A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA
cidades ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

2 FOTO-LINGUAGEM … O que é uma cidade?
O que distingue o espaço rural do espaço urbano? Que relações se estabelecem entre o espaço urbano e o espaço rural?

3 MÚSICA: Rua da Atalaia – Rodrigo Leão
MÚSICA: Rua da Atalaia – Rodrigo Leão

4 Nas centros urbanos, o preço do solo é elevado, pelo que há tendência para a construção em altura e se registam elevados valores de densidade populacional.

5 Em algumas áreas de algumas cidades, devido ao elevado preço do solo, há a tendência para a construção em altura (os célebres arranha-céus!). Muitos edifícios antigos (unifamiliares ou compostos por poucos pisos) são substituídos pelos arranha-céus.

6 Nas cidades, devido ao elevado preço do solo, os espaços verdes são raros. O espaço da cidade encontra-se ocupado por edifícios e vias de comunicação.

7 Nas cidades produzem-se grandes quantidades de resíduos urbanos – lixo e esgotos domésticos e industriais.

8 Nas cidades predominam as actividades não agrícolas (a apicultura não é uma actividade comum nas áreas urbanas). Metaforicamente: um grande número de abelhas/indivíduos trabalha na colmeia/cidade. Diariamente, a cidade recebe trabalhadores oriundos dos subúrbios e das áreas rurais. Estes realizam os chamados movimentos pendulares.

9 Nas cidades o tráfego rodoviário é intenso, causando grandes impactos ambientais: poluição sonora e atmosférica.

10

11 O ritmo de vida nas cidades é frenético
O ritmo de vida nas cidades é frenético. Não há tempo a perder… Os indivíduos que se deslocam diariamente à cidade perdem, por vezes, várias horas nessa deslocação. O stress e outras doenças do sistema nervoso são características das sociedades mais desenvolvidas.

12 Na cidade é frequente o aparecimento de grupos ou áreas associadas à pobreza e à criminalidade.

13 As cidades são um palco privilegiado de encontro de diferentes culturas uma vez que são as principais áreas de chegada de imigrantes.

14 FONTE: Alice Vieira, Rosa, Minha Irmã Rosa
Nas cidades tem-se registado um enfraquecimento dos laços de vizinhança. São frequentes as situações de solidão da população mais idosa. «Como se explica que eu saiba tanta coisa dos romanos e dos mouros, e não saiba nada da minha vizinha […]? Olho às vezes para as janelas dos prédios da minha rua e fico a pensar que não sei nada de quem lá vive, que não sei nada do que se passa ao pé de mim todos os dias.» FONTE: Alice Vieira, Rosa, Minha Irmã Rosa

15 A imagem retrata o quotidiano de uma aldeia do interior de Portugal na década de 70 do século XX: falta de equipamentos sociais (água canalizada, saneamento básico e luz eléctrica), predomínio da agricultura tradicional, êxodo para as cidades e para o estrangeiro da população jovem/adulta, abandono dos campos, envelhecimento da população, fortes laços de vizinhança, etc.. A jovem de mini-saia representa, por um lado, a resistência à mudança/inovação que é característica dos meios rurais e, por outro, o facto das diferenças entre os espaços rural e urbano se estarem progressivamente a esbaterem graças aos meios de comunicação social e ao desenvolvimento dos transportes. Lentamente verifica-se uma uniformização dos gostos, costumes, valores e expectativas de vida.

16 Nas cidades a generalidade da população dedica-se a actividades não agrícolas – comércio, outros serviços e indústria.

17 Nas cidades existe uma grande oferta de bens e serviços, nomeadamente os culturais. Os espaços rurais oferecem outras oportunidades de lazer e sossego.

18 SÍNTESE Síntese das principais características das áreas urbanas: aparecimento de áreas da cidade associadas a situações de pobreza e criminalidade, stress, falta de espaços verdes, congestionamento do trânsito, poluição sonora e atmosférica, construção em altura devido ao elevado preço do solo, predomínio das actividades não-agrícolas, …

19 CONCEITO DE CIDADE DIVERSIDADE DE CONCEITOS As cidades não são todas iguais! As cidades da atualidade não são iguais às do passado. Autores com diferentes formações acentuam diferentes características. Alertar os alunos para a dificuldade em apresentar um conceito de cidade genérico/uniforme.

20 O QUE É UMA CIDADE? Forma de povoamento fixo, relativamente grande e denso, onde a maior parte da população se dedica a atividades não-agrícolas. Definição genérica! Quais são os limiares acima ou abaixo dos quais se considera que um aglomerado populacional é grande e denso? Proposta de uma definição genérica de cidade.

21 CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA DEFINIR UM AGLOMERADO URBANO
DINAMARCA E SUÉCIA Aglomerações com mais de 200 habitantes. CANADÁ Aglomerações com densidade superior a 400 habitantes/km2. GRÉCIA Aglomerações com mais de habitantes. COREIA DO SUL Aglomerações com mais de habitantes. Diversidade de limites…

22 CONDIÇÕES PARA UMA LOCALIDADE SER ELEVADA À CATEGORIA DE CIDADE EM…
PORTUGAL (LEI N.º 11/82, DE 2 DE JUNHO) Uma vila para ser elevada a cidade necessita de um número superior a 8000 eleitores em aglomerado populacional contínuo e, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos coletivos:

23 … instalações hospitalares com serviço de permanência;
… corporação de bombeiros; … farmácias; … casa de espetáculos e centro cultural; … museu e biblioteca; … estabelecimento de ensino preparatório e secundário; … transportes públicos, urbanos e suburbanos; … estabelecimento de ensino pré-primário e infantários; … parques ou jardins públicos.

24 CONDIÇÕES PARA UMA LOCALIDADE SER ELEVADA À CATEGORIA DE CIDADE EM…
PORTUGAL (LEI N.º 11/82, DE 2 DE JUNHO) Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitetónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados anteriormente.

25 CRITÉRIO ESTATÍSTICO - PORTUGAL
A partir de 1960, o Instituto Nacional de Estatística considera “centro urbano” todas as aglomerações com mais de habitantes e as que, mesmo não atingindo aquele número, são capitais de distrito ou tenham adquirido o estatuto de cidade por decisão política.


Carregar ppt "ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google