/ social A pedagogia passa do fazer para o compreender
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Como criar situações para estimular a compreensão?
Ambiente de aprendizado rico em: Informação e tecnologia (computador) Professor-mediador
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Qualquer uso do computador?
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O computador no ensino:
Tutoriais (CAI e STI) Exercício e prática Uso de multimídia ou Web
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Tutorial
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Tutorial informação
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Tutorial informação informação
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Tutorial informação informação pergunta
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Tutorial informação informação pergunta resposta
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No tutorial o computador:
Passa a informação Verifica se a informação foi retida Controla o processo de ensino
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Uso do computador no ensino:
Fácil de ser implantado na Escola Substitui o professor com mais eficiência Não produz profissionais preparados para o mundo atual Não explora as reais possibilidades do computador
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Uso do computador no ensino:
Fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas instrucionistas, tecnologicamente mais sofisticadas, mas pedagogicamente vazias e empobrecidas Mesmo os STI’s continuam aprisionando a mente, inteligência e a criatividade do aluno, pois toma decisões sobre o que, como e quando ensinar
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O computador no ambiente de aprendizagem (construcionismo contextualizado):
Programação Processador de texto, planilha, criação de banco de dados Desenvolvimento de multimídia
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Construcionismo: aprendiz usando a informática na construção de um produto significativo
Contextualizado: produto construído é relacionado com a realidade do aprendiz
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Programação
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Programação descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
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Programação execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
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Programação reflexão execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
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Programação reflexão depuração execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
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Programação conceito estratégia reflexão depuração execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
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Programação conceito estratégia reflexão depuração social execução
descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação professor-mediador
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Papel do computador na programação
Tornar o raciocínio explícito Executar o “raciocínio” Fornecer feedback fiel e imediato Permitir diferentes níveis de reflexão Facilitar a depuração do conhecimento Permitir a discussão de aspectos da meta-cognição
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Uso do computador na aprendizagem:
Difícil de ser implantado na Escola A mediação de um professor-facilitador é fundamental Exige mudanças profundas do sistema educacional: alteração do papel atribuído ao erro trabalho sobre projetos mais autonomia a professores e alunos novos tipos de avaliação de aprendizagem
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Objetivo da Informática na Educação:
Não é implantar laboratório de computadores nas Escolas MAS Ajudar na construção da mudança na Escola
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O que significa construção da mudança na Escola?
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Mudança significa sair de uma Escola tradicional
E passar para uma Escola na qual o aprendizado é fruto do processo da construção de conhecimento
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Por que acreditamos que a Informática pode auxiliar essa mudança?
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A presença do computador:
Questiona o que é inteligência Questiona o que é ensinar Permite a construção do conhecimento por meio do ciclo Formar um novo profissional Empowerment Abertura para novidades imprevisíveis
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Diferentes Abordagens de Educação a Distância
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Abordagem Broadcast recebe informação envia
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Abordagem Broadcast O professor não interage com o aluno
Não garante que o aluno aprende Pode atender um grande número de alunos Custo baixo
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Escola Tradicional Virtual
recebe informação envia
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Escola Tradicional Virtual
recebe informação reporta resultados envia
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Escola Tradicional Virtual
Processo centrado no professor Em geral, a interação professor-aluno resume-se a: verificar se o aluno memorizou a informação fornecida exigir do aluno uma aplicação direta da informação fornecida em um domínio muito restrito Tem os mesmos problemas que o ensino nas escolas tradicionais Atende menos alunos do que a Broadcast Abordagem de EAD mais utilizada no Brasil
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Estar Junto Virtual
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Estar Junto Virtual age
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Estar Junto Virtual reflete age
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Estar Junto Virtual descreve indagações reflete age
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Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age
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Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age
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Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve
indagações recebe reflete reporta idéias age
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Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve
indagações recebe reflete reporta idéias age
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Estar Junto Virtual Busca realizar o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição Solução educacional de alta qualidade que propicia condições para o aluno construir conhecimento, contextualizado em sua realidade e de maneira contínua Solução de alto custo (um professor não consegue atender mais do que 20 alunos)
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Reflexões e Desafios Educar é complexo, dinâmico e imprevisível
Software aberto Questão de sobrevivência da humanidade Sistemas de apoio “não autônomos” Inteligência Artificial Representação de conhecimento Agentes de Interface/ Cognitivo que aprende Interação Humano-Computador Design Participativo
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Referências Papert, Seymour Valente, José Armando
web.media.mit.edu/~papert Valente, José Armando Núcleo de Informática Aplicada à Educação
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